Questões de Arquivologia do ano 2010

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A fase arquivística em que o valor primário é mais intenso é a do arquivo

  • A.

    geral.

  • B.

    intermediário.

  • C.

    permanente.

  • D.

    corrente.

  • E.

    setorial.

O prazo de duração de documentos classificados como secretos é de, no máximo,

  • A.

    dez anos.

  • B.

    quinze anos.

  • C.

    vinte anos.

  • D.

    trinta anos.

  • E.

    quarenta anos.

No que diz respeito ao procedimento de categorização dos documentos sigilosos, a classificação dos documentos na categoria de ultrassecretos cabe

  • A.

    ao diretor do órgão em que esteja arquivado o documento e aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

  • B.

    apenas aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

  • C.

    ao presidente e ao vice-presidente da República, ministro de Estado e equiparados, e aos comandantes da marinha, do exército e da aeronáutica.

  • D.

    ao diretor e às demais autoridades do órgão em que esteja arquivado o documento.

  • E.

    as ministros de Estado e às autoridades com função de direção e chefia.

Entre os documentos categorizados como sigilosos, aqueles cujo conhecimento não autorizado acarreta dano grave à segurança da sociedade e do Estado são classificados como

  • A.

    ultrassecretos.

  • B.

    reservados.

  • C.

    restritos.

  • D.

    confidenciais.

  • E.

    secretos.

As funções de criação, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação se fundamentam no princípio arquivístico do(a)

  • A.

    proveniência.

  • B.

    territorialidade.

  • C.

    originalidade.

  • D.

    pertinência.

  • E.

    respeito à ordem original.

O princípio de respeito à ordem original

  • A.

    estabelece que todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido.

  • B.

    refere-se à ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.

  • C.

    relaciona-se à separação de um fundo de arquivo de outros fundos.

  • D.

    determina que os documentos devem ser classificados por assunto.

  • E.

    refere-se ao respeito à organicidade e ao fluxo natural e orgânico com que os documentos foram produzidos.

Assinale a opção correta a respeito das características dos documentos de arquivo.

  • A.

    A heterogeneidade dos documentos provém do fato de que cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental.

  • B.

    Os documentos são considerados autênticos quando são livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais eles são usados hoje.

  • C.

    A autenticidade está vinculada ao continuum da criação, manutenção e custódia.

  • D.

    O inter-relacionamento diz respeito à maneira pela qual os documentos se acumulam no curso das transações de acordo com as necessidades da matéria em pauta.

  • E.

    A naturalidade dos documentos provém do fato de que eles estabelecem relações no decorrer do andamento das transações e de acordo com suas necessidades.

No que concerne ao princípio da territorialidade, assinale a opção correta.

  • A.

    Segundo esse princípio, os arquivos devem ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território.

  • B.

    Esse princípio estipula que os arquivos devem ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos.

  • C.

    A aplicação desse princípio é feita somente nos planos nacional e regional.

  • D.

    Há uma estreita vinculação desse princípio com o princípio da proveniência.

  • E.

    Esse princípio foi elaborado na mesma época do princípio do respeito aos fundos.

Os objetivos de produção dos arquivos estão relacionados às questões

  • A.

    administrativas, funcionais e legais.

  • B.

    científicas, artísticas e culturais.

  • C.

    artísticas, técnicas e educativas.

  • D.

    funcionais, científicas e educativas.

  • E.

    administrativas, culturais e técnicas.

No que concerne às técnicas de arquivo e controle de documentos, julgue os itens subsequentes.

O processo de um prontuário médico é exemplo de documento composto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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