Questões sobre Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário

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Ao receber as documentações de três funcionários recém contratados, o(a) recepcionista utilizará o método alfabético para arquivar. Qual seria a forma correta identificar os documentos dos três funcionários abaixo?
Pedro Paulo Corrêa. Thiago Gonçalves. Antônio Carlos de Souza.

    A) Paulo Corrêa, Pedro; Gonçalves, Thiago; Carlos de Souza, Antônio.

    B) Pedro Paulo Corrêa; Thiago Gonçalves; Antônio Carlos de Souza.

    C) Pedro, Paulo Corrêa; Gonçalves, Thiago; Antônio Carlos, de Souza.

    D) Corrêa, Pedro Paulo; Gonçalves, Thiago; Souza, Antônio Carlos de.

Com relação aos métodos de arquivamento, escolha a alternativa incorreta:

    A) Método alfabético: é muito indicado para arquivos de correspondência.

    B) Método específico: Nesse método, as pastas são ordenadas por assunto.

    C) Método ideográfico: Esse método se propõe a agrupar os assuntos de acordo com os locais.

    D) Método numérico: É considerado indireto, pois sua consulta depende de um índice.


Assinale a alternativa que NÃO apresenta um método de arquivamento de documentos.

    A) Numérico

    B) Geográfico

    C) Alfabético

    D) Ideográfico

    E) Democrático

Em relação aos arquivos permanentes, analise as assertivas abaixo:
I. O Arquivo Nacional (2005) define arranjo como sendo a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo e de uma biblioteca, de acordo com um plano de classificação. II. A descrição de documentos de arquivo é uma das funções arquivísticas que está relacionada com a fase permanente. III. Segundo Bellotto (2007), é importante não deixar de compreender que o mesmo princípio que norteia o trabalho de classificação no âmbito dos arquivos não se perca na organização dos arquivos permanentes.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Em relação à avaliação documental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É uma das funções arquivísticas que contribui para a identificação do valor do documento para a instituição. ( ) É nessa função que é gerada a Tabela de Classificação, instrumento de gestão de arquivos de uma instituição. ( ) A ausência dessa função em uma determinada instituição é fundamental para realizar uma destinação coerente de documentos de arquivo (eliminação ou guarda permanente), sem acarretar em riscos para a preservação e o resgate da memória institucional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – F.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) V – V – V.

Considere os nomes hipotéticos de pessoas físicas apresentados abaixo.



A aplicação correta à regra de alfabetação para arquivamento está expressa em:

    A)

    B)

    C)

    D)


    E)

As guias divisórias dos arquivos têm a finalidade de facilitar a busca de documentos e seu posterior arquivamento. Quanto à sua função, a subdivisão da guia secundária denomina-se guia

    A) subsidiária.

    B) especial.

    C) primária.

    D) conjunta.

    E) suporte.

Os métodos de arquivamento são divididos em métodos básicos e métodos padronizados. É considerado um método básico de arquivamento:

    A) Alfanumérico.

    B) Variadex.

    C) Mnemônico.

    D) Automático.

    E) Enciclopédico.

Com base na teoria das três idades da gestão de documentos, analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S):


I. Os arquivos Intermediários (segunda idade) são documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente devido ao seu valor histórico-cultural.

II. Os arquivos Permanentes (terceira idade) não podem ser eliminados.

III. Os arquivos Correntes (primeira idade) são aqueles em tramitação, que são frequentemente consultados.

    A) Apenas I está correto.

    B) Apenas I e II estão corretos.

    C) Apenas I e III estão corretos.

    D) Apenas II e III estão corretos.

    E) Todos estão corretos.

A gestão de documentos compreende três fases (Produção, Utilização e Destinação). Assinale a alternativa que apresenta uma atividade que pertence à fase Utilização:

    A) Determinar o prazo de guarda.

    B) Definir os documentos que serão objeto de arquivamento permanente e os que deverão ser eliminados.

    C) Elaborar normas de acesso.

    D) Criação de documentos.

    E) Prevenir para que documentos não essenciais não sejam produzidos.

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