Questões de Arquivologia do ano 2010

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Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.

A presença de valor informativo no documento constitui-se em prova da organização e do funcionamento do órgão que o produziu.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.

Identifica-se a existência de valor probatório no documento com base nas informações, nele contidas, acerca de pessoas, entidades, problemas, condições, entre outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.

Os prazos de prescrição da ação e de precaução são elementos importantes a serem considerados na definição do tempo de guarda do documento no arquivo intermediário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.

O nível de classificação denominado classe resulta do princípio de classificação que dá origem às unidades de classificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um arquivista inicia um trabalho no arquivo de um banco, identificando e classificando os documentos. Observa que já existe uma prévia separação de acervos. Essa separação é a partir da natureza das entidades mantenedoras. Assim, esse arquivo sugere a seguinte divisão:

  • A.

    corrente, intermediário e permanente.

  • B.

    geral, setorial e central.

  • C.

    público, institucional e comercial.

  • D.

    especial, especializado e sistemático.

  • E.

    principal, secundário e definitivo.

Em uma reunião no Arquivo Central, sugere-se que alguns documentos tenham um tratamento diferenciado dos demais, em razão de se apresentarem sob formas diversas, tais como, fitas, fotografias, discos, etc. Mesmo antes de definir a metodologia de organização, sabe-se que esses documentos constituirão o arquivo

  • A.

    onomástico.

  • B.

    especial.

  • C.

    convencional.

  • D.

    ideográfico.

  • E.

    especializado.

Em uma instituição financeira, o arquivista identifica os conjuntos documentais que fazem parte do ciclo vital. Tais documentos vinculam-se à vida política e institucional da empresa e interessam, principalmente, ao público em geral. Essas características são específicas da fase

  • A.

    especializada.

  • B.

    permanente.

  • C.

    descritiva.

  • D.

    intermediária.

  • E.

    analítica.

As constantes transferências de locais dos arquivos de uma instituição pública fizeram dispersar os documentos que estavam organizados de acordo com critérios previamente estabelecidos, o que contraria as Normas arquivísticas. Assim, partindo do entendimento de que é imprescindível garantir a relação entre a individualidade do documento e o conjunto em que ele se insere geneticamente, o arquivista deve reconstruir esse arquivo a partir dos seguintes elementos:

  • A.

    produtor, função e tipo documental.

  • B.

    acumulador, espécie e gênero do documento.

  • C.

    conservador, período e análise documental.

  • D.

    expedidor, controle e recepção do documento.

  • E.

    custodiador, natureza e acumulação documental.

A documentação produzida e acumulada ao longo de 70 anos num arquivo público estadual necessita de uma sistemática de organização eficaz, pois o volume de documentos é muito grande e não há pessoal qualificado em número suficiente para o desenvolvimento de todo o trabalho. Para tal fim, o diretor desse arquivo pretende contratar uma equipe prestadora de serviços para a realização de todo o trabalho. No entanto, sabe-se que, em arquivos públicos, só é possível contratar serviços para execução de atividades

  • A.

    científicas profissionais.

  • B.

    pedagógicas acadêmicas.

  • C.

    permanentes.

  • D.

    intelectuais.

  • E.

    técnicas auxiliares.

Um arquivo público de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais faz todos os preparativos para a eliminação de documentos, com base na Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997. Procede-se então à elaboração da listagem e do termo de eliminação de documentos, que inclui, dentre outros tópicos, o código de assunto, datas-limite, quantidades, especificação das unidades de arquivamento a serem descartados, etc. Contudo, em relação aos órgãos e entidades do Poder Público, para a efetivação da eliminação, é necessário dar publicidade em periódicos oficiais ao ato de descarte dos acervos arquivísticos sob sua guarda, por meio de edital de

  • A.

    comunicação dos assuntos dos documentos.

  • B.

    convocação dos detentores dos acervos.

  • C.

    especificação dos processos de eliminação.

  • D.

    ciência de eliminação de documentos.

  • E.

    chamada para interessados nos documentos.

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