Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em face do fragmento de texto acima, é correto afirmar que a prática da dança

  • A.

    permite o contato com a cultura popular por intermédio de práticas pedagógicas tradicionais.

  • B.

    possibilita a promoção da saúde e o uso do corpo com autonomia e responsabilidade.

  • C.

    incita a desigualdade no contexto escolar.

  • D.

    prescinde de contato entre alunos.

  • E.

    privilegia o contato com o outro, em detrimento do individualismo, no movimento.

Assinale a opção que apresenta danças folclóricas típicas do Ceará.

  • A.

    reisado, xaxado, fandango e aranha

  • B.

    aranha, maneiro-pau, São Gonçalo e torém

  • C.

    pisa no pilão, xaxado, chula e maneiro-pau

  • D.

    xaxado, torém, reisando e aranha

  • E.

    anu, torém, aranha e reisado

No ensino do torém na escola, deve-se

  • A.

    estudar o movimento da cutia e dos macacos.

  • B.

    estabelecer movimento homogêneo.

  • C.

    ensinar a marcação do xote.

  • D.

    definir duplas para a composição da roda de xote.

  • E.

    definir os personagens cutia, índios e cacique.

A institucionalização da dança no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, com o balé clássico, e se estendeu para outras capitais, tais como

  • A.

    Salvador, onde foi instituída a primeira faculdade de dança do Brasil.

  • B.

    Fortaleza, onde surgiu o Colégio de Danças Populares do Instituto Dragão do Mar.

  • C.

    Brasília, onde foram criados a Cia. dos Homens e o Grupo Experimental de Dança.

  • D.

    Curitiba, onde surgiu o Basirah e a Grial Cia de Dança.

  • E.

    São Paulo, onde se fundou o Balé Klauss Viana.

Considerando o assunto abordado no texto acima, é correto afirmar que o ensino do canto orfeônico

  • A.

    estabeleceu conceitos de práticas pedagógicas que permaneceram atuais no ensino.

  • B.

    foi substituído, na organização do ensino da década de 60 do século passado, pela educação musical.

  • C.

    foi concebido pelo método de Heitor Villa-Lobos.

  • D.

    promoveu tendências pedagógicas tradicionais, devido ao grande número de professores capacitados.

  • E.

    manteve tendências pedagógicas tradicionais, suprimindo a manifestação folclórica.

Cada uma das telas reproduzidas nas figuras de I a IV corresponde a um movimento artístico. Partindo dessa informação, assinale a opção em que esses movimentos artísticos são apresentados em ordem cronológica.

  • A.

    Cubismo, Pop Art americana, Expressionismo Abstrato, Surrealismo

  • B.

    Fauvismo, Cubismo, Surrealismo, Expressionismo Abstrato

  • C.

    Surrealismo, Abstracionismo Geométrico, Cubismo, Fauvismo

  • D.

    Surrealismo, Expressionismo Abstrato, Fauvismo, Cubismo

  • E.

    Dadaísmo, Expressionismo Abstrato, Fauvismo, Cubismo Analítico

O Manifesto Surrealista, de André Breton, anunciou o Surrealismo como um movimento preponderantemente

  • A.

    escultórico.

  • B.

    fotográfico.

  • C.

    cinematográfico.

  • D.

    visual.

  • E.

    literário.

O uso de cores fortes e puras, o exagero do desenho e a liberdade de expressão caracterizam mais especificamente o movimento

  • A.

    conceitual.

  • B.

    suprematista.

  • C.

    construtivista.

  • D.

    expressionista abstrato.

  • E.

    fauvista.

De acordo com o texto apresentado, é correto afirmar que o projeto educativo promove

  • A.

    o limite entre o âmbito das artes e suas linguagens.

  • B.

    o aluno como agente da particularização das linguagens.

  • C.

    a cidadania como instrumento artístico e estético.

  • D.

    a atitude no processo de aprendizagem significativa.

  • E.

    o reconhecimento da importância dos instrumentos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em

  • A.

    linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • B.

    arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • C.

    texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

  • D.

    estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • E.

    sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...