Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.

A organização de arquivos permanentes por fundos é indispensável no mundo moderno, pois substitui outras formas de organização que não privilegiam a natureza dos documentos de arquivo, tais como assunto, ordem cronológica única, formato ou suporte material.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acesso aos documentos se concretiza, fundamentalmente, com a organização dos acervos documentais. Acerca da classificação de documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.

É importante estabelecer os mesmos princípios de divisão no quadro de arranjo. Nesse sentido, se uma subdivisão é feita pelas funções, todas as unidades de classificação nesse nível devem ser identificadas pelas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O documento de arquivo transferido ao arquivo intermediário permanece com o acesso restrito à unidade que o acumulou, podendo, com a autorização da unidade acumuladora, ser acessado por outras unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.

A organização de um arquivo permanente é mais fácil para um historiador se for temática, cronológica ou geográfica. Porém, essa forma de organização dilui, ou até elimina, a percepção da razão de ser do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação ao conceito de arquivo.

  • A.

    O arquivo é produzido com objetivos culturais.

  • B.

    Os documentos nos arquivos existem em numerosos exemplares.

  • C.

    Um arquivo é formado por documentos produzidos e(ou) recebidos a partir das atividades desenvolvidas por uma instituição pública ou privada.

  • D.

    Os documentos de um arquivo são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

O termo "documentação semi-ativa" está sendo usado no texto como sinônimo de documentos da fase intermediária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O arquivo intermediário deve favorecer o baixo custo de armazenamento de documentos ainda com valor primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.

De acordo com Heloísa Bellotto, na ordenação interna dos fundos a fixação do grupo ou seção e do subgrupo ou subseção é feita por meio do órgão produtor, enquanto a série e a subsérie são definidas a partir das atividades e das espécies documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um arquivo tem como função principal

  • A.

    eliminar os documentos sem valor, que dificultam a busca das informações importantes.

  • B.

    tornar disponível as informações contidas no acervo documental.

  • C.

    colecionar documentos históricos.

  • D.

    instruir, informar e entreter.

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Publicações sem relação direta com a organização são consideradas informação não-orgânica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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