Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Educação estética significa falar sobre construção da subjetividade, em construção da ordem social por prática hegemônica. A estética é parte integrante do real, da lógica, da construção do desenvolvimento das práticas exercidas pelos sujeitos, sendo que subjetividade e estética se coligam em sua totalidade, comungam no campo ideológico, dispensam a neutralidade, assumem sua produção e ou reprodução cultural e social. Em relação à educação artística e à educação estética, é INCORRETO afirmar que o(a)(as)

  • A. possibilidade de pensar, agir, interagir e intervir por meio de imagens as condições estruturais e estruturadoras para se construírem formas de aprendizagem, conhecimento, comunicação que sejam intrínsecas à via figurativa.
  • B. intervenções sociais e culturais demandam conhecimentos estéticos que permitem resolver problemáticas relativas à sensibilidade e à criatividade, mas dentro de formas de consciência de ação e gestos que possam produzir as transformações que a humanidade, como um todo, requer.
  • C. papel do professor como mediador estético sobre as questões fundamentais que, nas artes, se traduzem como elementos sensíveis. A forma, a plasticidade, as cores, as texturas, as combinações que resultam das interações têm uma significação que se exprime diretamente para o corpo, a sensibilidade, o universo imaginário, onde a palavra divide como a imagem admirável onde isto repercute de modo direto e indireto no plano de valores e das atitudes.
  • D. importante na educação estética é o professor estar informado sobre a metodologia, dominar as informações técnicas e teóricas relativas ao mundo da arte, sem, obrigatoriamente, necessitar refletir sobre o sentido desta produção.
  • E. cultura estética é o cultivo da própria sensibilidade que demanda não somente informação sobre arte, mas exercício crítico e sensível do fazer artístico.

Considerando as imagens reticuladas, na produção de fotolitos para utilização no processo de impressão, lineatura e porcentagem de ponto correspondem, respectivamente, à quantidade de

  • A.

    pontos em uma retícula e à proporção entre a área do ponto e a área sem impressão.

  • B.

    linhas de pontos por centímetro e ao grau de enegrecimento dos pontos da imagem.

  • C.

    pontos de uma retícula e ao grau de enegrecimento dos pontos da imagem.

  • D.

    linhas de pontos por centímetro e à proporção entre a área do ponto e a área sem impressão.

  • E.

    pontos por centímetro quadrado e ao grau de ampliação dos pontos da retícula.

Um livro no formato aberto com 150mm x 210mm, que será confeccionado em uma impressora plana meia folha, no formato de papel 470mm x 660mm, deve ser montado num caderno de

  • A.

    32 páginas.

  • B.

    16 páginas.

  • C.

    12 páginas.

  • D.

    8 páginas.

  • E.

    4 páginas.

A finalidade da montagem final de fotolitos é a

  • A.

    confecção da prova final de cores para a aprovação do cliente.

  • B.

    fusão de textos e imagens de acordo com a arte final.

  • C.

    imposição das páginas de acordo com o melhor aproveitamento do formato do papel.

  • D.

    confecção de máscaras de vazamento e recorte.

  • E.

    aplicação de benday e fotos reticuladas, além de bater os contatos combinados.

Durante a preparação dos fotolitos, é necessário inclinar corretamente a retícula durante a seleção de cores para

  • A.

    provocar mudanças de tonalidade.

  • B.

    evitar o fenômeno chamado moiré.

  • C.

    impedir que o retocador se confunda com as cores.

  • D.

    diferenciar os fotolitos durante a montagem.

  • E.

    orientar o impressor no acerto das cores.

Na impressão de um catálogo com duas cores sobrepostas, utilizando amarelo em 80% dos pontos e magenta em 50%, a cor resultante será

  • A.

    amarelo-limão.

  • B.

    vermelha.

  • C.

    lilás.

  • D.

    verde bandeira.

  • E.

    laranja.

Para uma perfeita reprodução na gravação de chapas para impressão offset em papéis, deve-se posicionar os fotolitos montados com o lado da camada para

  • A.

    baixo, ilegíveis em relação ao original, porque offset é um processo indireto de impressão.

  • B.

    cima, ilegíveis em relação ao original, porque offset é um processo direto de impressão.

  • C.

    baixo, legíveis em relação ao original, porque offset é um processo de impressão em alto nível.

  • D.

    cima, ilegíveis em relação ao original, porque offset é um processo de impressão apenas em baixo gravado.

  • E.

    cima, legíveis em relação ao original, porque offset é um processo indireto de impressão.

Na impressora offset, o cilindro revestido com uma manta chamada blanqueta tem como finalidade

  • A.

    aumentar a pressão de impressão sobre o papel.

  • B.

    proteger os cilindros contra batidas.

  • C.

    receber a imagem da matriz e transferi-la fielmente ao substrato.

  • D.

    evitar o desgaste da chapa com o atrito do papel.

  • E.

    receber a carga de tinta e transferi-la para a chapa.

Para otimizar a utilização da impressora offset, uma montagem foi preparada pelo sistema tira-retira. Neste sistema, imprime-se, inicialmente,

  • A.

    a frente numa face do papel e depois o verso na outra face da folha.

  • B.

    a frente numa face do papel e depois troca-se o lado pinça para imprimir o verso na outra face.

  • C.

    o verso, troca-se o lado pinça e imprime-se a frente.

  • D.

    frente e verso numa face do papel e depois troca-se o lado do esquadro para imprimir a frente e verso na outra face.

  • E.

    a frente, vira-se o lado do esquadro e imprime-se o verso.

Nas impressoras offset, os aviamentos das chapas têm relação com os seguintes fatores:

  • A.

    diâmetro primitivo da engrenagem de comando, pressão contra o cauchu e camada de tinta.

  • B.

    diâmetro interno da engrenagem de comando, pressão contra o papel e tonalidade da tinta.

  • C.

    diâmetro externo da engrenagem de comando, pressão contra a chapa e espessura do papel.

  • D.

    diâmetro interno da engrenagem de comando, pressão contra o papel e espessura do papel.

  • E.

    diâmetro primitivo da engrenagem de comando, pressão contra o cauchu e dimensão da imagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...