Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes.

Os editais para eliminação de documentos devem consignar prazo mínimo de sessenta dias para manifestações contrárias, desentranhamento de documentos ou para cópias de peças de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes.

A eliminação de documentos nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal deve ocorrer após a conclusão do processo de avaliação, conduzido por uma comissão de avaliação de documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes.

Os documentos a serem eliminados devem ser registrados no plano de destinação de documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

Quando uma instituição recebe documentos de várias pessoas que têm entre si uma ligação de parentesco, a classificação e o inventário devem respeitar a individualidade de cada um, não havendo razão para evidenciar a hierarquia de seus fundos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes.

O ato de eliminação deve ser registrado por meio de listagem de eliminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

Comumente consideradas semelhantes pelos arquivistas brasileiros, as operações de classificação e arranjo são distintas, aplicadas na organização dos arquivos correntes e dos arquivos permanentes, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

A avaliação e a destinação dos documentos digitais são feitas a partir de instrumento de avaliação próprio, diferente da tabela de temporalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

A organização dos documentos de valor secundário fundamenta-se na premissa de que, para o usuário, a informação contida no documento é mais importante do que o contexto que a criou.

  • C. Certo
  • E. Errado

julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, resultado direto do processo de avaliação, é denominado código de classificação de documentos de arquivo da atividade-meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

O arranjo documental se baseia em dois métodos, estrutural e funcional, e sua aplicação tem gerado controvérsias na literatura e na prática arquivística. Contudo, observa-se, tanto na literatura internacional quanto nacional, que não há a adoção de um método puramente estrutural ou funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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