Questões de Artes do ano 2003

Lista completa de Questões de Artes do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir de um trecho da letra, nomeie na ordem apresentada os respectivos hinos.

  • A.

    I) Hino da Independência; II) Hino Nacional Brasileiro; III) Hino à Bandeira Nacional; IV) Hino de Santa Catarina; V) Hino da Proclamação da República.

  • B.

    I) Hino Nacional Brasileiro; II) Hino da Independência; III) Hino à Bandeira Nacional; IV) Hino de Santa Catarina; V) Hino da Proclamação da República.

  • C.

    I) Hino Nacional Brasileiro; II) Hino da Independência; III) Hino à Bandeira Nacional; IV) Hino da Proclamação da República; V) Hino de Santa Catarina.

  • D.

    I) Hino Nacional Brasileiro; II) Hino à Bandeira Nacional; III) Hino da Independência; IV) Hino da Proclamação da República; V) Hino de Santa Catarina.

Possibilitar e orientar o desenvolvimento estético de crianças e jovens, objetivando o crescimento de seu poder de percepção, criação e compreensão das diferentes linguagens artísticas, requer que o professor de arte:

 I - saiba organizar e graduar os conteúdos tanto no sentido do fazer quanto no do apreciar a arte;

II - leve em conta e fique atento às características da faixa etária, aos interesses e aos saberes dos alunos;

 III - tome como modelo para seus alunos os padrões estéticos da arte erudita;

IV - preocupe-se em tornar a arte sempre presente na sala de aula.

Pode-se dizer que está correto o que se afirma:

  • A.

    no item III;

  • B.

    nos itens I e IV;

  • C.

    nos itens I, II e III;

  • D.

    nos itens I, II e IV;

  • E.

    nos itens II, III e IV.

Durante certo período do século XX, o currículo escolar de arte no Brasil compunha-se, em geral, das seguintes matérias: Desenho, Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais. Esta tendência do ensino escolar de arte caracterizava-se por:

  • A.

    permitir a livre expressão dos alunos;

  • B.

    preparar os alunos para a compreensão crítica da arte;

  • C.

    transmitir conteúdos desvinculados da realidade social e das diferenças individuais;

  • D.

    enfatizar o conhecimento da arte tanto no aspecto teórico quanto no histórico;

  • E.

    estimular a criatividade e o pensamento divergente.

Leia o texto abaixo. "Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmonioso. (...) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento(...)." (Augusto Rodrigues). Este texto traduz uma concepção e ensino de arte que caracteriza:

  • A.

    o movimento "Escolinha de Arte";

  • B.

    as escolas profissionais de arte;

  • C.

    a pedagogia artística tradicional;

  • D.

    os Parâmetros Curriculares Nacionais;

  • E.

    a Metodologia Triangular.

Em relação à arte, no ensino fundamental, a atual legislação educacional brasileira:

  • A.

    considera a arte uma atividade não obrigatória que poderá ser explorada segundo as tendências e interesses de cada unidade escolar;

  • B.

    reconhece a importância da arte na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens e a inclui no currículo como componente obrigatório;

  • C.

    propõe a adoção de uma metodologia fundamentada nos princípios da livre expressão e da não diretividade;

  • D.

    enfatiza os aspectos utilitários da arte com vistas à preparação técnica de indivíduos para o mercado de trabalho;

  • E.

    estimula a existência do professor polivalente em arte como uma forma de valorizar a integração das diferentes linguagens artísticas.

Leia o texto abaixo. "A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre os indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa".(Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - 5ª a 8ª séries). De acordo com o texto, as aulas de arte proporcionam:

  • A.

    a substituição de aulas expositivas por meios audiovisuais de informação;

  • B.

    a reprodução de valores culturais da comunidade escolar, estimulando a sua produção artística;

  • C.

    a valorização da cultura das minorias em detrimento da cultura artística dominante;

  • D.

    a simplificação de conteúdos de outras áreas de conhecimento;

  • E.

    a interação entre o fazer artístico dos alunos e a arte produzida em todos os tempos e lugares.

Na segunda década do século XX, dois artistas desempenharam no Brasil um papel precursor do que viria a ser a estética modernista celebrada na Semana de Arte Moderna. São eles:

  • A.

    Tarsila Amaral e Alfredo Volpi;

  • B.

    Anita Malfatti e Lasar Segall;

  • C.

    Alfredo Volpi e Lasar Segal;

  • D.

    Anita Malfatti e Cândido Portinari;

  • E.

    Tarsila Amaral e Cândido Portinari.

Hélio Oiticica, Caetano Veloso e José Celso Martinez Correa têm em comum nas suas produções artísticas, na década de 60, o fato de terem participado do:

  • A.

    concretismo;

  • B.

    modernismo;

  • C.

    tropicalismo;

  • D.

    neoconcretismo;

  • E.

    hiper-realismo.

Tomando a representação do espaço tridimensional como critério de comparação entre a pintura medieval e a pintura renascentista, pode-se afirmar que esta representação:

  • A.

    obedece às leis geométricas de construção na pintura medieval;

  • B.

    não é um problema para esses dois períodos da história da arte;

  • C.

    tem seu auge com o emprego da perspectiva na pintura medieval;

  • D.

    caminha do naturalismo medieval para o expressionismo no Renascimento;

  • E.

    começou a ser realizada matematicamente pelos artistas italianos.

Em relação ao cinema e à fotografia pode-se afirmar que:

 I - compartilham a característica de serem mediações tecnológicas que produzem uma representação da realidade;

 II - podem revelar aspectos da realidade para os quais o olho humano não está capacitado a apreender;

III - tanto influenciam como são influenciados pelas outras linguagens artísticas, como a pintura e o teatro;

 IV - não podem ser considerados como formas de arte por pertencerem à indústria cultural.

Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    I, III e IV;

  • C.

    II, III e IV;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    I e II.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...