Questões de Arquivologia do ano 2020

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Analise as assertivas a seguir sobre atividades de protocolo e assinale a alternativa que indica qual(is) está(ão) CORRETA(S):
I. Protocolo é o conjunto de operações que visam o controle dos documentos que tramitam no órgão público. II. O protocolo assegura a imediata localização e recuperação dos documentos. III. A atividade de protocolo é típica dos documentos que estão em fase corrente. IV. Registro é um procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos dos documentos em um sistema de controle

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas I, III e IV estão corretas.

    D) Apenas II, III e IV estão corretas.

    E) Todas estão corretas.

Analise as assertivas a seguir sobre atividades de protocolo e assinale a alternativa que indica qual(is) está(ão) CORRETA(S):
I. Protocolo é o conjunto de operações que visam o controle dos documentos que tramitam no órgão público. II. O protocolo assegura a imediata localização e recuperação dos documentos. III. A atividade de protocolo é típica dos documentos que estão em fase corrente. IV. Registro é um procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos dos documentos em um sistema de controle.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta

    C) Apenas I, III e IV estão corretas

    D) Apenas II, III e IV estão corretas.

    E) Todas estão corretas

Considerando os elementos circunscritos ao universo da arquivística, associe os processos envolvendo documentos às suas respectivas ações.
Processos Documentais 1 - Digitalizar 2 - Destinar 3 - Depositar 4 - Divulgar
Ações ( ) Converter para formato digital. ( ) Dar entrada, sob custódia temporária, sem cessão de propriedade. ( ) Aproximar o público dos arquivos, por meio de publicações e da promoção de eventos. ( )Decidir, após avaliação, sobre o encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.
A sequência correta é

    A) 1, 2, 3, 4.

    B) 1, 3, 4, 2.

    C) 2, 4, 1, 3.

    D) 3, 1, 2, 4.

Uma das atividades realizadas pelo Assistente Legislativo diz respeito à Administração de Documentos ou Arquivos. Sobre conceitos associados a essa atividade, é correto afirmar que

    A) a alienação é a transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos.

    B) o arquivamento refere-se à atividade de ordenar os arquivos em ordem decrescente.

    C) o arquivo de segurança é aquele que trata de temas relacionados à preservação da segurança da instituição.

    D) a amostragem é a técnica de verificar a credibilidade de todos os documentos de um dado assunto específico.

O arquivo com predominância de documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição ou unidade administrativa é conhecido como arquivo:

    A) permanente;

    B) administrativo;

    C) corrente;

    D) técnico;

    E) temporário.

Dentre as competências e habilidades dos arquivologistas, pode-se destacar:
I - Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos. II - Desenvolver e utilizar novas tecnologias. III - Formular e executar políticas institucionais. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas como afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa III está correta.

    C) Apenas a afirmativa II está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

São atribuições dos arquivistas:
I - Planejamento, organização e direção de serviços de arquivo. II - Planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo. III - Orientação quanto à classificação, arranjo e descrição dos documentos. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa III está correta.

    C) Apenas a afirmativa II está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa que relaciona atividades típicas do setor de protocolo de uma organização.

    A) Recepção, classificação, registro e revisão ortográfica de documentos.

    B) Recepção, classificação, distribuição e formatação de documentos.

    C) Recepção, classificação, distribuição e redação de documentos.

    D) Recepc?a?o, classificac?a?o, registro e distribuic?a?o de documentos.

    E) Recepc?a?o, classificac?a?o, redação e formatação de documentos.

O arquivo em organizações apresenta três funções básicas. São elas:

    A) a guarda, a conservação e a recuperação de documentos.

    B) a eliminação, a elaboração e a reciclagem de documentos.

    C) a guarda, a destruição e a tradução de documentos.

    D) a guarda, a incineração e a digitação de documentos.

    E) a conservação, a elaboração e a formatação de documentos.

Assinale a alternativa que lista corretamente métodos de arquivamento tipicamente usados nas organizações:

    A) Alfabético, Partidário e Numérico.

    B) Alfabético, Acionário e Numérico.

    C) Alfabético, Ideológico e Numérico.

    D) Alfabético, Geográfico e Numérico.

    E) Ideológico, Numérico e Internacional.

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