Questões de Arquivologia do ano 2011

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Do ponto de vista documental, carta de adjudicação é

  • A.

    tipo.

  • B.

    forma.

  • C.

    suporte.

  • D.

    gênero.

  • E.

    espécie.

Cada via do documento é uma modalidade de

  • A.

    tipo.

  • B.

    forma.

  • C.

    suporte.

  • D.

    gênero.

  • E.

    espécie.

O documento comporta, como sinal de validação,

  • A.

    a notificação do adjudicante.

  • B.

    a guia de encaminhamento das vias.

  • C.

    a assinatura do juiz.

  • D.

    o texto processado.

  • E.

    o recibo do adjudicante.

A justaposição de determinada espécie documental ao adjetivo ou à locução adjetiva capaz de exprimir sua funcionalidade permite, no âmbito dos arquivos, identificar

  • A.

    o gênero.

  • B.

    o tipo.

  • C.

    a forma.

  • D.

    o formato.

  • E.

    a técnica de registro.

Decreto de criação, estatuto e regimento são considerados, pela arquivista canadense Louise Gagnon-Arguin, documentos

  • A.

    de direção.

  • B.

    de reunião.

  • C.

    constitutivos.

  • D.

    administrativos.

  • E.

    executivos.

Nas fotografias analógicas, a relação entre negativo e positivo é similar àquela que, no caso de documentos de outros gêneros, se dá entre

  • A.

    verdadeiro e falso.

  • B.

    original e cópia.

  • C.

    ostensivo e sigiloso.

  • D.

    heterógrafo e hológrafo.

  • E.

    autógrafo e apócrifo.

Os documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros são frequentemente identificados a partir de critérios distintos daqueles que se aplicam aos do gênero textual, obedientes a fórmulas de longa tradição no mundo das relações jurídicas de uma dada sociedade. Gravação, cassete e filme, por exemplo, são modos comuns de nomear certos documentos, omitindo sua espécie em favor, respectivamente,

  • A.

    do invólucro, da técnica de registro e do formato.

  • B.

    da extensão, do formato e do tipo.

  • C.

    da técnica de registro, do invólucro e do suporte.

  • D.

    do formato, da forma e do invólucro.

  • E.

    da forma, do suporte e da cromia.

  • A.

    apresentação, consideração, determinação, cláusulas e conclusão.

  • B.

    introdução, argumentação, notificação, medidas e peroração.

  • C.

    qualificação inicial, motivação, resolução, imposição e validação final.

  • D.

    nominação, exposição de motivos, intenção, ressalva e encerramento protocolar.

  • E.

    titulação, exposição, dispositivo, corroboração e protocolo final.

A disciplina que tem por objeto a estrutura formal e a autenticidade dos documentos é a

  • A.

    bibliologia.

  • B.

    paleografia.

  • C.

    sigilografia.

  • D.

    diplomática.

  • E.

    ecdótica.

Os atos administrativos do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região, quando voltados para os interesses gerais da instituição, dos desembargadores federais, juízes e servidores, exprimem-se por meio de

  • A.

    decretos.

  • B.

    portarias.

  • C.

    cartas circulares.

  • D.

    editais.

  • E.

    memorandos.

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