Lista completa de Questões de Arquivologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O valor informativo do documento caracteriza-se pelas informações nele contidas. Para Schellenberg (2006), o valor informativo pode ser julgado sob três aspectos, que compreendem:
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
Em classificação na arquivística, o objeto a ser classificado é o documento de arquivo que, no seu contexto informacional, possui as seguintes características:
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
Segundo a definição de Schellenberg (2004), para se tornarem arquivos, os documentos devem:
O princípio pelo qual se deve assegurar que o arranjo atribuído aos documentos não se desvincule de onde provieram, agrupando-os em consideração a sua origem e não mesclando-os a fundos diferentes, é o princípio da:
Em paleografia, a forma de escrita que tem como característica a rapidez do traçado em detrimento da exatidão, de seu modelo fundamental, bem como seu interligamento é denominada letra:
Leia as assertivas quanto à teoria das três idades e à natureza de suas atividades.
I A teoria das três idades é uma prática secundária na gestão de recursos informacionais. Auxilia o arquivista nas tomadas de decisão e no desenvolvimento de novas metodologias de trabalho.
II As três idades correspondem, respectivamente, à fase corrente, intermediária e permanente.
III Na primeira idade, os documentos servem regularmente à administração; na segunda idade é de utilização ocasional; e na terceira idade é de destruição ou de conservação de modo permanente.
IV A teoria das três idades é oriunda dos Estados Unidos e tem suas raízes nas reflexões que os archivists e os records managers fizeram para resolver os problemas de massa documental acumulada, no princípio do século.
Assinale a opção correta:
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
Segundo Paes (2004), quanto à natureza de seus documentos, os arquivos podem ser:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o termo que designa o estudo e a investigação da etimologia, transformação, morfologia, significação e uso dos antropônimos e topônimos é:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
O elemento de identificação cronológica, em que são indicados o início e o fim do período de uma unidade de descrição, denomina-se:
A decorrência do princípio da proveniência cujo objetivo é resguardar um fundo da mistura com outros, de desmembramentos e de eliminações indiscriminadas, chama-se:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...