Questões de Arquivologia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o histórico da ciência arquivística e do acesso à informação no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. A Reforma Administrativa, durante o governo Collor, teve pouca repercussão no que se refere à organização do setor de informação documental.
  • B. A digitalização documental no Brasil pode ser considerada precária, o que se explica pela condição desfavorável do país no que diz respeito às tecnologias de rede e ao acesso à Internet entre os países emergentes.
  • C. A perda do controle de acervo e as dificuldades de acesso à informação são dois dos principais problemas relacionados à manutenção de documentos nas instituições governamentais.
  • D. Em geral, pode-se afirmar que a facilidade no acesso aos arquivos em instituições governamentais, no nível municipal, é maior que no âmbito Federal.
  • E. A partir da década de 1990, houve maior atenção e uma crescente produção intelectual acerca do acesso a arquivos privados. Quanto aos arquivos públicos, tal interesse ainda é bastante restrito.

Sobre o ciclo vital dos documentos, correlacione a coluna A, contendo suas denominações, à coluna B, contendo suas características e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Arquivo primário.

2. Arquivo intermediário.

3. Arquivo permanente.

Coluna B

( ) Dinâmico, ativo e corrente.

( ) Tem como uma de suas peculiaridades o seu uso constante dentro do órgão em que foi produzido.

( ) Inclui os memorandos e as circulares.

( ) Caracterizam-se pela baixa frequência de uso, estando na espera por sua destinação final.

  • A. 1/ 1/ 1/ 2
  • B. 1/ 2/ 3/ 1
  • C. 3/ 1/ 1/ 1
  • D. 1/ 1/ 3/ 2
  • E. 3/ 2/ 2/ 1

Com relação ao acesso à informação no Brasil, os agentes envolvidos e as suas funções, analise as assertivas abaixo.

I. O Conselho Nacional de Arquivos e o Ministério da Ciência e Tecnologia são igualmente responsáveis pela ampliação da disponibilidade de instrumentos de pesquisa documental na Internet.

II. O Conselho Nacional de Arquivos é o principal responsável pela elaboração e divulgação de manuais sobre estudos de usuários em arquivos.

III. A ampliação da capacidade tecnológica dos arquivos públicos e privados brasileiros cabe ao Arquivo Nacional, ao Banco Mundial e a eventuais contribuidores do setor privado.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III, apenas.

Sobre o ciclo de vida documental, analise as assertivas abaixo.

I. Os arquivos permanentes são aqueles que possuem valor histórico, informativo ou probatório.

II. A passagem da fase intermediária para a fase permanente de um arquivo denomina-se transferência.

III. A passagem da fase corrente de um arquivo para a fase intermediária pode ser denominada guarda.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. I, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

Sobre o acesso à informação arquivística e seu histórico, analise as assertivas abaixo.

I. No século XX, o modelo do Estado de Bem-Estar trouxe novas dimensões à relação entre o poder público, os cidadãos e o seu acesso à informação.

II. O direito à informação implica não só um direito civil, mas também um direito social e um direito político.

III. Os documentos reservados recebem essa definição por no mínimo 15 anos.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. III, apenas.

Sobre a história da arquivística, analise as assertivas abaixo.

I. A partir da segunda metade do século XX, em âmbito internacional, a UNESCO promoveu a criação de centros de documentação e informação como forma de estímulo às instituições científicas, técnicas e industriais.

II. A modernização da burocracia estatal, na década de 1950, teve importante papel no que diz respeito à organização da Administração Pública e do acesso à informação. Nesse mesmo período, deu-se um estímulo à formação de novos pesquisadores e ao fortalecimento do ensino superior.

III. Durante a década de 1970, no Brasil, estabeleceram-se reformas em vista do princípio voltado para a complementabilidade entre as três idades que constituem o ciclo de vida dos documentos.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Sobre a arquivística e a sua história, em âmbito nacional e internacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Apesar de seu conservadorismo político, o Antigo Regime, na França, trouxe transformações no que concerne à organização e à utilização dos arquivos, valorizando os acervos de documentos como instrumentos de poder a serviço dos Estados.
  • B. Desde a Revolução Francesa, passou-se a pensar a documentação pública como algo que deve manterse restrito à esfera pública.
  • C. A abertura dos arquivos no Leste Europeu, desde a queda do muro de Berlim, e a atenção dos franceses para os arquivos do período de Vichy são duas questões históricas importantes que contribuíram para que se repensasse a questão da acessibilidade à documentação pública.
  • D. Já nas primeiras décadas, após a eclosão da Revolução Francesa, houve um forte movimento historiográfico voltado para a busca das coisas “tal como aconteceram” na documentação encontrada nos arquivos públicos.
  • E. No século XIX, não se pode falar em um interesse cultural nos arquivos públicos, mas apenas em um interesse administrativo.

Acerca da história da arquivística e de sua constituição enquanto ciência, analise as assertivas abaixo.

I. História e memória são conceitos equivalentes e justificam a preservação de todos os documentos presentes nas instituições públicas.

II. Durante o século XIX, as concepções de preservação da memória estiveram estreitamente ligadas ao projeto de Estado Nacional e da constituição de identidades nacionais.

III. É recorrente a associação entre arquivo e memória, mas associar o arquivo a um depósito da memória é uma questão problemática.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Correlacione a coluna A, contendo termos utilizados pela arquivística, à coluna B, contendo seus respectivos significados e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Atividade-fim.

2. Atividade-meio.

3. Ordenação.

4. Vigência.

Coluna B

( ) Qualidade pela qual permanecem efetivos e válidos os encargos e disposições contidos nos documentos.

( ) Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para auxiliar e viabilizar o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter instrumental e acessório.

( ) Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter substantivo para o seu funcionamento.

( ) Disposição dos documentos de uma série, a partir de elemento convencionado para sua recuperação.

  • A. 4/ 2/ 1/ 3
  • B. 4/ 1/ 2/ 3
  • C. 4/ 3/ 1/ 2
  • D. 3/ 4/ 1/ 2
  • E. 3/ 1/ 2/ 4

Sobre o uso de documentos, sua função e relação com a história, analise as assertivas abaixo.

I. Desde o século XX, passou a haver um questionamento da relação entre documento arquivístico e verdade histórica proposta pelos historiadores positivistas do século XIX.

II. O acesso a instituições arquivísticas pelos pesquisadores da área de história dá-se a partir da relação que estes mantêm com a documentação escrita, qual seja: resgatar a realidade dos eventos tais como eles aconteceram.

III. A dicotomia entre valor histórico e valor administrativo, até meados do século XIX, antecedeu a teoria das três idades documentais.

É correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...