Questões de Arquivologia do ano 2014

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No que se refere aos documentos em arquivos, considere as afirmações abaixo.

I - O acervo origina-se de material de gama infinitamente variável de atividade funcional e intelectual de instituições ou pessoas.

II - Resultam de atividades cultural e técnica ou científica de criação artístico-literária, pesquisa ou divulgação.

III - Podem ter origem artística ou funcional com a finalidade de ensinar.

IV - Possuem fim administrativo e jurídico e servem como prova.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e IV.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas II, III e IV.

As atividades de difusão dos documentos incluem a

  • A. guia de documentos.
  • B. transferência de documentos.
  • C. exposição de documentos.
  • D. inventário de documentos.
  • E. destinação de documentos.

Com referência à alteração do suporte da informação, assinale a opção correta.

  • A. Uma das vantagens da adoção de uma política de alteração do suporte, sobretudo na fase corrente, é que esse processo pode ser realizado antes mesmo de os documentos receberem organização ou avaliação, o que facilita a recuperação das informações neles contidas.
  • B. Uma das principais formas de alteração de suporte atualmente adotadas nos arquivos é a digitalização, que consiste na conversão de um documento para o formato digital com uso de escâner ou outro dispositivo apropriado.
  • C. A microfilmagem, técnica de alteração de suporte regulamentada no Brasil, consiste em gerar cópias fotomecânicas de um documento original, com a imagem exata do documento, em formato que permita a transmissão da imagem em meios eletrônicos.
  • D. C A microfilmagem, técnica de alteração de suporte regulamentada no Brasil, consiste em gerar cópias fotomecânicas de um documento original, com a imagem exata do documento, em formato que permita a transmissão da imagem em meios eletrônicos.
  • E. A alteração do suporte da informação é a adoção de recursos tecnológicos para a elaboração de conjuntos de dados estruturados, processados eletronicamente e organizados de acordo com uma sequência lógica que visa permitir o acesso à informação.

Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é um conjunto de

  • A. políticas, procedimentos, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso a informações produzidas ou recebidas pelo órgão ou entidade.
  • B. procedimentos e operações técnicas que funcionam de modo integrado, com o objetivo de garantir eficiência e eficácia à gestão arquivística de documentos.
  • C. tecnologias e funcionalidades que incluem captura, gerenciamento, armazenamento, distribuição, automação de fluxos de trabalho, digitalização, entre outras, utilizadas para organizar a informação de um órgão que não esteja armazenada em banco de dados.
  • D. procedimentos e operações técnicas apoiado em um sistema informatizado, que, de acordo com os princípios da gestão arquivística, visam ao controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final.
  • E. operações técnicas e procedimentos relativos a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua destinação — eliminação ou recolhimento.

Assinale a opção correta acerca de um SIGAD.

  • A. A principal funcionalidade do SIGAD é a capacidade de reconhecer, sistematizar e registrar informações sobre arquivos, com vistas, obrigatoriamente, ao controle físico e intelectual e à automação de fluxos de trabalho.
  • B. A implementação do SIGAD depende, fundamentalmente, da estruturação do sistema a partir de um determinado conjunto de softwares integrados, processados por computador, em substituição ao programa convencional de gestão arquivística de documentos.
  • C. Para conferir credibilidade à produção e à manutenção de documentos arquivísticos, o SIGAD estrutura-se em rotinas e métodos de arquivamento compatíveis entre si, que permitem controlar os documentos por meio de registros, listagens, repertórios, índices e planos de arquivamento.
  • D. Entre os requisitos que caracterizam um SIGAD está a gestão dos documentos a partir do plano de classificação, para que seja mantida a relação orgânica entre os documentos e garantida a confiabilidade, a autenticidade e o acesso, ao longo do tempo, aos documentos arquivísticos.
  • E. O SIGAD especifica todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos, exclusivamente para sistemas de gerenciamento de documentos digitais.

Assinale a opção em que é apresentado um requisito obrigatório relacionado às funcionalidades de configuração do plano de classificação em um SIGAD.

  • A. Permitir apenas um elemento identificador para cada classe do plano de classificação; devendo-se optar por um código alfanumérico ou um termo de identificação, devido à impossibilidade de se utilizarem ambos na mesma aplicação.
  • B. Prever a navegação na estrutura do plano de classificação por meio de uma interface gráfica, de modo a possibilitar a consulta a partir de qualquer atributo ou combinação de atributos.
  • C. Impedir a eliminação de uma classe em que haja documentos classificados; a exclusão da classe somente poderá ocorrer após a reclassificação, o recolhimento ou a eliminação dos documentos nela contidos, e exclusão dos respectivos metadados.
  • D. Impedir o deslocamento de uma classe para outro ponto do plano de classificação, caso nesta tenham sido incluídos subclasses, grupos, subgrupos e documentos.
  • E. Prever procedimentos para juntada, por anexação ou apensação, nos processos, adequando-se à legislação específica na devida esfera e no âmbito de competência.

De acordo com a legislação arquivística em vigor, a Política Nacional de Arquivos é definida pelo

  • A. Sistema Nacional de Arquivos.
  • B. Sistema de Serviços Gerais.
  • C. Conselho Nacional de Arquivos.
  • D. Arquivo Nacional.
  • E. Ministério da Justiça.

O acesso à informação, conforme a legislação em vigor, abrange

  • A. a informação primária, íntegra, autêntica e atualizada.
  • B. as informações relativas à segurança do Estado e da sociedade.
  • C. o acesso irrestrito aos documentos públicos e privados.
  • D. as informações pessoais relativas à intimidade, honra e imagem.
  • E. as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico.

Constitui atribuição do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR)

  • A. disseminar, em sua área de atuação, as diretrizes e normas estabelecidas pelo órgão central.
  • B. estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos produzidos ou recebidos em decorrência das funções executiva, legislativa e judiciária do Estado.
  • C. subsidiar a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento, mediante a sugestão de metas e prioridades da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados.
  • D. promover a elaboração do cadastro nacional de arquivos públicos e privados para o desenvolvimento de atividades censitárias referentes a arquivos.
  • E. promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados para intercâmbio e integração sistêmica das atividades arquivísticas.

De acordo com a legislação em vigor, a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação é pertinente

  • A. ao órgão central do SINAR.
  • B. à Comissão de Seleção do Arquivo Nacional.
  • C. ao órgão central do Sistema de Tecnologia da Informação.
  • D. à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
  • E. à subcomissão do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA).
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