Questões de Arquivologia do ano 2017

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“A produção de documentos digitais levou à criação de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos. (...) Nesse sentido, é importante estabelecer a diferença entre sistema de informação, gestão arquivística de documentos, sistema de gestão arquivística de documentos, gerenciamento eletrônico de documentos e sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.” De acordo com a afirmativa anterior, relacione adequadamente os tipos de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos aos seus respectivos conceitos.

1. Sistema de gestão arquivística de documentos.

2. Gerenciamento eletrônico de documentos.

3. Sistema de informação.

4. Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.

5. Gestão arquivística de documentos.

( ) Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficiência e a eficácia da gestão arquivística de documentos.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

( ) Conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4, 5.
  • B. 4, 3, 5, 2, 1.
  • C. 3, 2, 4, 1, 5.
  • D. 2, 1, 5, 3, 4.

Referente aos serviços de protocolo, analise as afirmativas a seguir.

I. Os servidores do protocolo devem indeferir os documentos redigidos em desacordo às normas de ortografia.

II. O protocolo não tem obrigação de encaminhar correspondências particulares de funcionários.

III. A autuação de processo se dará mediante despacho específico de autoridade competente.

IV. A abertura de volumes facilita no manuseio, por isso é aconselhável que um processo não ultrapasse 400 folhas.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II, III e IV.

Segundo Bellotto (2014, p. 300), “as características marcantes capazes de identificar por si a informação/documento arquivístico em relação às outras configurações documentais” são:

  • A. Tipo e suporte.
  • B. Função e atividade.
  • C. Veracidade e autenticidade.
  • D. Proveniência e organicidade.

“A política de gestão documental contribui para uma administração pública transparente e responsável, mas também tem uma finalidade social: o acesso à informação.” (Bernardes, 2015.)

Acerca da gestão de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A política de gestão de documentos requer um conjunto de estratégias e mecanismos de ordem organizacional, técnica e operacional.
  • B. A aplicação das ferramentas de gestão de documentos contribui para os programas de combate à corrupção e à improbidade administrativa.
  • C. A gestão de documentos incide diretamente no processo de construção do patrimônio documental, ao autorizar a eliminação de documentos de valor informativo.
  • D. A sensibilização de lideranças e dirigentes e a capacitação de servidores são aspectos relevantes para a implementação de gestão de documentos nas organizações.

“O papel reciclado é fabricado, atualmente, a partir do reaproveitamento do papel não funcional, descartado no lixo, gerando um novo produto, com características específicas, cujo uso tem-se intensificado recentemente.”

(Análise do papel reciclado fabricado no Brasil para produção de documentos arquivísticos – Anexo Resolução CONARQ nº 42, 2014.)

Em relação à utilização de papel reciclado para a produção de documentos arquivísticos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os papéis reciclados com fibras de celulose curtas são recomendados para a produção dos documentos arquivísticos das instituições.

II. Os papéis reciclados possuem as características necessárias para a confecção de invólucros primários para a guarda de documentos permanentes.

III. Os órgãos públicos podem ajudar a preservar o meio ambiente usando papel de escrita convencional que possua o símbolo FSC (Forest Stewardship Council).

IV. Os papéis fabricados com produtos alcalinos apresentam maior estabilidade no processo de degradação química natural.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II, III e IV.

“Os objetivos de documentos de arquivo de um Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (SGDA) são alcançados com o estabelecimento de sistemas de captura e controle de documentos de arquivo que sejam confiáveis, seguros, conformes, compreensivos e sistemáticos.”

(ABNT NBR ISO 30 3000, 2016, 04.) De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os sistemas de gestão de documentos de arquivo seguros dão suporte à responsabilização e à gestão de riscos.

II. Os sistemas de gestão de documentos de arquivo conformes asseguram a responsabilização, a boa governança e a gestão de riscos.

III. Os sistemas de gestão de documentos de arquivo compreensivos facilitam a eficiência e a eficácia organizacionais.

IV. Os processos de produção e a gestão de documentos de arquivo sistematizados ajudam a dirigir a organização de forma eficiente e a minimizar os riscos.

Assinale a alternativa que apresenta a quantidade de afirmativa(s) correta(s).

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.

“__________________ é o método de ordenação de documentos que tem por eixo as letras do alfabeto representadas por cores diferentes.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. Variadex
  • B. Alfabético
  • C. Ideográfico
  • D. Enciclopédico

“Todos os outros aspectos de um programa que vise ao controle de documentos dependem da classificação.” (Schellemberg, 2006.)

De acordo com a classificação de documentos, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A classificação proporciona as bases para a preservação e a destruição seletiva dos documentos.

( ) A classificação por assunto é a mais recomendada para os órgãos públicos.

( ) Um dos objetivos da classificação é facilitar a localização dos documentos quando solicitados.

( ) Os esquemas de classificação devem ser periodicamente ajustados às necessidades da organização.

( ) Os documentos públicos devem ser ultraclassificados.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, F, V, V, F.
  • C. F, V, V, F, F.
  • D. V, F, F, V, V.

“A Tabela de Temporalidade dos Processos Judiciais do Poder Judiciário e a Tabela de Temporalidade dos Documentos da Administração do Poder Judiciário constituem instrumentos de gestão documental que indicam a guarda permanente para os documentos previamente indicados com tal atributo ou a temporalidade mínima de guarda aplicável aos documentos produzidos por este Poder, na atuação judicial e administrativa.”

(Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário, 2011.)

De acordo com a tabela de temporalidade de documentos do Poder Judiciário, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos não poderão diminuir os prazos de guarda definidos na Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça, mas poderão aumentá-los.
  • B. A temporalidade dos processos judiciais está indicada na Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça.
  • C. O inteiro teor de sentenças, decisões terminativas, acórdãos e decisões recursais monocráticas será eliminado de acordo com o previsto na Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada.
  • D. A partir da aplicação da Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada fica salvaguardada a preservação dos documentos pelo prazo necessário ao cumprimento de sua função administrativa e legal.

Acerca da avaliação de documentos, assinale a alternativa correta.

  • A. Deve incidir sobre unidades individualizadas de documentos.
  • B. A avaliação dos documentos de uma instituição efetiva-se na fase permanente.
  • C. A eliminação de documentos ocorre após o seu recolhimento ao arquivo intermediário.
  • D. O trabalho de avaliar documentos exige a constituição de grupos ou comissões de avaliação.
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