Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que concerne à classificação, à descrição e às ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.

A organização de fundos de arquivo deve, de acordo com a literatura da área, utilizar sistemas de classificação a posteriori, que é resultado da análise e do conhecimento do próprio fundo de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens seguintes.

O desmembramento é a retirada de folhas ou peças de um processo, mediante despacho prévio da autoridade competente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

A implementação da gestão de documentos depende muito mais da relação do arquivista com o historiador do que com o administrador.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à classificação, à descrição e às ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.

Schellenberg defende que os documentos podem ser classificados por assuntos somente em situações excepcionais, como é o caso do material de referência, isto é, não arquivístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

A fase de destinação do programa de gestão de documentos compreende a identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário e a eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De forma sintética, entende-se por políticas públicas arquivísticas o conjunto de premissas, decisões e ações que contemplam os diversos aspectos relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística de natureza pública e privada. Um fato muito freqüente é confundir legislação arquivística com política arquivística. A legislação fornece elementos normalizadores à política, mas não é em si mesma uma política. José Maria Jardim. Políticas públicas arquivísticas: princípios, atores e processos.`

                 

 Em relação às idéias do texto acima e à legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

A tabela de temporalidade de documentos deverá ser aprovada, exclusivamente, pela direção do órgão público, enquanto a listagem e o edital de eliminação de documentos deverão ser aprovados pela instituição arquivística pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.

A classificação de ostensivo é dada aos documentos de arquivo cuja divulgação não prejudica o órgão ou o ministério.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.

Um dos níveis de aplicação de programas de gestão de documentos é o máximo, que inclui a adoção de programas básicos para elaboração e gestão de formulários, a elaboração de sistemas de arquivos correntes, a gestão de correspondência etc.

  • C. Certo
  • E. Errado

De forma sintética, entende-se por políticas públicas arquivísticas o conjunto de premissas, decisões e ações que contemplam os diversos aspectos relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística de natureza pública e privada. Um fato muito freqüente é confundir legislação arquivística com política arquivística. A legislação fornece elementos normalizadores à política, mas não é em si mesma uma política. José Maria Jardim. Políticas públicas arquivísticas: princípios, atores e processos.`

                 

 Em relação às idéias do texto acima e à legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

A comissão permanente de avaliação de documentos de uma instituição de saúde deverá ser composta por representantes do corpo clínico e da equipe de saúde, pelo arquivista, pelos servidores das unidades organizacionais às quais se refiram os documentos a serem avaliados, pelo representante da comissão de revisão de prontuários e pelo representante da área jurídica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

Os arquivos, à medida que aumentam em volume, tornam-se também mais complexos. A complexidade dos documentos públicos é causada, em grande parte, pela complexidade do próprio governo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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