Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
A etapa técnica, na organização de acervos documentais acumulados, em que se limpa folha a folha, com uso de trincha, num movimento do centro para as bordas, denomina-se
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Schellenberg (1974) acreditava serem funções do profissional arquivista: organizar a documentação administrativa, solucionar e eliminar a documentação, apresentando as necessidades administrativas modernas e propondo soluções para uma nova concepção de arquivos e de seus profissionais. Essa visão preservava as metodologias advindas de
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
No que se refere aos preceitos que o arquivista deve atender em relação ao programa de descrição, considere as afirmações abaixo.
I - Deve empregar definitivamente a descrição pormenorizada, antes de providenciar as apresentações gerais de todos os grupos e coleções.
II - Deve empregar a descrição sumária.
III - Deve considerar o caráter seletivo do método da descrição.
IV - Deve deter-se na escolha criteriosa do instrumento de pesquisa adequado a determinado fundo ou parcela de fundo.
Quais estão corretas?
Arquivologia - Avaliação de documentos - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Em relação às facetas consideradas na avaliação dos documentos de arquivos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo.
( ) valor primário/administrativo
( ) valor histórico/primário
( ) valor secundário/histórico
( ) valor secundário/administrativo
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo,
Arquivologia - Arquivos Permanentes - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
O instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física dos documentos, denomina-se
Arquivologia - Arquivos Permanentes - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Paes (1990), sem oferecer um conceito de sistema de arquivos, enumera as características de arquivos dos sistemas centralizados e descentralizados de arquivos. Considere as afirmativas abaixo, no que se refere a esses dois sistemas.
I - O sistema centralizado pressupõe a concentração da documentação e das atividades de recepção, registro, distribuição, transferência e expedição de documentos de uso corrente, em um mesmo local ou órgão da estrutura organizacional, frequentemente conhecido como Protocolo e Arquivo, Comunicações e Arquivo ou outra denominação similar.
II - Um sistema descentralizado é regido pelas seguintes condições: centralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos correntes. Nessa configuração, destaca-se a existência de uma coordenação central fundamental, que poderá ser exercida por um arquivo permanente da organização.
III - Sob a perspectiva do conceito de sistema, o sistema centralizado constituiria, por princípio, um quadro de características sistêmicas, excluindo uma totalidade diferente daquela do sistema descentralizado, integrado por arquivos correntes setoriais e o arquivo permanente com a coordenação central.
Quais estão corretas?
Arquivologia - Arquivos Permanentes - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considere as afirmativas abaixo no que se refere aos arquivos permanentes e suas relações com os arquivos correntes e intermediários.
I - Teoricamente, o arquivo permanente de uma entidade é o seu arquivo corrente transformado pelas eliminações efetuadas no processo de avaliação e pelas mudanças observadas nos valores primários e secundários de seus documentos.
II - Em princípio, os documentos de caráter permanente invertem a relação estabelecida, na fase corrente, entre valor primário e valor secundário.
III - Enquanto os documentos correntes costumam apresentar alto valor primário e baixo valor secundário, é de se esperar que os documentos de caráter permanente possuam baixos valores primário e secundário.
Quais estão corretas?
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considere as afirmativas abaixo no que se refere às características e partes constituintes do documento arquivístico digital.
I - Do ponto de vista da diplomática, Rondinelli (2013) afirma que o documento arquivístico digital apresenta as mesmas características do seu correlato em papel.
II - Forma fixa e conteúdo estável são requisitos que indicam que o documento arquivístico digital mantém a mesma apresentação que tinha quando salvo pela primeira vez.
III - No caso do documento arquivístico digital, a relação orgânica se dá entre documentos dentro e fora do sistema, isto é, nos chamados ambientes híbridos, os quais, segundo Duranti e Thibodeau (2008), se caracterizam por abranger documentos digitais e não digitais ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
No âmbito dos documentos arquivísticos digitais, a qualidade de um documento ser o que diz ser e de estar livre de adulteração ou de qualquer outro tipo de corrupção, significa
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os locais às suas respectivas características.
(1) Biblioteca
(2) Arquivo
(3) Museu
(4) Centro de documentação
( ) Órgão colecionador ou referenciador, cujos objetivos são fundamentalmente científicos, já que a coleção é formada de originais ou de reproduções referentes a determinada especialidade.
( ) Órgão receptor, cujo acervo é constituído de conjuntos documentais reunidos segundo sua origem e função com fonte geradora única.
( ) Órgão colecionador, em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo, com objetivos culturais, técnicos e científicos.
( ) Órgão colecionador, cuja coleção é artificial e classificada segundo a natureza do material e sua finalidade específica, com objetivos finais educativos e culturais.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...