Questões de Arquivologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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A gestão de documentos que tramitam na Administração Pública é realizada observando-se os procedimentos de protocolo que devem registrar a abertura e o término dos processos. Assinale a alternativa que indica a ordem específica nas atividades de protocolo.

  • A. Movimentação, recebimento, análise e classificação dos documentos recebidos.
  • B. Verificação, autenticação, distribuição e acompanhamento dos processos autuados.
  • C. Recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.
  • D. Registro, interpretação, divulgação e devolução dos processos em andamento
  • E. Recebimento, classificação, digitalização e devolução dos documentos para arquivo.

O conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e no uso de documentos em arquivos é denominado:

  • A. acervo.
  • B. arquivamento.
  • C. documentação.
  • D. arquivologia.
  • E. dossiê.

Ao se organizar um arquivo, deve-se observar o melhor método de classificação, para que o acesso aos documentos seja totalmente atingido. Um dos métodos utilizados é o “alfabético”, considerado um método

  • A. indireto.
  • B. misto.
  • C. simplificado.
  • D. padronizado.
  • E. direto.

À decisão ou ao encaminhamento provindos de autoridade administrativa acerca de assunto submetido a sua análise dá-se o nome de

  • A. despacho.
  • B. declaração.
  • C. parecer.
  • D. petição.
  • E. requerimento.

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. A “natureza do assunto” é uma delas. Esta classificação informa se o assunto tratado no documento prejudica a administração ou não, quando divulgado. Se a divulgação não acarreta prejuízo, diz-se que o documento é

  • A. prioritário.
  • B. ostensivo.
  • C. sigiloso.
  • D. oficial.
  • E. confidencial.

A identificação de tipos documentais constitui a base do trabalho arquivístico. Eles formam as séries que, por sua vez, podem ser tipológicas ou por espécie. Assinale a alternativa que apresenta uma série documental tipológica.

  • A. Nota de aula.
  • B. Programa de computador.
  • C. Prova de francês.
  • D. Solicitação de patente.
  • E. Termo aditivo.

Documento autêntico é aquele que

  • A. apresenta informações verdadeiras.
  • B. é, de fato, o que parece ser.
  • C. possui cópia de segurança.
  • D. nasce, tramita e é arquivado em meio eletrônico.
  • E. apresenta mais de três sinais de validação.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de formato documental.

  • A. Envelope.
  • B. Fac-símile.
  • C. Filme-matriz.
  • D. Fita magnética.
  • E. Rolo.

Os documentos apresentam elementos característicos comuns, entre os quais: suporte, forma, formato e gênero. Assinale a alternativa na qual um exemplo de cada elemento característico mencionado aparece, respectivamente, na ordem informada.

  • A. Papel, documentação textual, pasta, minuta.
  • B. Documentação em multimeios, fita magnética, planta, traslado.
  • C. Rocha, documentação iconográfica, documentação especial, rolo.
  • D. Filme vesicular, fac-símile, ultraficha, documentação fonográfica.
  • E. Disco flexível, mapa, intermediário, registro.

Tradição documental é a parte da diplomática que se ocupa

  • A. dos gêneros documentais.
  • B. dos gêneros documentais.
  • C. dos formatos dos documentos.
  • D. dos tipos documentais.
  • E. das formas dos documentos.
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