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Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.
A organização de arquivos permanentes por fundos é indispensável no mundo moderno, pois substitui outras formas de organização que não privilegiam a natureza dos documentos de arquivo, tais como assunto, ordem cronológica única, formato ou suporte material.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O acesso aos documentos se concretiza, fundamentalmente, com a organização dos acervos documentais. Acerca da classificação de documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.
É importante estabelecer os mesmos princípios de divisão no quadro de arranjo. Nesse sentido, se uma subdivisão é feita pelas funções, todas as unidades de classificação nesse nível devem ser identificadas pelas funções.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
O documento de arquivo transferido ao arquivo intermediário permanece com o acesso restrito à unidade que o acumulou, podendo, com a autorização da unidade acumuladora, ser acessado por outras unidades.
Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.
A organização de um arquivo permanente é mais fácil para um historiador se for temática, cronológica ou geográfica. Porém, essa forma de organização dilui, ou até elimina, a percepção da razão de ser do documento.
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Assinale a opção correta com relação ao conceito de arquivo.
O arquivo é produzido com objetivos culturais.
Os documentos nos arquivos existem em numerosos exemplares.
Um arquivo é formado por documentos produzidos e(ou) recebidos a partir das atividades desenvolvidas por uma instituição pública ou privada.
Os documentos de um arquivo são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.
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Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
O termo "documentação semi-ativa" está sendo usado no texto como sinônimo de documentos da fase intermediária.
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Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
O arquivo intermediário deve favorecer o baixo custo de armazenamento de documentos ainda com valor primário.
Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.
De acordo com Heloísa Bellotto, na ordenação interna dos fundos a fixação do grupo ou seção e do subgrupo ou subseção é feita por meio do órgão produtor, enquanto a série e a subsérie são definidas a partir das atividades e das espécies documentais.
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Um arquivo tem como função principal
eliminar os documentos sem valor, que dificultam a busca das informações importantes.
tornar disponível as informações contidas no acervo documental.
colecionar documentos históricos.
instruir, informar e entreter.
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Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
Publicações sem relação direta com a organização são consideradas informação não-orgânica.
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