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Ao contrário do descritor, a palavra-chave
traduz o conceito ou assunto do documento.
é retirada do texto do documento.
limita-se a indicar a função do documento.
permite a recuperação da tipologia documental.
encabeça a ficha que dá acesso ao documento.
A elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial. Assim se exprime Heloísa Bellotto, ao afirmar que o primeiro instrumento a ser elaborado por uma instituição arquivística deve ser
a cronologia.
o inventário.
o diagnóstico.
a tabela de temporalidade.
o guia.
Embora não seja sua função precípua, as instituições arquivísticas preocupam-se com a projeção que podem ter sobre a comunidade e, em especial, com a população escolar, destinatária de recentes políticas voltadas para a valorização do patrimônio documental. Valem-se, para tanto, dos chamados serviços de
reprografia e informática.
descrição e referência.
difusão cultural e assistência educativa.
consulta e instrumental de pesquisa.
editoração e publicidade.
A possibilidade de consulta aos documentos, seja como resultado de autorização legal, seja como consequência da elaboração de instrumentos de pesquisa, traduz uma das macrofunções do arquivo:
o acesso.
a ordenação.
a conservação.
a custódia.
a avaliação.
Assumir denominação e existência jurídica próprias, resultantes de ato preciso e datado; possuir atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal; ter posição definida na hierarquia administrativa; dispor de chefe responsável e com poder decisório em seu nível hierárquico − tais são as condições que, segundo Michel Duchein, permitem identificar os organismos produtores de
acervos.
coleções.
documentação.
patrimônio arquivístico.
fundos.
Dentre as atividades que antecedem imediatamente o arranjo de um fundo que acaba de ingressar no arquivo permanente, Heloísa Bellotto destaca
o levantamento da evolução institucional da entidade produtora dos documentos.
a reunião das comissões de avaliação, para estabelecer a temporalidade dos documentos.
a indexação do conteúdo dos seus documentos mais antigos.
a digitalização dos documentos em pior estado de conservação, garantindo seu acesso.
a microfilmagem de suas principais séries documentais, para fins de preservação.
Nos arquivos permanentes, os catálogos tomam por unidade de descrição
o acervo.
o fundo.
a série.
o assunto.
o documento.
O instrumento de controle que indica o lugar exato ocupado pelas unidades de arquivamento, na ordem de numeração dos depósitos, salas, estantes, prateleiras e gavetas, qualifica-se como
topográfico.
apontador.
referencial.
remissivo.
geográfico.
A inexistência de consenso quanto à denominação dos instrumentos de pesquisa tem levado os profissionais brasileiros a considerarem equivalentes
inventários sumários e guias.
guias e catálogos.
repertórios e inventários.
catálogos e índices.
inventários analíticos e catálogos.
Numa instituição arquivística, compete ao serviço educativo
treinar os funcionários, oferecendo-lhes atualização contínua.
orientar o usuário externo quanto ao manuseio adequado dos documentos.
elaborar instrumentos de pesquisa e promover sua publicação.
divulgar o acervo e apresentá-lo a público não especializado.
prestar apoio reprográfico a usuários internos e externos.
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