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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos fatores de deterioração de documentos e acervos, assinale a opção correta.
Entre os agentes de deterioração, podem ser incluídas as intervenções inadequadas, ou seja, as tentativas de realizar reparos em documentos que resultam danos ainda maiores. Por isso, mesmo os pequenos reparos devem ser executados por profissional restaurador.
A maior parte dos fatores biológicos de degradação dos documentos é combatida por meio da simples higienização. Na limpeza do piso e do mobiliário, deve-se usar apenas pano úmido, porque ceras e outros produtos químicos podem exalar gases tóxicos.
Os fungos são organismos que se reproduzem de forma muito intensa e rápida, por meio de esporos, que podem ser encontrados em todos os ambientes, peças do acervo e pessoas; a única forma de combatê-los é utilizando fungicidas.
As brocas, assim como os cupins, não atacam o acervo diretamente, mas atacam a madeira, causando danos a mobiliário, portas e pisos. Para combater a infestação, é suficiente remover as larvas por meio de higienização.
Muitos documentos são vítimas de furto ou vandalismo, percebidos apenas tempos depois. Para evitar esse tipo de ação, é necessário que o arquivo tenha uma política de proteção, ainda que seja um sistema de segurança simples.
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Com relação aos critérios de intervenção para a estabilização de documentos, assinale a opção correta.
Algumas tintas apresentam tendência a borrar, como as de cópias de carbono, outras se tornam quebradiças ou pulverulentas, como as encontradas em partituras musicais e áreas ilustradas de manuscritos. Em tais casos, deve-se evitar fazer limpeza mecânica.
O primeiro passo para estabilizar o documento é a limpeza mecânica, com pincel, que elimina poeira e outras partículas sólidas. Para retirar incrustações ou excrementos de insetos, é necessário usar cotonetes embebidos em solventes apropriados.
A remoção de partículas residuais com pincel e pó de borracha é a mais comum e mais indicada para todos os suportes, mesmo papéis de textura porosa, como o papel japonês.
Para que áreas com manchas e áreas atacadas por fungos não se espalhem pelo documento, deve ser feita a sua higienização com uso da trincha e do pó de borracha, varrendo-se energicamente o documento, a fim de remover os fungos e outras substâncias causadoras do dano.
Quando o papel está molhado, deve-se ter o cuidado para que não ocorra nenhuma intervenção, pois ele perde a encolagem e torna-se muito frágil. Quando seco, o papel retorna à textura original e deve ser submetido à limpeza com pó de borracha, para que os fungos não se desenvolvam.
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Quanto à relação entre os índices de temperatura e umidade e a preservação de documentos, assinale a opção correta.
Os registros magnéticos devem ser armazenados em local separado do restante do acervo, pois as condições ideais para sua preservação incluem mobiliário especial e temperaturas muito baixas, entre 5 ºC e 8 ºC.
Nas regiões de clima quente e úmido, o gasto com manutenção e energia para manter ambientes climatizados é grande. Para reduzir esses custos, recomenda-se desligar os sistemas de condicionador de ar durante a noite, quando a temperatura é naturalmente mais amena.
As taxas de temperatura e de umidade relativa do ar recomendadas para a preservação de documentos fotográficos em preto e branco, documentos fotográficos coloridos e filmes são idênticas, por isso eles são armazenados juntos.
A cada aumento de 10 ºC, a velocidade de diversas reações químicas é dobrada. Portanto, altas temperaturas aceleram a deterioração dos documentos, uma vez que algumas dessas reações químicas levam ao rompimento das cadeias celulósicas.
Os documentos são higroscópicos, isto é, absorvem umidade facilmente. Por isso, expandem-se e se contraem com as variações da umidade relativa do ar. Se a temperatura for constante, as variações de umidade são positivas, pois não causam danos e tornam as fibras mais flexíveis.
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Acerca da política de preservação de documentos, do arranjo e da descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
O principal aspecto na preservação de documentos é o estabelecimento de um gerenciamento de preservação capaz de prover o acesso contínuo à informação.
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Acerca da política de preservação de documentos, do arranjo e da descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
A descrição dos documentos é anterior ao arranjo dos documentos de arquivo, principalmente com a aplicação do princípio da proveniência.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
A correspondência ostensiva é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
É de responsabilidade do setor de protocolo o envio de todos os documentos para o arquivo corrente, a fim de que sejam devidamente classificados.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
O emprego da guia-fora objetiva o rearquivamento dos documentos, sendo utilizada no caso de empréstimo de documentos.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
Os procedimentos adotados para a correspondência de caráter sigiloso consistem em sua classificação e encaminhamento ao destinatário.
A atividade de protocolo é diretamente vinculada ao
arquivo central.
arquivo intermediário.
pré-arquivo.
arquivo geral.
arquivo corrente.
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