Questões de Artes Visuais

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“Onde está o desenho? Nas placas de trânsito, nos mapas, nas estampas de roupa, nas plantas de prédios, nas ilustrações, em projetos de todos os objetos de criação humana. O desenho é uma maneira de brincar no mundo, pensar o mundo, de estar no mundo, de se comunicar. O desenho pode ser um meio rápido de expressar algo ou uma modalidade elaborada de expressão artística.” (BARBIERI, 2012, p. 85).
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

    A) Os rabiscos das crianças trazem informações que possibilitam ações pedagógicas para o professor.

    B) As crianças podem desenhar juntas num mesmo suporte, compartilhando as histórias que inventam.

    C) O desenho traz um prazer visual e motor – o fazer e o ver integrados em um momento de criação.

    D) As reproduções de desenhos estereotipados estimulam a criança a criar o seu próprio desenho.

Kelvin (K) é a unidade de medida da temperatura de cor que, em uma reportagem externa, por exemplo, varia com as condições climáticas e com o horário do evento. A temperatura de cor em um dia claro e ensolarado, por volta do meio-dia, em K, é de cerca de

    A) 7.000.

    B) 3.200.

    C) 5.500.

    D) 2.000.

    E) 10.000.

Para se obter efeitos artísticos em fotos existem vários recursos de manipulação de imagens disponíveis nos softwares de tratamento de imagem e de edição. Um deles é a solarização, que consiste na

    A) inversão dos valores tonais de algumas áreas da imagem fotográfica.

    B) aplicação de filtro brilhante na imagem.

    C) aplicação de filtro shining.

    D) eliminação das cores na imagem.

    E) subexposição da imagem.

Atualmente, é muito comum o diretor de fotografia optar por fotografar o sujeito perfeitamente em foco, mas com o fundo fora de foco. Para se conseguir esse efeito, o profissional deve usar

    A) o diafragma na abertura mais fechada possível.

    B) câmeras com sensores de tamanho reduzido.

    C) o zoom em seu fechamento máximo e afastar a câmera do sujeito.

    D) lente com distância focal fixa distante do sujeito.

    E) um filtro polarizador.

Na iluminação básica de um set para captação de imagem de um depoente, a expressão “luz de preenchimento”, ou fill light, refere-se à luz

    A) que ilumina as áreas escuras no fundo da imagem.

    B) lateral.

    C) posicionada por trás do sujeito.

    D) posicionada no eixo central entre a câmera e o sujeito.

    E) posicionada do lado oposto ao eixo da luz-chave (key light).

Em uma foto ao ar livre, sob o sol, é possível eliminar sombras no rosto do sujeito que está de costas para o sol e criar uma luz de contorno em volta do cabelo desse sujeito, com a utilização de

    A) um filtro de Densidade Neutra.

    B) um flash com suavizador.

    C) um efeito solarizador.

    D) um refletor de contra luz.

    E) alta velocidade no obturador da câmera.

Os antigos filmes possuíam um número referente ao ISO, que fazia referência à sensibilidade do filme à luz. Na era digital, o ISO refere-se à sensibilidade do sensor da câmera, e não mais do filme. Portanto, ao usarmos uma configuração de ISO de número muito elevado ocorrerá o aumento

    A) na quantidade de ruído na imagem.

    B) da sensibilidade do foco.

    C) do bracketing da câmera.

    D) da necessidade do uso do flash.

    E) da velocidade do obturador.

Durante sessão de registro de imagem em que diferentes fontes de luz estão presentes, é comum resultados em que partes da imagem fiquem azuladas, ou amareladas, dependendo da temperatura de cor da iluminação natural ou artificial. Nesse tipo de reportagem, em geral, a equipe leva um equipamento de luz artificial. No caso, a equipe tinha disponível apenas um refletor com lâmpada de tungstênio, de 1.000 W; e a entrevista foi realizada na hora do almoço, em um escritório com a janela permitindo a entrada da luz do sol. Para conseguir uma imagem com as cores equilibradas, o responsável pela fotografia deve

    A) colocar uma gelatina CTO no refletor e ajustar o White Balance para “luz do dia”.

    B) colocar uma gelatina CTO no refletor e ajustar o White Balance para “luz de tungstênio”.

    C) colocar uma gelatina CTB no refletor e ajustar o White Balance para “luz de tungstênio”.

    D) colocar uma gelatina CTB no refletor e ajustar o White Balance para “luz do dia”.

    E) deixar o refletor sem gelatina e ajustar o White Balance para “luz de tungstênio”.

Câmeras profissionais possuem um recurso eletrônico que indica, no viewfinder, as áreas da imagem que estão com superexposição, chamado de

    A) Highlight.

    B) Zebra.

    C) Peaking Focus.

    D) Colorcast.

    E) White Balance.

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