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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.
As principais causas de deterioração dos materiais arquivísticos são: os agentes físicos (luz, umidade, temperatura); os agentes físico-mecânicos (ausência de proteção, manuseio incorreto, desastres); os agentes químicos (materiais instáveis, poeira, poluentes atmosféricos); e os agentes biológicos (microrganismos, insetos e roedores).
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no conhecimento arquivístico sistematizado, julgue os itens a seguir.
Documentos que se refiram exclusivamente a uma instituição não devem ser confundidos com o fundo arquivístico dessa instituição.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.
A luz solar é extremamente prejudicial aos documentos. Na área de armazenamento, a luz natural deve ser substituída por lâmpadas fluorescentes, que não prejudicam os documentos e podem ser utilizadas profusamente.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A gestão dos documentos públicos deve basear-se no conhecimento arquivístico e na legislação vigente no país. Com base na Resolução n.º 14/2001 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os seguintes itens.
Na classificação de documentos públicos, um dos elementos a ser considerado é a estrutura dos órgãos que produzem esses documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito dos documentos arquivísticos e da política de acesso a eles, julgue os itens a seguir.
A gestão de documentos arquivísticos ocupa-se dos documentos de fases intermediária e permanente.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.
Um programa de conservação deve referir-se ao conjunto de cuidados dispensados aos documentos e ao local de seu armazenamento, englobando todas as atividades direta ou indiretamente ligadas à preservação dos documentos. Deve estender-se, portanto, desde o projeto do prédio, escolha de equipamentos, manutenção das instalações, até a conscientização de funcionários e do público.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.
Os materiais orgânicos (papel, couro etc.) são higroscópicos, isto é, tendem a absorver água. O excesso de umidade no ar propicia o desenvolvimento de microrganismos, além de favorecer a combinação com poluentes, formando ácidos que prejudicam os documentos.O índice de umidade relativa do ar na área de armazenamento, portanto, deve ser inferior a 45%.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à arquivologia, julgue os itens subseqüentes.
Iconográficos são documentos em suporte fílmico resultantes da microrreprodução de imagens, com dimensões e rotações variáveis, contendo registros de imagens não estáticas.
Quanto à arquivologia, julgue os itens subseqüentes.
Repertório é o instrumento de pesquisa no qual são descritos, pormenorizadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, e que pode ser elaborado segundo critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.
Julgue os itens a seguir com base nos conceitos e nos princípios fundamentais da arquivologia. Chama-se arranjo a atividade de organizar os documentos segundo um sistema de classes dispostas em determinada ordem, a partir de elemento convencionado para sua recuperação, isto é, segundo critérios que permitam a localização dos documentos nos respectivos lugares em tal sistema. Os principais métodos utilizados para o arranjo são o alfabético, o cronológico, o temático, o numérico simples, o alfanumérico, o geográfico e o numérico cronológico.
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