Lista completa de Questões sobre Terminologia Arquivistica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Terminologia Arquivistica - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2017
Conforme a terminologia empregada em sistemas e métodos de arquivamento, todos os arquivos que estão em uso CORRENTE e CONSTANTE são denominados:
Referente à terminologia arquivística, relacione adequadamente os termos aos respectivos conceitos.
A sequência está correta em
Na produção de documentos, o esboço que serve de base para a sua elaboração final é conhecido como
Associe os termos arquivísticos apresentados na coluna à esquerda às afirmativas destacadas na coluna à direita.
A sequência correta é
Arquivologia - Terminologia Arquivistica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Que nome se dá ao termo, palavra-chave, expressão ou código, que pode ser usado para pesquisar, identificar e localizar descrições arquivísticas, inclusive registros de autoridade na ISAAR-CPF?
Arquivologia - Terminologia Arquivistica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Na ISAAR-CPF, a indicação de lugares e/ou jurisdições predominantes, onde a entidade coletiva, pessoa ou família se estabeleceu, viveu ou residiu ou teve alguma outra ligação, encontra-se na área de
De acordo com as terminologias empregadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o termo anopistógrafo denomina-se:
A origem do termo arquivo está relacionada ao
A palavra "paleografia" significa "escrita antiga", pela junção das palavras latinas paleo (antigo) egraphia (escrita). Assim, paleografia é a designação dada à ciência que estuda os documentos antigos, sejam eles escritos com letras ou com grafia musical, e seja qual for o suporte da escrita (pergaminho, velino, cera, papiro, tecido, papel...). Os documentos mais estudados pela paleografia são anteriores ao século XVIII. A paleografia estuda as formas de escrita (cursiva, gótica, carolina...), a história dos documentos, o suporte em que se encontra a escrita e tudo o mais que possa contribuir para o esclarecimento da história dos documentos, do contexto temporal, espacial e cultural em que foram produzidos. Existem outras ciências auxiliares da paleografia e das quais ela é, por sua vez, complementar, como a sigilografia (estudo da escrita sobre selos), a diplomática (estudo de documentos oficiais), a numismática (estudo de moedas), a epigrafia (estudo da escrita sobre pedra), a papirologia (estudo de papiros) e a codicologia (estudo de códices).
O início da paleografia enquanto ciência remonta ao século?
Reália é como os bibliotecários denominam os objetos desprovidos de linguagem, extraídos da natureza ou fabricados pelo homem. Na prática arquivística brasileira, no entanto, tais documentos são comumente chamados de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...