Questões de Arquivologia do ano 2011

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Ao contrário do descritor, a palavra-chave

  • A.

    traduz o conceito ou assunto do documento.

  • B.

    é retirada do texto do documento.

  • C.

    limita-se a indicar a função do documento.

  • D.

    permite a recuperação da tipologia documental.

  • E.

    encabeça a ficha que dá acesso ao documento.

“A elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial.” Assim se exprime Heloísa Bellotto, ao afirmar que o primeiro instrumento a ser elaborado por uma instituição arquivística deve ser

  • A.

    a cronologia.

  • B.

    o inventário.

  • C.

    o diagnóstico.

  • D.

    a tabela de temporalidade.

  • E.

    o guia.

Embora não seja sua função precípua, as instituições arquivísticas preocupam-se com a projeção que podem ter sobre a comunidade e, em especial, com a população escolar, destinatária de recentes políticas voltadas para a valorização do patrimônio documental. Valem-se, para tanto, dos chamados serviços de

  • A.

    reprografia e informática.

  • B.

    descrição e referência.

  • C.

    difusão cultural e assistência educativa.

  • D.

    consulta e instrumental de pesquisa.

  • E.

    editoração e publicidade.

A possibilidade de consulta aos documentos, seja como resultado de autorização legal, seja como consequência da elaboração de instrumentos de pesquisa, traduz uma das macrofunções do arquivo:

  • A.

    o acesso.

  • B.

    a ordenação.

  • C.

    a conservação.

  • D.

    a custódia.

  • E.

    a avaliação.

Assumir denominação e existência jurídica próprias, resultantes de ato preciso e datado; possuir atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal; ter posição definida na hierarquia administrativa; dispor de chefe responsável e com poder decisório em seu nível hierárquico − tais são as condições que, segundo Michel Duchein, permitem identificar os organismos produtores de

  • A.

    acervos.

  • B.

    coleções.

  • C.

    documentação.

  • D.

    patrimônio arquivístico.

  • E.

    fundos.

Dentre as atividades que antecedem imediatamente o arranjo de um fundo que acaba de ingressar no arquivo permanente, Heloísa Bellotto destaca

  • A.

    o levantamento da evolução institucional da entidade produtora dos documentos.

  • B.

    a reunião das comissões de avaliação, para estabelecer a temporalidade dos documentos.

  • C.

    a indexação do conteúdo dos seus documentos mais antigos.

  • D.

    a digitalização dos documentos em pior estado de conservação, garantindo seu acesso.

  • E.

    a microfilmagem de suas principais séries documentais, para fins de preservação.

Nos arquivos permanentes, os catálogos tomam por unidade de descrição

  • A.

    o acervo.

  • B.

    o fundo.

  • C.

    a série.

  • D.

    o assunto.

  • E.

    o documento.

O instrumento de controle que indica o lugar exato ocupado pelas unidades de arquivamento, na ordem de numeração dos depósitos, salas, estantes, prateleiras e gavetas, qualifica-se como

  • A.

    topográfico.

  • B.

    apontador.

  • C.

    referencial.

  • D.

    remissivo.

  • E.

    geográfico.

A inexistência de consenso quanto à denominação dos instrumentos de pesquisa tem levado os profissionais brasileiros a considerarem equivalentes

  • A.

    inventários sumários e guias.

  • B.

    guias e catálogos.

  • C.

    repertórios e inventários.

  • D.

    catálogos e índices.

  • E.

    inventários analíticos e catálogos.

Numa instituição arquivística, compete ao serviço educativo

  • A.

    treinar os funcionários, oferecendo-lhes atualização contínua.

  • B.

    orientar o usuário externo quanto ao manuseio adequado dos documentos.

  • C.

    elaborar instrumentos de pesquisa e promover sua publicação.

  • D.

    divulgar o acervo e apresentá-lo a público não especializado.

  • E.

    prestar apoio reprográfico a usuários internos e externos.

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