Questões sobre Arquivos Permanentes

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Julgue os próximos itens, relativos a ações culturais e educativas em arquivos.

Uma importante competência do arquivo permanente é aquela que envolve as ações culturais e educativas, pois tais atividades colaboram para consolidar o papel social do arquivo ao promover a integração com a comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A contradição existente na organização dos arquivos permanentes é que o arranjo é:

  • A.

    uma operação intelectual e material.

  • B.

    baseado na forma administrativa, mas atende ao pesquisador.

  • C.

    definido pelo princípio da proveniência e internamente pelos assuntos dos documentos.

  • D.

    temático e a descrição é orgânica.

  • E.

    estrutural e a classificação funcional.

Julgue os próximos itens, relativos a ações culturais e educativas em arquivos.

As atividades de ação cultural e educativa devem ser realizadas fora do arquivo, a fim de não prejudicar as atividades voltadas para o suporte à administração e para a pesquisa científica. Ao público em geral deve-se levar o material produzido pelo arquivo, relativo à memória da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao conceito de arranjo, assinale a assertiva correta.

  • A.

    É usado para designar a organização dos documentos nos arquivos de terceira idade.

  • B.

    É uma operação diferente da classificação.

  • C.

    É a operação que se resume à ordenação dos conjuntos documentais ainda não atingidos pela aplicação da tabela de temporalidade.

  • D.

    A teoria das três idades é o seu embasamento metodológico.

  • E.

    Tem como sinônimo arquivamento.

Julgue os próximos itens, relativos a ações culturais e educativas em arquivos.

A dimensão cultural dos arquivos teve início com o acesso aos arquivos pelos cidadãos interessados na investigação histórica. Atualmente, entende-se que tal dimensão possibilita legitimar o papel dos arquivos, sobretudo na esfera pública, como agentes de democratização do acesso à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os níveis de descrição apresentados como modelo pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), são os seguintes:

 

I. Fundo.

II. Classe.

III. Subclasse.

IV. Subsérie.

 

Os itens corretos são

  • A.

    I e III

  • B.

    I e II

  • C.

    II e III

  • D.

    I e IV

  • E.

    III e IV

O catálogo é o instrumento de pesquisa

  • A.

    que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos.

  • B.

    autônomo ou complementar produzido pela indexação.

  • C.

    que fornece informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.

  • D.

    que descreve parcialmente todas as séries de um fundo, respeitada ou não a ordem de classificação.

  • E.

    que descreve exaustivamente ou parcialmente um fundo ou uma de suas subdivisões e toma por unidade a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.

Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa para permitir uma visão do conjunto dos serviços de arquivo, de modo a possibilitar ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, estamos falando do

  • A.

    inventário sumário.

  • B.

    inventário preliminar.

  • C.

    anuário.

  • D.

    guia.

  • E.

    índice seletivo.

O elemento de identificação do local de produção de um documento, definido pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é a

  • A.

    data tópica.

  • B.

    data crônica.

  • C.

    data-limite.

  • D.

    data-assunto.

  • E.

    data de produção.

O elemento de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) que tem como objetivo oferecer informações referenciais sobre a produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia é:

  • A.

    área de contextualização.

  • B.

    história administrativa/biografia.

  • C.

    história arquivística.

  • D.

    procedência.

  • E.

    âmbito e conteúdo

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