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O potencial de informações de um depósito de arquivos somente chega até o usuário por intermédio de instrumentos de pesquisa, que resumem e localizam os documentos dentro de um arquivo permanente e podem ser genéricos e globais. Dentre estes instrumentos encontram-se
catálogos.
inventários.
índices.
repertórios.
guias.
O objetivo de uma descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, visando efetivar o acesso aos mesmos. Com esse objetivo, existem áreas e regras gerais para descrição arquivística que abrangem alguns elementos. Na área conhecida como contextualização, considere a informação a seguir.
Essa informação se refere a
sistema de arranjo.
dimensão e suporte.
história arquivística.
condição de acesso.
nível de descrição.
Para efetivar o acesso aos documentos permanentes de qualquer instituição, pública ou privada, o arquivista pode elaborar vários instrumentos, mas só um vai descrever os conjuntos documentais ou partes dos fundos. Este instrumento segue, fundamentalmente, a ordem sequencial dos verbetes, sem fazer seleção ou pular documentos, sendo que a apresentação pode seguir ou não a disposição física dos documentos. Este instrumento é o(a)
índice.
inventário.
repertório.
guia.
relação.
Um pesquisador necessita obter informações sobre um arquivo do IBGE, mas não está certo sobre qual. Nesse caso, o arquivista deverá indagar ao pesquisador sobre nomes, termos, códigos ou expressões que possam ser usados para a pesquisa, identificação e localização das descrições arquivísticas. Esses elementos de informação que levam ao arquivo desejado são os(as)
pontos de acesso.
níveis de descrição.
entidades coletivas.
áreas de controle.
fases de relacionamento.
Acerca do inventário, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta a definição de repertório.
Corresponde(m) a atividade(s) típica(s) do arquivo permanente o(a)
O quadro de arranjo resulta do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo por ela produzido e acumulado. Esse esquema é utilizado na fase:
de avaliação, para efeitos de destinação do acervo.
intermediária, para organização do acervo nos espaços de armazenamento.
de produção documental, visando à racionalização administrativa.
permanente, para ordenação dos conjuntos documentais.
de tramitação, para maior controle do fluxo documental.
Assinale a opção que indica instrumentos de pesquisa característicos de arquivos permanentes.
Guia, índice e catálogo.
Catálogo, inventário topográfico e índice.
Repertório, índice e códice.
Inventário topográfico, guia e códice.
Guia, repertórios e vocabulário controlado.
A descrição é a função arquivística destinada a:
possibilitar a utilização do documento pelo produtor durante todo o ciclo vital.
estabelecer a categoria de assunto sob a qual os documentos sejam recuperados.
possibilitar que os dados contidos nos documentos cheguem até aos pesquisadores.
representar os documentos por termos ou palavras-chave.
reordenar documentos de um acervo sem prejuízo da organicidade.
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