Questões de Arquivologia da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)

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Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando a classificação dos documentos aos seus respectivos gêneros do assunto.

(1) textuais

(2) cartográficos

(3) iconográficos

(4) informáticos

( ) Mapas, plantas, perfis.

( ) Disco rígido, disco óptico.

( ) Documentos manuscritos, documentos impressos.

( ) Fotografias, diapositivos, desenhos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 1 – 3 – 4 – 2.
  • B. 2 – 3 – 1 – 4.
  • C. 3 – 1 – 2 – 4.
  • D. 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 2 – 4 – 1 – 3.

Observe as afirmações abaixo sobre a ISAAR (CPF).

I - Pretende apoiar o compartilhamento de registros de autoridade arquivística ao promover a preparação de descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas de entidades coletivas, pessoas e famílias que produzem documentos.

II - Os registros de autoridade arquivística são semelhantes aos registros de autoridade bibliográfica, na medida em que ambas as formas de registro de autoridade precisam apoiar a criação de pontos de acesso normalizados em descrições e devem conter as mesmas informações que os registros de autoridade bibliográfica.

III - A descrição de produtores de documentos é uma atividade essencial dos arquivistas, independente do fato de as descrições serem mantidas em sistemas manuais ou automáticos. Isso requer plena documentação e contínua manutenção do contexto de produção e uso dos documentos, principalmente a proveniência dos arquivos e documentos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas I e III.

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística-DBTA (2005), arranjo é a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo, utilizando-se diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. Assinale a alternativa que apresenta as duas formas de arranjo.

  • A. Analítico e sinalético.
  • B. Ideográfico e funcional.
  • C. Funcional e estrutural.
  • D. Estrutural e alfabético.
  • E. Alfabético e numérico.

Considere as afirmativas abaixo no que concerne à Tabela de Temporalidade de Documentos.

I - A Tabela de Temporalidade de Documentos deve ser elaborada a partir do Código de Classificação de Documentos de Arquivo, observando os princípios da Teoria das Três Idades, que definirão parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos.

II - São inegáveis as vantagens que a disposição de prazos de retenção e eliminação de documentos, sob a forma de tabela, oferecem aos arquivistas na difícil tarefa de avaliação de documentos.

III - Para elaboração da Tabela de Temporalidade, os prazos deverão ser discutidos entre os membros da equipe técnica e os funcionários da área administrativa e da área afim da instituição, no sentido de determinar a guarda, eliminação e destinação dos documentos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II
  • E. I, II e III.

No meio arquivístico brasileiro, foi consagrada a distinção entre “classificação” e “arranjo”, conforme Gonçalves (1998). De acordo com tal distinção, a “classificação” corresponde às operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter ________________, a partir da análise das funções e atividades do organismo produtor de arquivos. Por sua vez, o “arranjo” engloba as operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter ________________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo acima.

  • A. corrente – intermediário
  • B. intermediário – permanente
  • C. setorial – central
  • D. intermediário – central
  • E. corrente – permanente

Os documentos de arquivo são produzidos para atender determinadas demandas e “trazem a promessa de fidelidade aos fatos e ações que manifestam e para cuja realização contribuem”. Essa propriedade dos documentos de arquivo denomina-se

  • A. autenticidade.
  • B. naturalidade.
  • C. imparcialidade.
  • D. unicidade.
  • E. inter-relacionamento.

Schellenberg (1974) formula uma expressão para denominar, em seu sentido mais amplo, muitos documentos que se relacionam com o curso das ações em um determinado órgão. Diz ele que se pode incluir nessa denominação, além das séries de instruções relativas a diretrizes e normas, todas as espécies de documentos (correspondências, atas de conferências, estudos de assessores, memorandos definindo ou delegando poderes, etc.). Assinale a alternativa que apresenta essa expressão.

  • A. Documentos públicos.
  • B. Documentos de diretrizes.
  • C. Documentos executivos.
  • D. Documentos sumários.
  • E. Documentos administrativos.

O tratamento das informações contidas nos arquivos deve, segundo Lopes (1997), espelhar a vida, em especial, as informações vinculadas à razão de ser das organizações, ou seja, àquelas chamadas de

  • A. objetivos.
  • B. atividades-fim.
  • C. estratégias.
  • D. atividades-meio.
  • E. metas.

No que se refere aos documentos em arquivos, considere as afirmações abaixo.

I - O acervo origina-se de material de gama infinitamente variável de atividade funcional e intelectual de instituições ou pessoas.

II - Resultam de atividades cultural e técnica ou científica de criação artístico-literária, pesquisa ou divulgação.

III - Podem ter origem artística ou funcional com a finalidade de ensinar.

IV - Possuem fim administrativo e jurídico e servem como prova.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e IV.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas II, III e IV.
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