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Julgue os próximos itens, relativos a ações culturais e educativas em arquivos.
Uma importante competência do arquivo permanente é aquela que envolve as ações culturais e educativas, pois tais atividades colaboram para consolidar o papel social do arquivo ao promover a integração com a comunidade.
A contradição existente na organização dos arquivos permanentes é que o arranjo é:
uma operação intelectual e material.
baseado na forma administrativa, mas atende ao pesquisador.
definido pelo princípio da proveniência e internamente pelos assuntos dos documentos.
temático e a descrição é orgânica.
estrutural e a classificação funcional.
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As atividades de ação cultural e educativa devem ser realizadas fora do arquivo, a fim de não prejudicar as atividades voltadas para o suporte à administração e para a pesquisa científica. Ao público em geral deve-se levar o material produzido pelo arquivo, relativo à memória da sociedade.
Quanto ao conceito de arranjo, assinale a assertiva correta.
É usado para designar a organização dos documentos nos arquivos de terceira idade.
É uma operação diferente da classificação.
É a operação que se resume à ordenação dos conjuntos documentais ainda não atingidos pela aplicação da tabela de temporalidade.
A teoria das três idades é o seu embasamento metodológico.
Tem como sinônimo arquivamento.
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A dimensão cultural dos arquivos teve início com o acesso aos arquivos pelos cidadãos interessados na investigação histórica. Atualmente, entende-se que tal dimensão possibilita legitimar o papel dos arquivos, sobretudo na esfera pública, como agentes de democratização do acesso à informação.
Os níveis de descrição apresentados como modelo pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), são os seguintes:
I. Fundo.
II. Classe.
III. Subclasse.
IV. Subsérie.
Os itens corretos são
I e III
I e II
II e III
I e IV
III e IV
O catálogo é o instrumento de pesquisa
que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos.
autônomo ou complementar produzido pela indexação.
que fornece informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.
que descreve parcialmente todas as séries de um fundo, respeitada ou não a ordem de classificação.
que descreve exaustivamente ou parcialmente um fundo ou uma de suas subdivisões e toma por unidade a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.
Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa para permitir uma visão do conjunto dos serviços de arquivo, de modo a possibilitar ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, estamos falando do
inventário sumário.
inventário preliminar.
anuário.
guia.
índice seletivo.
O elemento de identificação do local de produção de um documento, definido pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é a
data tópica.
data crônica.
data-limite.
data-assunto.
data de produção.
O elemento de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) que tem como objetivo oferecer informações referenciais sobre a produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia é:
área de contextualização.
história administrativa/biografia.
história arquivística.
procedência.
âmbito e conteúdo
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