Questões de Arquivologia do ano 2010

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que o serviço de protocolo tenha o controle da movimentação dos documentos, deve distribuí-los às unidades administrativas destinatárias, acompanhados de

  • A.

    ficha de protocolo.

  • B.

    guia de encaminhamento.

  • C.

    guia-fora.

  • D.

    código de classificação.

  • E.

    notação.

Considerando o método alfabético e as regras de alfabetação utilizadas nesse método, analise os nomes a seguir.

1 - Luis Otávio Teixeira Amaral Filho

2 - Vinicius Cerqueira Santo Aleixo

3 - Pedro Augusto Rocha Alonso

4 - Antonio Henrique de Amaral Neto

5 - Paulo Ricardo da Costa Almeida

A ordem correta de arquivamento desses nomes é:

  • A.

    2 – 3 – 1 – 4 – 5

  • B.

    2 – 5 – 4 – 1 – 3

  • C.

    5 – 1 – 4 – 3 – 2

  • D.

    5 – 3 – 4 – 1 – 2

  • E.

    5 – 4 – 1 – 2 – 3

Em método por assunto alfabético, no qual os assuntos correlatos são grupados sob títulos gerais e dispostos alfabeticamente, os assuntos seguem a ordem

  • A.

    enciclopédica.

  • B.

    dicionária.

  • C.

    duplex.

  • D.

    variadex.

  • E.

    decimal.

O método ideográfico numérico, no qual a documentação é dividida em classes conforme os assuntos, partindo do gênero para a espécie e permitindo a abertura ilimitada de classes, denomina-se

  • A.

    duplex.

  • B.

    decimal.

  • C.

    unitermo.

  • D.

    cronológico.

  • E.

    dígito-terminal.

A complexidade do processo de avaliação de documentos indica que tal processo deve ser feito por Comissão de Análise de Documentos, formada por membros efetivos e eventuais.

É(São) considerado(s) membro(s) eventual(ais) da Comissão o(s)

  • A.

    chefe do arquivo.

  • B.

    representante do órgão jurídico.

  • C.

    representante do órgão administrativo.

  • D.

    representante do órgão financeiro.

  • E.

    representantes do órgão objeto de avaliação.

Transferência é a passagem dos documentos dos arquivos correntes para os intermediários. Quais são os dois tipos básicos de transferência?

  • A.

    Permanente e periódica.

  • B.

    Especial e determinante.

  • C.

    Corrente e permanente.

  • D.

    Periódica e única.

  • E.

    Variada e selvagem.

A elaboração de Tabela de Temporalidade de Documentos envolve a análise de vários aspectos. Nessa perspectiva, analise os aspectos a seguir.

I - Existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos.

II - Importância do documento com relação a valores administrativo, probatório ou histórico.

III - Possibilidade e custo de reprodução.

IV - Avaliação do espaço, do equipamento utilizado e do custo do arquivamento.

Na tabela de Temporalidade de Documentos, devem ser considerados os aspectos

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, e IV.

O arquivo especial é aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas e que, por essa razão, merecem tratamento especial, não apenas quanto ao armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle e à conservação. Essa é uma classificação que diz respeito

  • A.

    ao gênero.

  • B.

    aos estágios da sua evolução.

  • C.

    à natureza dos documentos.

  • D.

    à natureza do assunto.

  • E.

    à extensão de sua atração.

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.

A maioria dos serviços arquivísticos governamentais brasileiros são desprovidos de padrões básicos de gerenciamento da informação. A solução para isso, segundo o consenso entre os principais autores que tratam desse tema, é investir em recursos informáticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.

Caso um arquivista seja chamado a fazer um diagnóstico da documentação de um órgão ele deve, primeiramente, apresentar ao órgão solicitante um projeto arquivístico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...