Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos métodos de ordenação mais usados é o alfabético. Ao usar a ordem alfabética para nomes é preciso seguir regras. Nesse sentido, considere a lista alfabética seguinte.

Acerca do método alfabético, das regras de alfabetação para nomes e da lista acima, julgue os itens que se seguem.

Nomes de empresas e instituições devem ser transcritos como se apresentam; portanto, o nome da empresa A Barateira Ltda. está alfabetado corretamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do arranjo de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

Classificação é um conjunto de operações intelectuais, realizado com a finalidade de organizar os documentos de um arquivo, segundo um esquema lógico embasado na estrutura administrativa ou nas funções e atividades da entidade que gerou ou acumulou os documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físicoquímicas dos suportes que permitem a conservação dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às medidas de preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos, julgue os itens de 84 a 90.

O objetivo do microfilme de preservação é proteger o documento do uso e manuseio constante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.

A ordenação geográfica, que é típica do sistema direto, tem como elemento principal o correspondente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos métodos de ordenação mais usados é o alfabético. Ao usar a ordem alfabética para nomes é preciso seguir regras. Nesse sentido, considere a lista alfabética seguinte.

Acerca do método alfabético, das regras de alfabetação para nomes e da lista acima, julgue os itens que se seguem.

Quando o método alfabético é adotado, devem-se utilizar etiquetas e guias divisórias com letras para organizar e facilitar a localização dos documentos, fichas ou pastas. As anotações podem ser simples e abertas — por exemplo: A, B, Ab, Ac —, compostas ou fechadas, indicando os limites inicial e final, por exemplo: A-C, Ba-Bi.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.

Pastas de um arquivo classificadas como acordos, convênios, correspondências, relatórios, processos, formulários e guias são exemplos da utilização do método de arquivamento por assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O estudo dos estatutos, regimentos, regulamentos, normas, organogramas e demais documentos constitutivos da instituição é uma das várias etapas na organização dos arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O sistema descentralizado de arquivos correntes estabelece a reunião de todas as atividades de controle (recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição) de documentos de uso corrente no setor de protocolo e arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A avaliação tem um objetivo muito simples: identificar o valor dos documentos de maneira a estabelecer prazos de retenção nas fases corrente e permanente, definindo, assim, as possibilidades de eliminação, microfilmagem ou guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a terminologia adotada pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, julgue os itens que se seguem.

A comissão de avaliação é um grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documentos de um arquivo e, também, é responsável pela elaboração do quadro de arranjo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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