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Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística e de indexação de documentos, julgue os itens seguintes.
O plano de classificação e a Tabela Unificada de Assuntos Processuais do Judiciário Brasileiro podem ser citados como exemplos de instrumentos utilizados na indexação de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do tratamento, guarda e recuperação de documentos, julgue os próximos itens.
O método de arquivamento tem influência direta na eficiência do processo de recuperação de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística e de indexação de documentos, julgue os itens seguintes.
O MoReq-Jus (Versão 1.0) postula que a indexação envolve duas etapas principais: tradução, que é atividade de definição dos assuntos tratados no documento; e análise conceitual, que consiste na conversão dos conceitos identificados na etapa de tradução à linguagem de indexação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do tratamento, guarda e recuperação de documentos, julgue os próximos itens.
O gênero do documento é uma informação relevante para a determinação dos prazos de guarda de documentos no arquivo.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística e de indexação de documentos, julgue os itens seguintes.
Considerando a evolução tecnológica, é possível realizar a indexação de documentos de forma automática, por meio de sistemas informatizados.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens de 101 a 105, relativos a arquivologia.
O acondicionamento de fotografia em arquivo deve ser realizado em fôlder confeccionado em papel de pH neutro, método diferente do utilizado para a guarda de negativos, que devem ser acondicionados em envelopes confeccionados em papel de pH básico ou polietileno.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de arquivologia, julgue os itens de 109 a 112. O princípio arquivístico fundamental para a organização dos documentos é o princípio temático, também conhecido como princípio da pertinência.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de arquivologia, julgue os itens de 109 a 112. O arquivo do Departamento de Polícia Federal é constituído de todos os documentos produzidos e(ou) recebidos, no cumprimento da missão institucional. O tratamento desse arquivo deve ser feito de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Arquivos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de arquivologia, julgue os itens de 109 a 112. A gestão de documentos, reconhecida inclusive na legislação arquivística brasileira, visa garantir que os arquivos sejam instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e elementos de prova e informação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de arquivologia, julgue os itens de 109 a 112. Em algumas situações, os documentos de arquivo precisam passar por vários setores da instituição, onde são tomadas decisões com relação ao tema do documento. A trajetória realizada pelo documento desde sua produção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecida como tramitação. A trajetória realizada pelo documento deverá ser registrada para futuro conhecimento.
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