Questões de Arquivologia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O método alfabético, acrescentando cores às letras é.

  • A.

    Soundex

  • B.

    Automático

  • C.

    Variadex

  • D.

    Ideográfico

  • E.

    Rôneo

Assinale a alternativa que apresenta os métodos que possuem o Sistema de Arquivamento Direto.

  • A.

    Alfabético e Geográfico

  • B.

    Numérico e Alfabético

  • C.

    Geográfico e Numérico

  • D.

    Ideográfico e Alfabético

  • E.

    Numérico e Ideográfico

Sobre o conceito de Protocolo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.

  • B.

    Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

  • C.

    Sistematização de informações relativas a uma autoridade, compreendendo referências cruzadas, relacionamentos e a documentação das decisões tomadas.

  • D.

    Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizamente documentos, pertecentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundos critérios previamente definidos.

  • E.

    Conjunto de atividades destinadas a orientar o usuário quanto aos documentos relativos ao tema de seu interesse, aos instrumentos de pesquisa disponíveis e às condições de acesso e de reprodução.

O Estudo do ser e do acontecer da documentação, a análise da gênese, constituição interna e transmissão de documentos, como também sua relação com os fatos e representados neles e com seus criadores define:

  • A.

    Diplomática

  • B.

    Anopistógrafo

  • C.

    Hológrafo

  • D.

    Incunábulo

  • E.

    Sinalética

Conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma , no decorrer de suas atividades.

  • A.

    Diplomática

  • B.

    Anopistógrafo

  • C.

    Hológrafo

  • D.

    Incunábulo

  • E.

    Sinalética

O Arquivo Intermediário também pode ser denominado:

  • A.

    Administrativo

  • B.

    Estático

  • C.

    Setorial

  • D.

    Limbo

  • E.

    De custódia

Todos os abaixo são campos de aplicação das normas nas unidades de informação, exceto:

  • A.

    Informática Documentária

  • B.

    Terminologia

  • C.

    Elaboração de catálogos e fichários

  • D.

    Descrição de conteúdo

  • E.

    Classificação documentária

Documentação pode ser definida como:

1. Conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

2. Acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.

3. Processo de reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana.

4. Coleção de peças e objetos de valor cultural reunidos, conservados e colocados à disposição do público.

Está (ão) correta(s) apenas:

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    1 e 3

Quanto aos estágios de sua evolução podemos classificar os arquivos em:

  • A.

    Setoriais, Centrais e Gerais

  • B.

    Públicos, Institucionais, Comerciais e Pessoais

  • C.

    Especiais e Especializados

  • D.

    Corrente, Intermediário e Permanente

  • E.

    Funcionais e Culturais

Arquivo é definido como:

  • A.

    Estudo, ciência e arte dos documentos

  • B.

    Conjunto de resoluções inerentes à instalação, organização e gestão de documentos

  • C.

    Conjunto de princípios e técnicas observadas na constituição, organização, desenvolvimento e utilização de documentos.

  • D.

    Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos de diversas maneiras de diversas fontes.

  • E.

    Conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma , no decorrer de suas atividades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...