Questões de Arquivologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    Estrutural

  • B.

    Funcional

  • C.

    Intelectual

  • D.

    Serial

  • E.

    Nuclear

Para a realização do processo de arranjo, se não for conservada a classificação que o documento já possuía na primeira idade, o arquivista deve analisar o material em termos de proveniência, história da entidade, origens funcionais, tipo de material e conteúdo.

Dos cinco requisitos apresentados, os três primeiros referem- se a

  • A.

    tradição documental

  • B.

    seleção da espécie

  • C.

    forma diplomática

  • D.

    entidade produtora

  • E.

    processo de transmissão

O arranjo deve ser baseado na forma administrativa da instituição. Para muitos pesquisadores, contudo, sem a formação em Arquivologia, seria mais conveniente que o arranjo fosse cronológico, temático ou geográfico.

Esse arranjo, no entanto, faria desaparecer a percepção da razão de ser do documento, porque

  • A.

    a informação interna de cada documento significa mais, para a arquivologia.

  • B.

    a qualidade do arquivo permanente é verificada por meio dos documentos individuais.

  • C.

    o documento dentro do conjunto orgânico vale mais do que a própria informação nele contida.

  • D.

    os conteúdos das peças individuais são mais importantes para uma eficiente organização.

  • E.

    os assuntos individuais são mais importantes para os documentos de arquivo.

O inventário é um instrumento de pesquisa muito utilizado em todos os arquivos públicos, pois descreve os conjuntos documentais de maneira sumária, facilitando a consulta e o acesso aos documentos.

A montagem de um inventário é formada por uma sequência de verbetes, que são:

  • A.

    emissor, função, quantificação de páginas, símbolo e localização

  • B.

    destinatário, ação, datas cronológicas, assinatura e designação

  • C.

    caracterização, datas-baliza, quantidade, notação e observação

  • D.

    espécie, editoração, sequência numérica, volume e publicação

  • E.

    abreviatura, significação, relação seletiva e ação

A descrição arquivística denominada multinível implica grande trabalho com o acervo por parte dos arquivistas, levando o usuário a ter acesso aos vários campos e subcampos da informação pesquisada.

Assim, cada nível do arranjo corresponde a um nível de descrição da seguinte forma:

  • A.

    fundo, grupo, seção, série e item

  • B.

    item, subitem, seção e subseção

  • C.

    grupo, subgrupo, núcleo e subnúcleo

  • D.

    área, apêndice, forma e função

  • E.

    gênero, natureza, espécie e tipologia

A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição.

Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a

  • A.

    CINEARQ

  • B.

    CONEARQ

  • C.

    NODEARQ

  • D.

    PRODEARQ

  • E.

    CODEARQ

Um arquivista tem que ter conhecimento de conservação preventiva de documentos e saber que um dos objetivos da preservação de documentos, em suporte papel, é retardar a formação de ácidos. Muitas vezes, lava-se o papel para remover os resíduos químicos danosos decorrentes da sua própria constituição.

Esse processo é chamado desacidificação, que tem como resultado um papel alcalino ou

  • A.

    tamponado

  • B.

    flexibilizado

  • C.

    solubilizado

  • D.

    polimerizado

  • E.

    fibrado

  • A.

    arquivo intermediário de terceira idade

  • B.

    sistema funcional da instituição

  • C.

    registro de todos os acessos

  • D.

    trabalho de gestão da informação

  • E.

    organograma de onde advêm os fundos

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística deve ser aplicada a qualquer descrição de qualquer documento, independente do gênero ou suporte. Essa norma apresenta oito áreas que compreendem 28 elementos de descrição.

A área que referencia a existência e a localização de cópias, como, por exemplo, fotografias digitalizadas, é conhecida como

  • A.

    indexação de assuntos

  • B.

    fontes relacionadas

  • C.

    acesso e uso

  • D.

    controle de descrição

  • E.

    conteúdo e estrutura

Em um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, têm que ser apresentados os períodos previstos para atendimento, como, por exemplo, “24X7”, correspondendo ao atendimento contínuo, ou “6X5”, que indica seis horas por dia útil.

Conforme o SIGAD, esses são requisitos de

  • A.

    escalabilidade

  • B.

    usabilidade

  • C.

    disponibilidade

  • D.

    conformidade

  • E.

    desempenho

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...