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A acumulação, formação típica dos arquivos, opõe-se à coleção, em que há
procedimentos seletivos de reunião de documentos.
transferência natural de documentos.
relações orgânicas entre os documentos.
correspondência entre os documentos e as atividades da instituição.
ligação entre os valores primários e secundários dos documentos.
No Brasil, a política de acesso aos documentos está imbuída de novos dispositivos legais, oriundos da promulgação do Decreto n.º 4.553, de 27 de dezembro de 2002. Por meio desse decreto, estão inseridos, na categoria de secretos, os dados ou informações referentes a
planos ou operações de interesse da defesa nacional.
Uma entidade, pública ou privada, deve organizar seus arquivos com base
nas linguagens ou sistemas de signos adotados para comunicar os diferentes conteúdos.
nos assuntos tratados na correspondência dos seus órgãos de cúpula.
nos códigos de classificação dos documentos do governo federal.
na distribuição hierárquica dos documentos em dez grandes classes.
nas competências, funções e atividades por ela desenvolvidas.
No Brasil, a política de acesso aos documentos está imbuída de novos dispositivos legais, oriundos da promulgação do Decreto n.º 4.553, de 27 de dezembro de 2002. Por meio desse decreto, estão inseridos, na categoria de secretos, os dados ou informações referentes a
soberania e integridade do território nacional.
De acordo com o disposto no Decreto n. 1.173 de 29 de junho de 1994, compete ao Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, entre outras atribuições,
premiar anualmente os profissionais que mais se destacam na área arquivística.
recolher ao Arquivo Nacional os documentos privados de interesse público.
enviar representantes da comunidade arquivística brasileira para os eventos internacionais.
exercer orientação normativa com vistas à gestão de documentos de arquivo.
fiscalizar os cursos de graduação em Arquivologia existentes no Brasil.
No Brasil, a política de acesso aos documentos está imbuída de novos dispositivos legais, oriundos da promulgação do Decreto n.º 4.553, de 27 de dezembro de 2002. Por meio desse decreto, estão inseridos, na categoria de secretos, os dados ou informações referentes a
projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da defesa nacional.
Consideram-se públicos os documentos
produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos do poder público no desempenho de suas atividades.
cujo conteúdo não seja de conhecimento das pessoas jurídicas de direito privado.
reproduzidos por instituições do poder público.
fiscalizados pelo Ministério Público, no âmbito de suas atribuições
submetidos a venda pública, em favor de uma entidade estatal.
No Brasil, a política de acesso aos documentos está imbuída de novos dispositivos legais, oriundos da promulgação do Decreto n.º 4.553, de 27 de dezembro de 2002. Por meio desse decreto, estão inseridos, na categoria de secretos, os dados ou informações referentes a
sistemas, instalações, programas, projetos, planos ou operações de interesse da defesa nacional.
Por diagnóstico de arquivos entende-se
o recolhimento da massa documental acumulada.
a elaboração de planos de destinação de documentos.
a execução das determinações das tabelas de temporalidade.
a aplicação das normas ISAD(G).
a análise das informações básicas sobre arquivos.
Com relação aos documentos sigilosos, julgue os seguintes itens.
Compete ao arquivista atribuir o grau de secreto aos documentos classificados como reservados, secretos e confidenciais e que venham a compor um conjunto no STJ.
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