Questões de Arquivologia do ano 2016

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Os documentos apresentam elementos característicos comuns, entre os quais: suporte, forma, formato e gênero. Assinale a alternativa na qual um exemplo de cada elemento característico mencionado aparece, respectivamente, na ordem informada.

  • A. Papel, documentação textual, pasta, minuta.
  • B. Documentação em multimeios, fita magnética, planta, traslado.
  • C. Rocha, documentação iconográfica, documentação especial, rolo.
  • D. Filme vesicular, fac-símile, ultraficha, documentação fonográfica.
  • E. Disco flexível, mapa, intermediário, registro.

Tradição documental é a parte da diplomática que se ocupa

  • A. dos gêneros documentais.
  • B. dos gêneros documentais.
  • C. dos formatos dos documentos.
  • D. dos tipos documentais.
  • E. das formas dos documentos.

O procedimento em que cada número de ordem atribuído aos documentos é decomposto em pequenos grupos de 2 ou 3 dígitos, que, lidos da direita para a esquerda, passam a constituir chaves para sua localização física, é denominado método

  • A. alfanumérico.
  • B. decimal.
  • C. dígito-terminal.
  • D. estrutural.
  • E. funcional.

Que nome recebe o procedimento preventivo de destruição de micro-organismos no ambiente em que se encontram os documentos?

  • A. Dedetização.
  • B. Desacidificação.
  • C. Esterilização.
  • D. Fumigação.
  • E. Laminação.

A avaliação consiste na identificação de valores e definição de prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte. Em que momento a avaliação deverá ser realizada?

  • A. No momento da produção, posteriormente ao trabalho de classificação.
  • B. Durante a permanência dos documentos no arquivo intermediário.
  • C. Após o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.
  • D. Durante a tramitação dos documentos pelos setores de sua instituição.
  • E. No momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação.

A avaliação de documentos de arquivo é um processo e sua implantação exige a realização de várias etapas. Além da constituição formal de uma comissão de avaliação, que garanta legitimidade e autoridade à equipe responsável, destaca-se

  • A. o estudo de um conjunto documental em cada unidade administrativa da instituição e a análise das competências, funções e atividades dessas unidades.
  • B. a análise dos pontos inicial e final do fluxo documental para entendimento da tramitação dos documentos.
  • C. o levantamento da produção documental por meio de entrevistas com funcionários, responsáveis e encarregados, até o nível de seção, para identificar as séries documentais geradas no exercício de suas competências e atividades.
  • D. a identificação dos prazos de guarda dos documentos de acordo com sua idade: 1ª idade ou corrente, 2ª idade ou intermediária, 3ª idade ou permanente.
  • E. a adequação de textos legais às normas e aos procedimentos que subsidiam o trabalho de avaliação.

Que nome se dá à atividade intelectual que consiste em reconstituir, mediante pesquisa na legislação, a origem e evolução da estrutura organizacional e funcional do órgão produtor dos documentos?

  • A. Análise da produção documental.
  • B. Avaliação de documentos.
  • C. Classificação de fundo.
  • D. Descrição de fundo.
  • E. Identificação de documentos.

O nome do instrumento de pesquisa que tem por finalidade propiciar visão geral dos serviços de arquivo, permitindo ao pesquisador conhecer seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos custodiados, entre outras informações, é

  • A. catálogo.
  • B. guia.
  • C. repertório.
  • D. inventário.
  • E. Índice.

De acordo com o que determina a legislação vigente, toda Tabela de Temporalidade elaborada deverá ser encaminhada para aprovação da instituição arquivística pública em sua específica esfera de competência, quando se tratar de

  • A. documentação fiscal de empresas privadas.
  • B. documentos privados em processo de eliminação.
  • C. arquivos de empresas extintas ou em processo de falência.
  • D. documentos públicos ou considerados de interesse público.
  • E. empresas privadas que prestam serviços a instituições de pesquisa.

Durante o prazo de prescrição dos documentos, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá invocar a seu favor a tutela do

  • A. Poder Executivo.
  • B. Ministério Público Estadual.
  • C. Poder Legislativo.
  • D. Ministério Público Federal.
  • E. Poder Judiciário.
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