Questões de Arquivologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as principais razões pelas quais a gestão de documentos é fundamental em uma repartição pública, pode-se destacar:

  • A. A obtenção de um sistema de identificação.
  • B. A padronização dos métodos de arquivamento.
  • C. Uma maior agilidade nas consultas aos documentos.
  • D. Um maior grau de organização, e, portanto, economia de tempo.
  • E. Todas as alternativas anteriores.

A gestão de arquivos oferece diversos benefícios a uma instituição pública. Dentro os fatores abaixo, o único que NÃO representa um benefício da gestão de arquivos é:

  • A. A geração de duplicidade de documentos e arquivos.
  • B. A preservação de documentos e informações importantes.
  • C. A otimização do processo de busca por informações.
  • D. A redução no acúmulo desnecessário de dados digitais ou em papel.
  • E. A redução no tempo necessário para encontrar arquivos e documentos.

Conforme a terminologia empregada em sistemas e métodos de arquivamento, todos os arquivos que estão em uso CORRENTE e CONSTANTE são denominados:

  • A. Arquivo morto.
  • B. Arquivo organizacional.
  • C. Arquivo inativo.
  • D. Arquivo institucional.
  • E. Arquivo ativo.

Repartições públicas normalmente utilizam _______________________, que são espaços responsáveis pela centralização de documentos e disseminação de informações. O termo que preenche corretamente a lacuna é:

  • A. Centros de Documentação
  • B. Organogramas
  • C. Centros Burocráticos
  • D. Planos de Carreira
  • E. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

Em relação à caracterização dos documentos quanto ao gênero, os manuscritos, datilografados, digitados ou impressos são considerados documentos:

  • A. iconográficos.
  • B. cartográficos.
  • C. textuais.
  • D. filmográficos.
  • E. sonoros.

O método ______________________ de arquivamento é utilizado sempre que há uma necessidade de se ordenar a documentação existente conforme a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição. O termo que preenche corretamente a lacuna acima é:

  • A. Geográfico.
  • B. Numérico.
  • C. Específico.
  • D. Alfabético.
  • E. Gerencial.

Em sistemas e métodos de arquivamento, arquivos PERMANENTEMENTE fora de uso recebem o nome de:

  • A. Arquivo morto.
  • B. Arquivo organizacional.
  • C. Arquivo inativo.
  • D. Arquivo institucional.
  • E. Arquivo ativo.

No Reino Unido alguns títulos de nobreza incluem o lugar, que podem ou não fazer parte do título, assim podemos dizer que uma entrada nestes casos será feita sempre da seguinte forma:

  • A.

    Será sempre incluída a designação geográfica que fizer parte do título, se não fizer parte do título e em caso de dúvida não será considerada.

  • B.

    Será sempre considerada a designação geográfica e usada em todas as obras, pois foram incorporados ao título.

  • C.

    Será sempre considerada se o título de nobreza constar em todos os títulos.

  • D.

    Nunca será considerado o título de nobreza como parte do título.

O método que consiste em arquivar documentos levando-se em conta a procedência, a localidade de origem do cliente/empresa/assunto denomina-se:

  • A.

    cronológico.

  • B.

    enciclopédico.

  • C.

    geográfico.

  • D.

    alfanumérico.

Segundo as entidades mantenedoras os arquivos podem ser considerados:

  • A.

    Públicos, privados, familiais ou pessoais.

  • B.

    Setoriais ou gerais.

  • C.

    Intermediários, correntes e permanentes.

  • D.

    Especiais e especializados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...