Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Ainda que possuindo os mesmos elementos componentes dos documentos arquivísticos convencionais, os documentos arquivísticos eletrônicos diferenciam-se dos primeiros porque tais componentes são armazenados e gerenciados, separadamente, como:

  • A. insumos.
  • B. bits.
  • C. pluridados.
  • D. suportes.
  • E. metadados.

Assegurar a preservação de documentos que NÃO são mais movimentados é uma das funções do arquivo:

  • A. histórico.
  • B. morto.
  • C. de custódia.
  • D. permanente.
  • E. intermediário.

Para BELLOTO (2009), em relação aos documentos e seu ciclo vital, o tempo distancia a História da:

  • A. realidade.
  • B. Arquivística.
  • C. vida.
  • D. compreensão.
  • E. Administração.

O fundo de arquivo tem origem teórica na formulação do princípio de:

  • A. permanência.
  • B. acumulação.
  • C. arquivamento.
  • D. proveniência.
  • E. ciclo vital.

De um modo geral, as peças de correspondências dentro de coleções naturais nos arquivos privados NÃO devem ser:

  • A. catalogadas.
  • B. arranjadas.
  • C. classificadas.
  • D. identificadas.
  • E. arquivadas.

O IPTr, Instituto de pesquisas de doenças tropicais de Manaus, alcançou - tudo indica - sua melhor performance no último teste da vacina antiamarílica por ele desenvolvida “a fim de combater a malária endêmica e devastadora”, conforme resumiu seu presidente, o Dr. Silvio Dettal. Este tema até agora não tinha feito parte da agenda dos grandes laboratórios internacionais, mas tudo poderá mudar, afinal a dimensão do problema e o seu tratamento com a vacina brasileira certamente afetarão o quadro de perdas e danos no mundo tropical de todo o planeta. No Brasil, o IPTr assegura que será mantido “rigoroso sigilo” da fórmula de produção da vacina, já que “revelações não-autorizadas poderão frustrar objetivos e acarretar danos à sociedade, ao Estado e às demais partes envolvidas”. Afirma ainda o Dr. Dettal que “pessoas não autorizadas que tomem conhecimento do processo poderão prejudicar o esperado retorno, criando embaraços evitáveis”. A classificação sigilosa a ser aplicada, portanto, ao caso deverá ser:

  • A. ostensivo.
  • B. reservado.
  • C. secreto.
  • D. confidencial.
  • E. ultrassecreto.

Arquivo é um conjunto de documentos produzidos ou recebidos por pessoa física, pessoa jurídica e por todo serviço de instituição pública ou privada no exercício de suas atividades. Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos estabelecidos junto aos órgãos operacionais que cumprem função corrente são classificados como:

  • A. setoriais.
  • B. centrais.
  • C. gerais.
  • D. concorrentes.
  • E. específicos.

A imprensa estrangeira publicou contundentes matérias sobre os estragos produzidos por temporais que se precipitaram sobre São Nunca, destruindo parte do acervo da Independência da nação que lá ainda existia. O certo é que os arquivos perdidos incluíam material do gênero cartográfico, tais como:

  • A. correspondência entre Brasil, Portugal e Espanha.
  • B. estudos produzidos sobre indígenas Tupis e Tapuias.
  • C. mapas, plantas, desenhos, perfis.
  • D. desenhos, cartazes, fotos, esculturas, painéis.
  • E. estudos sobre as finanças Metrópole-Colônias.

A tecnologia provocou uma explosão burocrática, que gera enormes quantidades de documentos, grande parte deles dependentes de arquivamento. Esta realidade se contrapõe aos espaços livres disponíveis, o que acarreta elevação de custos, mas também valorização das operações de arquivamento. Destas operações, fazem parte a inspeção, a classificação, além do(a):

  • A. ordenação.
  • B. seleção.
  • C. julgamento.
  • D. encomenda.
  • E. equilíbrio.

Os documentos da fase corrente são utilizados para o cumprimento das atividades administrativas, tais como a tomada de decisões, avaliação de processos e controle das tarefas. No entanto, as principais atividades desempenhadas nesta fase incluem expedição, arquivamento, empréstimo, consulta, destinação, além do(a):

  • A. aquisição.
  • B. contrição.
  • C. simulação
  • D. requisição.
  • E. protocolo.
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