Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação à natureza do conteúdo dos documentos arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.
As apólices, as certidões, os contratos, os extratos bancários e os laudos de auditoria são documentos de natureza contábil-financeira.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
É indicada a microfilmagem de todos os processos administrativos a serem transferidos para o arquivo central.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos processos de avaliação de documentos, é relevante aplicar o critério de amostragem para determinados conjuntos documentais. Acerca da amostragem, julgue os itens seguintes.
Os critérios de amostragem serão aplicados apenas aos conjuntos documentais de caráter permanente.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma das principais funções arquivísticas, a avaliação de documentos ganhou destaque com o volume cada vez maior de documentos acumulados pelos órgãos públicos. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens subseqüentes.
O principal objetivo da avaliação de documentos é a eliminação de documentos produzidos e recebidos pelas atividades-meio das instituições.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Por sua natureza, os processos possuem valor secundário, devendo ser recolhidos à guarda permanente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Na mensuração da documentação textual, é indicada a adoção da metragem linear.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma das principais funções arquivísticas, a avaliação de documentos ganhou destaque com o volume cada vez maior de documentos acumulados pelos órgãos públicos. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens subseqüentes.
Para o processo de avaliação de documentos ser criterioso, é necessário, entre outros aspectos, que ele esteja integrado às operações de classificação.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O arquivista responsável pelo gerenciamento das informações deverá identificar as similaridades e as antinomias existentes nos acervos arquivísticos que os distinguem dos acervos biblioteconômicos e museológicos. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.
O objetivo do arquivo é provar e testemunhar.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Na conversão da metragem cúbica para a metragem linear, com base na média indicada pela tabela internacional publicada pelo Arquivo Nacional, se obterá 518,4 m de documentos na situação mencionada.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma das principais funções arquivísticas, a avaliação de documentos ganhou destaque com o volume cada vez maior de documentos acumulados pelos órgãos públicos. Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação parte do pressuposto de que os documentos de arquivo têm valores primário e secundário. O valor primário reflete a importância que os documentos têm para seu produtor original e o secundário representa a utilidade que têm, posteriormente, para os pesquisadores.
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