Questões de Arquivologia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Universidade Federal do ABC (UFABC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:

  • A.

    Lista de eliminação e guia.

  • B.

    Tabela de temporalidade e lista de eliminação.

  • C.

    Lista de eliminação e inventário.

  • D. Guia e inventário.
  • E.

    Tabela de temporalidade e inventário

Na metodologia da organização de arquivos, o símbolo apresentado na forma de números ou letras ou de maneira combinada, que é utilizado como elemento de identificação das unidades de arquivamento, para a localização de fundos e séries de documentos dentro do acervo, denomina-se:

  • A.

    Índice.

  • B.

    Dossiê

  • C.

    Guia-fora.

  • D.

    Protocolo.

  • E.

    Notação.

O arquivo corrente é constituído de documentos freqüentemente consultados para tomada de decisões das administrações. Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo, teoria e prática, 2002:54), no cumprimento de sua função, muitas vezes responde ainda pelas atividades de protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo/consulta e destinação dos documentos, razão pela qual encontra-se na estrutura organizacional das instituições a designação de órgão de Protocolo e Arquivo, ou outra similar. Baseado nesta afirmativa assinale a alternativa correta.

  • A.

    A análise e avaliação dos documentos ocorrem na fase de empréstimo e consulta.

  • B.

    O arquivamento dos documentos não ocorre na rotina da expedição.

  • C. O protocolo é responsável pelas fases de recebimento, classificação, registro e movimentação dos documentos.
  • D. O protocolo é responsável somente pelas fases de recebimento e classificação.
  • E.

    A análise e avaliação dos documentos ocorrem no protocolo.

No Brasil, os dispositivos expressos na Constituição de 1988, onde se afirma que "cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem" (art. 216, parag. 2), oferecem os fundamentos necessários para dotar o país de uma legislação arquivística. A citada Lei 8.159/1991 possui características marcadamente conceituais, definindo no artigo 3º a gestão de documentos, como um conjunto de procedimentos que se referem à:

  • A.

    produção, tramitação e arquivamento de documentos em fase corrente, visando a sua eliminação e recolhimento para guarda permanente.

  • B.

    produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • C. produção, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária.
  • D.

    avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • E.

    produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária e permanente.

A modernização das instituições arquivísticas brasileiras depende, em boa medida, de investimentos captados em agências de fomento, nacionais e internacionais, que patrocinam projetos na área dos arquivos. Assinale a alternativa ERRADA sobre as características que devem apresentar um tal projeto.

  • A.

    A linguagem utilizada na redação deve estar adequada ao público a que se destina.

  • B.

    Deve atender a uma demanda verdadeira, com um orçamento real e ser administrado por um profissional qualificado.

  • C.

    Deve haver interesses mútuos nas parcerias propostas.

  • D.

    O que importa é a competência da equipe executora, mesmo que o coordenador do projeto não comprove experiência na área.

  • E.

    Deve garantir transparência no uso dos recursos utilizados.

Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:

I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.

II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.

III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.

IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.

  • A. as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B.

    apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • C.

    apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • D.

    apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  • E.

    as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

A Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991 é conhecida como Lei Nacional de Arquivos; evidencia os princípios federalistas e de autonomia que definem os arquivos brasileiros, estabelecendo a rede de arquivos existentes no país. Contempla ainda a criação do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Sobre o CONARQ e o SINAR, é correto afirmar que:

  • A.

    O CONARQ é o órgão coordenador do SINAR, com competência para definir a política nacional de arquivos da administração pública federal.

  • B.

    O CONARQ é o órgão coordenador da política nacional de arquivos de arquivos públicos, com competência para definir quais arquivos integram o SINAR.

  • C.

    O SINAR define a política nacional de arquivos públicos e privados, atuando como órgão coordenador do CONARQ.

  • D.

    O CONARQ é o órgão central do SINAR, com competência para definir os programas de gestão de documentos para os arquivos brasileiros.

  • E.

    O CONARQ é o órgão que tem competência para definir a política nacional de arquivos públicos e privados, atuando como órgão central do SINAR.

A Lei 8.159, de janeiro 1991, estabelece no Capítulo V, § 2°, que "o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período".Tal medida tem o objetivo de preservar a:

  • A.

    honra e imagem das pessoas.

  • B.

    segurança da sociedade e do Estado.

  • C.

    honra da sociedade e do Estado.

  • D.

    segurança da instituição privada e do Estado.

  • E.

    segurança, honra e imagem das pessoas e do Estado.

O fundo fechado constitui um conjunto de documentos com data:

  • A. inicial e final.
  • B. apenas final.
  • C.

    apenas inicial.

  • D.

    periódica.

  • E.

    histórica.

Arranjo é a denominação atribuída tradicionalmente à classificação nos arquivos permanentes, que compreende a ordenação dos documentos em:

  • A.

    fundos dentro das séries e se necessário, das séries dentro dos itens documentais.

  • B.

    séries dentro dos fundos e dos subgrupos dentro dos itens documentais.

  • C.

    fundos, dentro destes por séries e, se necessário, por itens documentais dentro das séries.

  • D. séries, dos itens documentais dentro dos fundos e dos fundos dentro dos subgrupos.
  • E.

    subgrupos dentro dos itens documentais e dentro dos fundos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...