Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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O documento é sigiloso quando a ele é atribuído algum grau de sigilo, em razão de o acesso ao seu conteúdo poder colocar em risco direitos individuais ou coletivos. Um documento sigiloso classificado como “reservado” NÃO poderá manter este grau de sigilo por mais do que:

  • A. 5 anos.
  • B. 30 anos.
  • C. 15 anos.
  • D. 20 anos.
  • E. 10 anos.

O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse público e social poderá ser franqueado mediante autorização de seu proprietário ou possuidor. Consideram-se arquivos privados aqueles conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas:

  • A. como herança de ascendente brasileiro.
  • B. que conviveram com os fatos que cercam a história.
  • C. em decorrência de suas atividades.
  • D. reconhecidas pela dedicação histórica.
  • E. no campo das artes ou produção científica.

Há temas relacionados à empresa que não devem ser do conhecimento do público em geral. Assim, em vez de ter sua difusão liberada, receberá uma classificação sigilosa de menor intensidade, que é:

  • A. secreto.
  • B. protegido.
  • C. reservado.
  • D. guardado.
  • E. ostensivo.

As organizações por vezes se defrontam com situações em que documentos deixam de ser necessários, demandando transferência para arquivos de caráter geral, mas em condições de cumprir papel de guarda intermediária. Este procedimento normalmente é consequência da necessidade de se atender a prazos legais, ou discricionários, para que, a partir deste momento, recebam a destinação final, que costuma ser a eliminação do documento, ou:

  • A. transferência para instituições que os aceitem.
  • B. recolhimento para guarda permanente.
  • C. oferecimento a instituições de ensino e pesquisa.
  • D. copiá-los para possível arquivamento futuro
  • E. produção de uma memória descritiva sintética.

Gestores e administradores devem manter documentos de alto valor primário nas proximidades do seu local de uso, registrando-os no momento de sua criação, ou de seu recebimento. Caso tenham de transferi-los para arquivos intermediários, deverão fazê-lo mediante registro em um(a):

  • A. manifesto de mudança.
  • B. guia de situação.
  • C. registro de evolução.
  • D. listagem de transferência.
  • E. declaração de destino.

Ao conjunto de procedimentos e operações técnicas necessárias à produção, tramitação, uso, avaliação, arquivamento e guarda de documentos nas fases corrente e intermediária, que visem à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, denomina-se:

  • A. protocolo.
  • B. gestão de documentos.
  • C. processo administrativo.
  • D. tipologia.
  • E. administração de arquivo.

A autoria e a integridade de um documento podem ser reforçadas pela assinatura digital, já regulamentada no Brasil. Assim, documentos de arquivo que resultem das atividades realizadas pela entidade produtora devem ser compreendidos no contexto orgânico da produção para que sejam mantidas suas características e seus valores de:

  • A. face.
  • B. armazenamento.
  • C. prova.
  • D. higiene.
  • E. produtividade.

Em 2008 foi inaugurado o Museu do Futebol do Pacaembu, projeto que ocupou área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio, transformando o espaço em algo voltado para os mais diferentes aspectos que cercam a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. Sem sombra dúvida, trata-se de um:

  • A. perfeito exemplo de arquivo especial.
  • B. arquivo setorial típico.
  • C. caso exemplar de arquivo especializado.
  • D. arquivo geral padrão.
  • E. caso admirável de arquivo central.

Após análise e avaliação dos documentos acumulados em arquivo, devem-se estabelecer os prazos de guarda e determinar os que precisam ser eliminados. Além disso, selecionar os que serão recolhidos ao arquivo permanente por apresentarem valor:

  • A. venal.
  • B. histórico.
  • C. intermediário.
  • D. primário.
  • E. secundário.
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