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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:
Lista de eliminação e guia.
Tabela de temporalidade e lista de eliminação.
Lista de eliminação e inventário.
Tabela de temporalidade e inventário
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Na metodologia da organização de arquivos, o símbolo apresentado na forma de números ou letras ou de maneira combinada, que é utilizado como elemento de identificação das unidades de arquivamento, para a localização de fundos e séries de documentos dentro do acervo, denomina-se:
Índice.
Dossiê
Guia-fora.
Protocolo.
Notação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O arquivo corrente é constituído de documentos freqüentemente consultados para tomada de decisões das administrações. Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo, teoria e prática, 2002:54), no cumprimento de sua função, muitas vezes responde ainda pelas atividades de protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo/consulta e destinação dos documentos, razão pela qual encontra-se na estrutura organizacional das instituições a designação de órgão de Protocolo e Arquivo, ou outra similar. Baseado nesta afirmativa assinale a alternativa correta.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem na fase de empréstimo e consulta.
O arquivamento dos documentos não ocorre na rotina da expedição.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem no protocolo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
No Brasil, os dispositivos expressos na Constituição de 1988, onde se afirma que "cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem" (art. 216, parag. 2), oferecem os fundamentos necessários para dotar o país de uma legislação arquivística. A citada Lei 8.159/1991 possui características marcadamente conceituais, definindo no artigo 3º a gestão de documentos, como um conjunto de procedimentos que se referem à:
produção, tramitação e arquivamento de documentos em fase corrente, visando a sua eliminação e recolhimento para guarda permanente.
produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária e permanente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A modernização das instituições arquivísticas brasileiras depende, em boa medida, de investimentos captados em agências de fomento, nacionais e internacionais, que patrocinam projetos na área dos arquivos. Assinale a alternativa ERRADA sobre as características que devem apresentar um tal projeto.
A linguagem utilizada na redação deve estar adequada ao público a que se destina.
Deve atender a uma demanda verdadeira, com um orçamento real e ser administrado por um profissional qualificado.
Deve haver interesses mútuos nas parcerias propostas.
O que importa é a competência da equipe executora, mesmo que o coordenador do projeto não comprove experiência na área.
Deve garantir transparência no uso dos recursos utilizados.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:
I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.
II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.
III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.
IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991 é conhecida como Lei Nacional de Arquivos; evidencia os princípios federalistas e de autonomia que definem os arquivos brasileiros, estabelecendo a rede de arquivos existentes no país. Contempla ainda a criação do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Sobre o CONARQ e o SINAR, é correto afirmar que:
O CONARQ é o órgão coordenador do SINAR, com competência para definir a política nacional de arquivos da administração pública federal.
O CONARQ é o órgão coordenador da política nacional de arquivos de arquivos públicos, com competência para definir quais arquivos integram o SINAR.
O SINAR define a política nacional de arquivos públicos e privados, atuando como órgão coordenador do CONARQ.
O CONARQ é o órgão central do SINAR, com competência para definir os programas de gestão de documentos para os arquivos brasileiros.
O CONARQ é o órgão que tem competência para definir a política nacional de arquivos públicos e privados, atuando como órgão central do SINAR.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A Lei 8.159, de janeiro 1991, estabelece no Capítulo V, § 2°, que "o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período".Tal medida tem o objetivo de preservar a:
honra e imagem das pessoas.
segurança da sociedade e do Estado.
honra da sociedade e do Estado.
segurança da instituição privada e do Estado.
segurança, honra e imagem das pessoas e do Estado.
O fundo fechado constitui um conjunto de documentos com data:
apenas inicial.
periódica.
histórica.
Arranjo é a denominação atribuída tradicionalmente à classificação nos arquivos permanentes, que compreende a ordenação dos documentos em:
fundos dentro das séries e se necessário, das séries dentro dos itens documentais.
séries dentro dos fundos e dos subgrupos dentro dos itens documentais.
fundos, dentro destes por séries e, se necessário, por itens documentais dentro das séries.
subgrupos dentro dos itens documentais e dentro dos fundos.
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