Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em face do fragmento de texto acima, é correto afirmar que a prática da dança
permite o contato com a cultura popular por intermédio de práticas pedagógicas tradicionais.
possibilita a promoção da saúde e o uso do corpo com autonomia e responsabilidade.
incita a desigualdade no contexto escolar.
prescinde de contato entre alunos.
privilegia o contato com o outro, em detrimento do individualismo, no movimento.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção que apresenta danças folclóricas típicas do Ceará.
reisado, xaxado, fandango e aranha
aranha, maneiro-pau, São Gonçalo e torém
pisa no pilão, xaxado, chula e maneiro-pau
xaxado, torém, reisando e aranha
anu, torém, aranha e reisado
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No ensino do torém na escola, deve-se
estudar o movimento da cutia e dos macacos.
estabelecer movimento homogêneo.
ensinar a marcação do xote.
definir duplas para a composição da roda de xote.
definir os personagens cutia, índios e cacique.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A institucionalização da dança no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, com o balé clássico, e se estendeu para outras capitais, tais como
Salvador, onde foi instituída a primeira faculdade de dança do Brasil.
Fortaleza, onde surgiu o Colégio de Danças Populares do Instituto Dragão do Mar.
Brasília, onde foram criados a Cia. dos Homens e o Grupo Experimental de Dança.
Curitiba, onde surgiu o Basirah e a Grial Cia de Dança.
São Paulo, onde se fundou o Balé Klauss Viana.
Considerando o assunto abordado no texto acima, é correto afirmar que o ensino do canto orfeônico
estabeleceu conceitos de práticas pedagógicas que permaneceram atuais no ensino.
foi substituído, na organização do ensino da década de 60 do século passado, pela educação musical.
foi concebido pelo método de Heitor Villa-Lobos.
promoveu tendências pedagógicas tradicionais, devido ao grande número de professores capacitados.
manteve tendências pedagógicas tradicionais, suprimindo a manifestação folclórica.
Cada uma das telas reproduzidas nas figuras de I a IV corresponde a um movimento artístico. Partindo dessa informação, assinale a opção em que esses movimentos artísticos são apresentados em ordem cronológica.
Cubismo, Pop Art americana, Expressionismo Abstrato, Surrealismo
Fauvismo, Cubismo, Surrealismo, Expressionismo Abstrato
Surrealismo, Abstracionismo Geométrico, Cubismo, Fauvismo
Surrealismo, Expressionismo Abstrato, Fauvismo, Cubismo
Dadaísmo, Expressionismo Abstrato, Fauvismo, Cubismo Analítico
O Manifesto Surrealista, de André Breton, anunciou o Surrealismo como um movimento preponderantemente
escultórico.
fotográfico.
cinematográfico.
visual.
literário.
O uso de cores fortes e puras, o exagero do desenho e a liberdade de expressão caracterizam mais especificamente o movimento
conceitual.
suprematista.
construtivista.
expressionista abstrato.
fauvista.
De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto educativo promove
o limite entre o âmbito das artes e suas linguagens.
o aluno como agente da particularização das linguagens.
a cidadania como instrumento artístico e estético.
a atitude no processo de aprendizagem significativa.
o reconhecimento da importância dos instrumentos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em
linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.
estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.
sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...