Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O físico Isaac Newton foi o primeiro a explicar cientificamente a coloração dos corpos, denominando-a de cores permanentes dos corpos naturais. Com suas experiências, observando o cinabre (vermelhão) e do azul-ultramarino, chegou-se a conclusão que:
A cor pura não apresenta gradações na ausência da luz.
Os corpos aparecem com diferentes cores que lhe são próprias, sob a luz branca porque refletem algumas de suas faixas coloridas mais fortemente do que outras.
Que a cor complementar formada de entrechoques de tonalidades de uma cor levadas ao paroxismo por opção de contraste é chamada cor cambiante.
Que a cor surge do interior de determinados corpos transparentes.
Podemos classificar as manifestações dos contrastes simultâneos de cores, das mutações cromáticas e do fenômeno da cor inexistente.
Os objetivos de uma verdadeira educação artística na escola podem ser definidos, segundo Porcher, por meio da democratização do acesso à arte. Assim, o autor indica três princípios para a educação artística:
No que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o
Os elementos constitutivos da obra de arte que nos permitem compreendê-la foram definidos por Ostrower como "os conceitos mundializados sobre mensagem visual". Esses elementos são:
Para ler e interpretar a obra de arte, é preciso perceber sua distribuição espacial – a chamada "composição artística" –, ou seja, a maneira como o autor utiliza os elementos da sintaxe visual, distribuindo-os no espaço bidimensional. A composição artística pode ser
Segundo Ostrower, criar é, basicamente, formar dar uma forma a) fenômenos que foram relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. Assim, o artista tem a possibilidade de reescrever o mundo em uma ótica pessoal. Nos anos 70 e 80, quando a arte paraense extrapolou as fronteiras regionais e apareceu até em Bienais, um artista paraense fez uma releitura das tramas da arte marajoara em suas obras. Esse artista foi
Durante aproximadamente quatro séculos, o ensino de arte no Brasil baseou-se na concepção da arte como técnica. Uma prova de que ainda hoje, nas práticas escolares, adota-se essa concepção é o (a)
Na segunda metade do século XX, o ensino de arte, inspirado nas concepções artísticas em voga, valorizava o desenho geométrico. Nessa época,
A concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que
A inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...