Questões de Arquivologia do ano 2016

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É correto afirmar que

  • A. tanto a classificação quanto a ordenação estão a serviço da preservação dos documentos. Do ponto de vista arquivístico, ambas devem estar articuladas para que os documentos possam ser acondicionados sequencialmente nas unidades de arquivamento, independentemente de seus formatos e dimensões.
  • B. no meio arquivístico brasileiro, é comum a distinção entre os termos “classificação” e “arranjo”. Segundo tal distinção, “classificação” corresponde às operações intelectuais, enquanto “arranjo”, às operações práticas destinadas a organizar a documentação de caráter corrente.
  • C. o principal objetivo da classificação é tornar visível as funções e as atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as relações entre os documentos.
  • D. a classificação é geralmente traduzida em esquema no qual a hierarquia entre as classes e suas subclasses aparece representada espacialmente. Esse esquema é chamado plano de trabalho.
  • E. tanto a ordenação quanto a classificação envolve os tipos documentais. A diferença entre elas é que a primeira leva em consideração a forma e as razões que determinaram a existência dos tipos documentais, enquanto a segunda os aborda do ponto de vista do acesso.

Que nome se dá ao termo, palavra-chave, expressão ou código, que pode ser usado para pesquisar, identificar e localizar descrições arquivísticas, inclusive registros de autoridade na ISAAR-CPF?

  • A. Ponto de início.
  • B. Elemento de informação.
  • C. Campo de busca.
  • D. Registro de autoridade.
  • E. Ponto de acesso.

Na ISAAR-CPF, a indicação de lugares e/ou jurisdições predominantes, onde a entidade coletiva, pessoa ou família se estabeleceu, viveu ou residiu ou teve alguma outra ligação, encontra-se na área de

  • A. identificação.
  • B. descrição.
  • C. relacionamentos.
  • D. controle.
  • E. notas.

Os itens 1 a 7, dispostos a seguir, referem-se à descrição de um conjunto documental realizada de acordo com a norma ISAD(G).

De acordo com a ISAD(G), na descrição dada, os itens 2, 4, 5 e 6 referem-se, respectivamente, aos seguintes campos:

  • A. Título; nível de descrição; dimensão e suporte; âmbito e conteúdo.
  • B. Nome(s) do(s) produtor(es); características físicas e requisitos técnicos; notas; âmbito e conteúdo.
  • C. Título; características físicas e requisitos técnicos; notas; âmbito e conteúdo.
  • D. Nome(s) do(s) produtor(es); nível de descrição; dimensão e suporte; história arquivística.
  • E. História administrativa; nível de descrição; âmbito e conteúdo; notas.

O conceito de documento arquivístico não é unânime entre os autores contemporâneos, mas todos concordam em duas ideias centrais. São elas:

  • A. a natureza dos documentos arquivísticos, a partir de pessoas físicas e jurídicas, e a organicidade.
  • B. a organicidade e a integridade dos documentos arquivísticos.
  • C. a naturalidade e o contexto de produção dos documentos arquivísticos.
  • D. a natureza dos documentos arquivísticos, a partir de pessoas jurídicas, e a autenticidade.
  • E. a naturalidade e o uso dos documentos arquivísticos pelo órgão produtor.

Os documentos digitais podem ser classificados em estáticos, interativos dinâmicos e interativos não dinâmicos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de documento digital interativo não dinâmico.

  • A. Carta em Word.
  • B. Catálogo de vendas on-line.
  • C. Cotação de moedas.
  • D. Previsão do tempo.
  • E. Recibo de compra on-line.

Estudos recentes ressaltam que todo documento arquivístico possui uma função memorial, seja em ambiente digital ou não digital. De acordo com a atividade da qual participa, essa função se desdobra em outras específicas, traduzidas em distintas categorias funcionais do documento arquivístico.

Nesse sentido, o recibo de pagamento de férias dos funcionários de uma empresa é um documento arquivístico manifestado retrospectivo

  • A. probativo.
  • B. dispositivo.
  • C. narrativo.
  • D. instrutivo.
  • E. de apoio.

Os dois principais instrumentos de gestão de documentos são o plano de classificação e a tabela de temporalidade documental. No entanto, eles não são os únicos. Assinale a alternativa que apresenta o instrumento de gestão responsável pela definição das categorias de usuários e permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística de documentos.

  • A. Mapa de localização.
  • B. Manual de gestão documental.
  • C. Relatório de identificação de processos.
  • D. Esquema de classificação de acesso e segurança.
  • E. Vocabulário controlado.

As diretrizes traçadas pela legislação vigente têm orientado as administrações públicas brasileiras a formularem políticas de arquivo e gestão documental. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

  • A. os arquivos passaram a desempenhar uma função social cada vez menos importante, principalmente pela falta de efetividade de princípios constitucionais como, por exemplo, transparência, responsabilidade e acesso à informação.
  • B. atualmente as interfaces entre políticas de arquivo, efetivação da democracia e modernização da gestão pública não são mais ignoradas, uma vez que arquivos e documentos em geral não se encontram mais associados a atrasos e procedimentos burocráticos.
  • C. as tecnologias da informação são, cada vez mais, importantes aliadas na busca da eficiência organizacional, mas não se pode esquecer que sua origem se encontra nos arquivos.
  • D. um sistema informatizado bem elaborado e com as melhores técnicas utilizadas em seu desenvolvimento dará conta da gestão, preservação e segurança do sistema, sem deixar de lado o motivo de sua existência: o acesso às informações.
  • E. no mundo contemporâneo, as administrações públicas não produzem mais documentos em suportes convencionais, por isso faz-se necessário repensar as funções classificação, avaliação e descrição.

Há cerca de quatro décadas atrás era comum guardar os arquivos a sete chaves e, sempre que possível, enviar lotes de documentos para a restauração. Hoje o pensamento é outro: prevenir para não remediar.

É correto afirmar que, na conservação preventiva de documentos,

  • A. clipes e presilhas metálicas não devem ser removidos para não danificar os documentos.
  • B. os pequenos reparos em livros e documentos podem ser realizados com fitas adesivas comuns.
  • C. anotações em documentos devem ser curtas, objetivas e, sempre que possível, feitas no verso, utilizando lápis 6B ou caneta preta.
  • D. pisos de madeira, ardósia, porcelanato e de materiais vinílicos são os mais adequados para as áreas de trabalho e depósito do acervo.
  • E. a iluminação da área destinada ao acervo deve possuir interruptores que permitam o acionamento de grupos independentes de lâmpadas.
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