Questões de Artes

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Com relação aos PCN, a arte no ensino fundamental visa a destacar os aspectos essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno pode compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade.
  • B. Ao aprender arte na escola, o jovem pode integrar os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e do virtual, do sonho e da realidade.
  • C. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar significados sociais. Essa forma de compreensão da arte exclui modos de interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.
  • D. O aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar e o comunicar.

De acordo com Ana Mae Barbosa, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística, “um dos papéis da arte é preparar o povo para os novos modos de percepção, largamente introduzidos pela revolução tecnológica e da comunicação de massas.” Em relação ao uso das linguagens tecnológicas no ambiente escolar, é CORRETO afirmar:

  • A. Não se deve estimular a educação através de meios de comunicação de massas, já que estes são prejudiciais à criança e ao adolescente.
  • B. A mudança nos padrões de percepção visual, provocada pela comunicação eletrônica, não deve ser aproveitada pelo professor.
  • C. A influência da comunicação de massa só começa através de experiências na escola.
  • D. O estudo das linguagens multimídias é significativo para os estudantes contemporâneos.

Com relação ao histórico do ensino de Arte no Brasil e as suas perspectivas, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na escola tradicional, valorizavam-se, principalmente, as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando, ao mesmo tempo, uma visão utilitarista e imediatista da arte.
  • B. Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período.
  • C. No final dos anos 60 e na década de 70, nota-se a tentativa de distanciamento entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar e a que se ensina dentro dele.
  • D. Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias.

Com relação ao ensino de Arte no ensino fundamental, é esperado que os alunos sejam capazes de:

  • A. Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
  • B. Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
  • C. Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
  • D. Experimentar e explorar as possibilidades de uma linguagem artística específica.

Assinale a alternativa que indica o perfil ideal do professor de artes na contemporaneidade.

  • A. Professor que incentiva o gosto pelas manifestações artístico-culturais que estejam mais próximas da realidade do aluno, impedindo-o de estabelecer contatos com as outras variantes.
  • B. Professor que saiba incentivar, de modo diversificado, o gosto artístico nas mais variadas manifestações da arte e da cultura.
  • C. Professor que incentive a produção artística do aluno, priorizando-a em detrimento das produções artístico-culturais já existentes.
  • D. Professor que trabalhe o desenho livre em sala de aula como forma de escape às suas responsabilidades no ato de pesquisar para continuar aprendendo.

Para conhecer o processo histórico do ensino de Arte e nele saber interferir com consciência, é importante a leitura de diversas bibliografias da autora Ana Mae Barbosa, como: Arte-Educação no Brasil (1978), O Ensino da Arte e sua História (1990), Inquietações e Mudanças no Ensino de Arte (2008), entre outras. Essa autora, bastante conhecida no mundo acadêmico por seus posicionamentos, suas contribuições e reflexões acerca do ensino de Arte, difundiu uma concepção de construção de conhecimento em artes que tem por base um trabalho pedagógico integrador denominado:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. DBAE.
  • C. Critical Studies.
  • D. Proposta Educação através da Arte.

Um programa em artes visuais inclui sempre a construtividade das formas e suas representações. Para um bom programa de arte visual,

  • A. deve-se trabalhar simplesmente o significado das produções visuais.
  • B. é adequada uma discussão no âmbito estético, artístico e cultural.
  • C. investigar aspectos de ordem científica é desnecessário.
  • D. não se deve aprofundar nas questões de ordem técnica.

Durante sua estada de quatro anos em Florença, Michelangelo realizou, entre outras, duas obras em baixo relevo, contendo ambas o tema da Virgem com o Menino. São chamadas Tondo Pitti e Tondo Taddei. Por volta de 1504, Michelangelo pinta o Tondo Doni – Sagrada Família, que passaria a ser a primeira obra pictórica conservada do artista. A Tondo é uma obra com formato

  • A. quadrangular.
  • B. losangular.
  • C. retangular.
  • D. circular.

Em meados dos anos 50, Lawence Alloway, crítico britânico, usou o rótulo pop, referindo-se à cultura popular. Nesse contexto sociocultural, surgiu outro tipo de arte, a Pop Art, que envolve elementos gerados pela sociedade industrial. Representa a Pop Art

  • A. Pablo Picasso.
  • B. Cândido Portinari.
  • C. Andy Warhol.
  • D. Salvador Dali.

Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica. O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão. Este evento ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo. Não fazia parte deste grupo o artista:

  • A. Di Cavalcanti.
  • B. Victor Brecheret.
  • C. Cildo Meirelis.
  • D. Tarsilla do Amaral.
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