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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
A análise cuidadosa do gênero e da natureza dos documentos que chegam a um órgão público ou que dele saem é suficiente para se determinar a escolha dos métodos principal e auxiliares de arquivamento a serem adotados na organização da documentação corrente.
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
O arranjo dos documentos de arquivo tem, como fundamentos teóricos, o princípio de respeito aos fundos e o princípio da ordem original ou da ordem primitiva.
Quanto ao programa descritivo em arquivos, julgue os itens de 85 a 91.
A descrição se resume ao caminho percorrido desde a análise crítica do material documentário até a sua síntese e interpretação.
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Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
A divisão da documentação em classes, conforme os temas, caracteriza o método de arquivamento dígito-terminal.
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
O arranjo interno de um fundo de arquivo pode ser temático para facilitar todo o processo de acesso à informação.
Acerca dos instrumentos de pesquisa, julgue os itens seguintes.
O resultado dos vários elementos da NOBRADE gera, exclusivamente, o instrumento de pesquisa denominado guia.
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Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
O método de arquivamento por assunto depende da interpretação dos documentos e de um amplo conhecimento das atividades organizacionais.
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
Os níveis de classificação de um quadro de arranjo, por exemplo, são resultado da aplicação de princípios de classificação ou de divisão.
Acerca dos instrumentos de pesquisa, julgue os itens seguintes.
Os instrumentos de pesquisa de uso interno são aqueles que orientam e subsidiam o trabalho do arquivista quanto ao arranjo e à descrição dos documentos. Tais instrumentos incluem, entre outros, as listagens que acompanham os recolhimentos e os esquemas da evolução administrativa.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 96 a 101, acerca dos instrumentos de pesquisa.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é uma adaptação das normas internacionais à realidade brasileira. A NOBRADE considera a existência de seis principais níveis de descrição: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), grupo (nível 3), subgrupo (nível 4) e dossiê (nível 5).
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