Questões de Arquivologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O “conjunto de procedimentos de inspeção de depósito para verificar se as unidades de arquivamento estão em seu local próprio ou devidamente representadas por guias-fora”, chama-se

  • A. consulta.
  • B. controle de depósito.
  • C. empréstimo.
  • D. registro de entrada.
  • E. reintegração.

Patrimônio Arquivístico é conjunto de

  • A. documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
  • B. documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.
  • C. documentos acumulados em decorrência das funções executivas, legislativas e judiciárias do poder público no âmbito federal, estadual e municipal.
  • D. arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município.
  • E. arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.

A classificação e/ou arranjo dos documentos arquivísticos visa à representação das relações orgânicas e estruturais que determinam a produção dos documentos, garantindo a organicidade do acervo. Assim, é INCORRETO afirmar que a sistemática de classificação e/ou arranjo

  • A. está alicerçada na aplicação do Princípio de Respeito aos Fundos e no Princípio de Respeito à Ordem Original.
  • B. parte do pressuposto de que documentos de uma mesma procedência não devem ser misturados a documentos de procedência diversa.
  • C. deve garantir a integridade dos conjuntos documentais como informação, refletindo na classificação e/ou arranjo as origens e os processos que o criaram.
  • D. requer o estudo da natureza e do significado dos documentos em seu contexto e das circunstâncias (estrutura e trajetória organizacional).
  • E. exige o levantamento dos atos e instrumentos que criam e regulamentam o funcionamento da entidade produtora de documentos.

Ao desenvolver uma política de descrição, o arquivista deve viabilizar uma visão geral dos fundos documentais de um arquivo. Sabendo disso, assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Considerando-se a hierarquia dos instrumentos de pesquisa, o guia é o primeiro instrumento a ser elaborado em um programa de descrição.

( ) O guia é um instrumento do tipo global, cujo nível de descrição são os fundos documentais que constituem o arquivo.

( ) Inventários e catálogos são instrumentos parciais, destinados à descrição de partes do conjunto documental. Inventários representam documentos no nível de descrição grupo, enquanto os catálogos, por sua vez, estão relacionados ao nível de série, pois descrevem analiticamente peças documentais.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é

  • A. V – V – V
  • B. V – F – F
  • C. F – V – V
  • D. F – V – F
  • E. F – F – F

Um centro de documentação caracteriza-se por

  • A. apoiar o processo de decisão de seus produtores e custodiadores, e oferecer informação cultural, científica ou social especializada.
  • B. custodiar documentos arquivísticos, bibliográficos e/ou museológicos, reunidos artificialmente em torno de seu conteúdo.
  • C. ser constituído por documentos únicos produzidos por diversas fontes geradoras.
  • D. ser um órgão colecionador e/ou referenciador que realiza o processamento técnico do acervo, segundo a natureza do material que custodia.
  • E. utilizar métodos predominantemente biblioteconômicos para favorecer o processo de pesquisa para fins culturais.

Analise as afirmações que seguem, relacionadas à conservação e preservação de acervos:

I - a conservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

II - os principais materiais utilizados no acondicionamento de documentos são: papéis e cartões neutros ou alcalinos das mais variadas gramaturas, papelões de diversas gramaturas, filmes de poliéster, fita adesiva dupla neutra, tiras ou cadarços de algodão, tubos de PVC e, tecido de linho.

III - armários, estantes, mapotecas e arquivos confeccionados em madeira, fórmica ou metal sem tratamento são móveis impróprios para o armazenamento de documentos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, a II e a III.

Em um programa de preservação de documentos, a principal medida para conservação preventiva do acervo é a

  • A. climatização.
  • B. desumidificação.
  • C. fumigação.
  • D. higienização (documentos e espaço físico).
  • E. reforço de bordos.

A restauração é o conjunto de procedimentos destinados à recuperação e ao reforço de documentos deteriorados e/ou danificados. Nesse sentido, o processo em que ocorre o reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural (semissintético ou sintético), por meio de diferentes técnicas (manuais ou mecânicas) é denominado

  • A. encapsulação.
  • B. laminação.
  • C. obturação.
  • D. reintegração.
  • E. velatura.

Analise as alternativas que seguem:

I – Arquivo Nacional;

II - Arquivos do Poder Executivo, Legislativo e, Judiciário; em âmbito federal e estadual.

III - Arquivos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo.

No que se refere à composição do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), pode-se afirmar que

  • A. apenas I integra o SINAR.
  • B. apenas II integra o SINAR.
  • C. apenas I e II integram o SINAR.
  • D. apenas II e III integram o SINAR.
  • E. I, a II e a III integram o SINAR.

Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.

Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:

  • A.

    primário, secundário, terciário e quaternário

  • B.

    criação, identificação, produção e destinação

  • C.

    unicidade, organicidade, integridade e proveniência

  • D.

    corrente, técnico, permanente e administrativo

  • E.

    ético, sistemático, orgânico e constitucional

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...