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Julgue os itens seguintes acerca de gestão de unidade de informação.
A existência de recursos limitados demanda a busca da melhor, mais eficiente e mais efetiva utilização de um recurso. Nesse sentido, muitas vezes, é mais efetivo, para a preservação, o investimento de recursos financeiros nas pessoas, por meio de treinamento e educação da equipe técnica e dos usuários, que o investimento em equipamentos, que demanda mais recursos e deve ser planejado a longo prazo.
Julgue os itens que se seguem a respeito de bancos e bases de dados.
O desenvolvimento de um sistema de banco de dados voltado à gestão de informações sobre o patrimônio cultural pode contribuir para a preservação dos bens culturais mediante a documentação e a difusão do patrimônio histórico e cultural.
Julgue os itens que se seguem a respeito de bancos e bases de dados.
A construção de um sistema de banco de dados voltado para a documentação e a difusão do patrimônio cultural deve seguir três fases de planejamento: modelagem conceitual, projeto lógico e projeto físico.
Guia, inventário e catálogo são instrumentos de
ordenação.
notação.
pesquisa.
destinação.
organização.
Com relação às funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.
A descrição é operacionalizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa, tais como guia, inventário e catálogo.
Dá-se o nome de recolhimento ao ingresso de documentos
no arquivo intermediário.
no arquivo central.
no arquivo permanente.
nos centros de restauro.
nas câmaras de fumigação.
Os acórdãos de natureza administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região são documentos
cujo recolhimento não é recomendável.
que, por seu valor histórico, devem ingressar no arquivo permanente.
que, uma vez eliminados, dispensam ata de avaliação.
passíveis de descarte, depois de cumprir estágio no arquivo intermediário.
sobre os quais deve recair processo de amostragem.
A organização dos arquivos, como enfatizou Janice Gonçalves, significa dar visibilidade às funções e atividades do organismo produtor. De acordo com a terminologia adotada por alguns profissionais da área, o instrumento utilizado nessa tarefa recebe nomes distintos, conforme a etapa em que se encontram os documentos em seu ciclo vital: na fase corrente, trata-se do plano de classificação; e, na fase permanente, trata-se
da tabela de temporalidade.
do registro topográfico.
do plano de destinação.
do quadro de arranjo.
da tabela de equivalência.
A descrição de cada peça documental é característica do
índice.
inventário.
guia.
repertório.
catálogo.
O conjunto articulado de informações referentes a uma unidade de descrição é conhecido por
verbete.
dossiê.
registro.
ficha.
notação.
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