Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    A prática pedagógica da arte deve-se ater principalmente ao ensino da escultura, realizado com o uso de técnicas de modelagem.

  • B.

    A arte contemporânea é caracterizada pelo rompimento de barreiras entre o visual, o gestual e o sonoro.

  • C.

    Os happenings só acontecem em locais alternativos estabelecidos fora do circuito comercial.

  • D.

    A interdisciplinaridade no ensino da arte só pode ocorrer na interconexão das diversas manifestações artísticas.

  • E.

    Escapa à competência do arte-educador propiciar aos seus alunos o contato com as várias linguagens artísticas e suas possibilidades expressivas.

O artista plástico Andy Warhol, que nasceu em Pittsburgh em 1928 e morreu em Nova Iorque em 1987, foi um dos iniciadores e expoentes da Pop Art.

Acerca desse artista, assinale a opção correta.

  • A.

    O artista, embora usasse métodos de produção artesanal, procurou tornar a sua arte o mais industrial possível.

  • B.

    Em sua obra, utilizou a xilogravura, processo de reprodução de imagens em preto e branco.

  • C.

    Ele concretizou sua produção artística com temas extraídos da Idade Média, como latas de sopas Campbell, garrafas de Coca- Cola, rostos de ícones da indústria cultural.

  • D.

    As colagens e a utilização de matéria-prima mineral, como a terra, foram frequentes na obra de Andy Warhol.

  • E.

    Andy Warhol foi o criador da frase: “No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos.”.

Chegou ao Brasil, no século XIX, a célebre Missão Francesa, constituída por um grupo de artistas e artífices franceses, que criaram a Academia Real das Ciências, Artes e Ofícios, considerada o marco inicial da educação artística brasileira. Assinale a opção em que é apresentado o nome de um dos artistas participantes dessa missão.

  • A.

    Jean Auguste Dominique Ingres

  • B.

    Nicolas Poussin

  • C.

    Jean Baptiste Debret

  • D.

    Antônio Canova

  • E.

    Jacques-Louis David

O artista brasileiro Arthur Omar, que utiliza várias linguagens e mídias, como cinema, vídeo, fotografia, instalações, música, poesia, desenho, além de ensaios e reflexões teóricas sobre a natureza da imagem e o processo de criação, criou novas maneiras de pensar e de utilizar linguagens e técnicas. A obra de artistas contemporâneos, como a de Arthur Omar, poderia ser normalmente contemplada na

  • A.

    mostra de artistas primitivos.

  • B.

    bienal do Nordeste.

  • C.

    bienal de Brasília.

  • D.

    feira de artesanato.

  • E.

    bienal de São Paulo.

  • A.

    Piero Manzoni, Marcel Duchamp, Salvador Dali.

  • B.

    Joseph Kosuth, Piero Manzoni, Marcel Duchamp.

  • C.

    Joseph Kosuth, Leonardo da Vinci, Piero Manzoni.

  • D.

    Marcel Duchamp, Piero Manzoni, Leonardo da Vinci.

  • E.

    Picasso, Piero Manzoni, Salvador Dali.

  • A.

    Penetrável

  • B.

    Tropicália

  • C.

    Maracatu

  • D.

    Parangolé

  • E.

    Boi-bumbá

A obra de Dias Gomes

  • A.

    é encenada por não atores, em prol de uma interpretação mais naturalista.

  • B.

    corrobora com as concepções do Teatro do Oprimido quanto às características religiosas.

  • C.

    destaca o valor do teatro no âmbito sócio-político-cultural e o seu potencial reivindicatório.

  • D.

    opõe-se ao modelo europeu do teatro brasileiro de comédia e ao modelo do Teatro do Oprimido.

  • E.

    transgride a interpretação naturalista que objetiva discutir os problemas sociais brasileiros.

A revolução dos beatos, de Dias Gomes, é inspirada

  • A.

    no texto-colagem, tal qual Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel.

  • B.

    no drama, tal qual Zumbi e Arena Contra Tiradentes, de Augusto Boal e Guanieri.

  • C.

    na comédia, tal qual Ópera do Malando, de Chico Buarque.

  • D.

    no texto épico, tal qual Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra.

  • E.

    em fontes populares, tal qual Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo.

Acerca do movimento de teatro de grupo desenvolvido no Ceará entre os anos de 1940 e 1970, assinale a opção correta.

  • A.

    O movimento de teatro de grupo foi responsável pela criação do Curso de Arte Dramática e do Teatro Universitário, sob supervisão da SEDUC.

  • B.

    O grupo teatral Comédia Cearense dissolveu-se com o surgimento do Teatro Experimental de Arte.

  • C.

    Os grupos Teatro Experimental de Arte e Comédia Cearense continuam ativos nos palcos cearenses.

  • D.

    O Teatro Experimental de Arte surgiu a partir do desenvolvimento do movimento de teatro de grupo cearense.

  • E.

    O grupo teatral Comédia Cearense promoveu a supervisão cênica do Teatro Universitário.

O movimento Todo Teatro é Político, referenciado na estética do Teatro do Oprimido e surgido no Ceará ao final do ano 2000, consiste em uma organização artístico-cultural não formalizada cujo objetivo precípuo é

  • A.

    fomentar o mercado do entretenimento.

  • B.

    lutar por políticas públicas para a área cultural.

  • C.

    manter modelo de gestão teatral centralizada.

  • D.

    organizar coletivo de atores e críticos de arte.

  • E.

    apoiar iniciativas teatrais de grupos específicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...