Lista completa de Questões de Arquivologia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o histórico da ciência arquivística e do acesso à informação no Brasil, assinale a alternativa correta.
Sobre o ciclo vital dos documentos, correlacione a coluna A, contendo suas denominações, à coluna B, contendo suas características e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. Arquivo primário.
2. Arquivo intermediário.
3. Arquivo permanente.
Coluna B
( ) Dinâmico, ativo e corrente.
( ) Tem como uma de suas peculiaridades o seu uso constante dentro do órgão em que foi produzido.
( ) Inclui os memorandos e as circulares.
( ) Caracterizam-se pela baixa frequência de uso, estando na espera por sua destinação final.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Com relação ao acesso à informação no Brasil, os agentes envolvidos e as suas funções, analise as assertivas abaixo.
I. O Conselho Nacional de Arquivos e o Ministério da Ciência e Tecnologia são igualmente responsáveis pela ampliação da disponibilidade de instrumentos de pesquisa documental na Internet.
II. O Conselho Nacional de Arquivos é o principal responsável pela elaboração e divulgação de manuais sobre estudos de usuários em arquivos.
III. A ampliação da capacidade tecnológica dos arquivos públicos e privados brasileiros cabe ao Arquivo Nacional, ao Banco Mundial e a eventuais contribuidores do setor privado.
É correto o que se afirma em
Sobre o ciclo de vida documental, analise as assertivas abaixo.
I. Os arquivos permanentes são aqueles que possuem valor histórico, informativo ou probatório.
II. A passagem da fase intermediária para a fase permanente de um arquivo denomina-se transferência.
III. A passagem da fase corrente de um arquivo para a fase intermediária pode ser denominada guarda.
É correto o que se afirma em
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Sobre o acesso à informação arquivística e seu histórico, analise as assertivas abaixo.
I. No século XX, o modelo do Estado de Bem-Estar trouxe novas dimensões à relação entre o poder público, os cidadãos e o seu acesso à informação.
II. O direito à informação implica não só um direito civil, mas também um direito social e um direito político.
III. Os documentos reservados recebem essa definição por no mínimo 15 anos.
É correto o que se afirma em
Sobre a história da arquivística, analise as assertivas abaixo.
I. A partir da segunda metade do século XX, em âmbito internacional, a UNESCO promoveu a criação de centros de documentação e informação como forma de estímulo às instituições científicas, técnicas e industriais.
II. A modernização da burocracia estatal, na década de 1950, teve importante papel no que diz respeito à organização da Administração Pública e do acesso à informação. Nesse mesmo período, deu-se um estímulo à formação de novos pesquisadores e ao fortalecimento do ensino superior.
III. Durante a década de 1970, no Brasil, estabeleceram-se reformas em vista do princípio voltado para a complementabilidade entre as três idades que constituem o ciclo de vida dos documentos.
É correto o que se afirma em
Sobre a arquivística e a sua história, em âmbito nacional e internacional, assinale a alternativa correta.
Acerca da história da arquivística e de sua constituição enquanto ciência, analise as assertivas abaixo.
I. História e memória são conceitos equivalentes e justificam a preservação de todos os documentos presentes nas instituições públicas.
II. Durante o século XIX, as concepções de preservação da memória estiveram estreitamente ligadas ao projeto de Estado Nacional e da constituição de identidades nacionais.
III. É recorrente a associação entre arquivo e memória, mas associar o arquivo a um depósito da memória é uma questão problemática.
É correto o que se afirma em
Correlacione a coluna A, contendo termos utilizados pela arquivística, à coluna B, contendo seus respectivos significados e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. Atividade-fim.
2. Atividade-meio.
3. Ordenação.
4. Vigência.
Coluna B
( ) Qualidade pela qual permanecem efetivos e válidos os encargos e disposições contidos nos documentos.
( ) Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para auxiliar e viabilizar o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter instrumental e acessório.
( ) Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para o desempenho de suas atribuições específicas e que resulta na acumulação de documentos de caráter substantivo para o seu funcionamento.
( ) Disposição dos documentos de uma série, a partir de elemento convencionado para sua recuperação.
Sobre o uso de documentos, sua função e relação com a história, analise as assertivas abaixo.
I. Desde o século XX, passou a haver um questionamento da relação entre documento arquivístico e verdade histórica proposta pelos historiadores positivistas do século XIX.
II. O acesso a instituições arquivísticas pelos pesquisadores da área de história dá-se a partir da relação que estes mantêm com a documentação escrita, qual seja: resgatar a realidade dos eventos tais como eles aconteceram.
III. A dicotomia entre valor histórico e valor administrativo, até meados do século XIX, antecedeu a teoria das três idades documentais.
É correto o que se afirma em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...