Lista completa de Questões de Artes do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No período denominado pré-histórico são encontrados desenhos, pinturas e relevos realizados em rochas: a chamada arte rupestre. Quanto a este tipo de manifestação artística, pode-se afirmar que:
tem o mesmo significado que o grafismo infantil;
é praticada pelas populações indígenas brasileiras atuais;
é naturalista, com predomínio da representação de vegetais;
está presente em extensas áreas do Brasil;
é inexistente o elemento visual cor.
Associe as duas colunas, numerando os parênteses:
(1) elementos fundamentais que consubstanciam o espetáculo;
(2) elementos que efetivam a idéia de efemeridade do espetáculo;
(3) purgação das emoções pela tragédia;
(4) mistérios e moralidades;
(5) teatro épico e teatro da espontaneidade.
( ) teatro medieval
( ) Aristóteles quando se refere a catarse
( ) ator, texto e público
( ) Brecht e Moreno
( ) signos corporais, gestuais, visuais, plásticos, sonoros
A alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo é:
4, 3, 5, 2, 1;
1, 3, 5, 4, 2;
4, 3, 1, 5, 2;
1, 4, 2, 5, 3;
5, 4, 1, 3, 2.
A pedagogia teatral criada na década de 60, inspirada na estética brechtiana e na pedagogia libertadora de Paulo Freire, foi denominada:
teatro do oprimido;
método de Stanislawski;
método de Spolin;
teatro de sombras;
teatro contemporâneo.
O jogo teatral é:
procedimento lúdico sem regras explícitas;
anterior ao jogo dramático;
igual ao faz-de -conta;
posterior ao jogo dramático;
desvinculado da platéia.
Dentre as alternativas abaixo, a que se refere à improvisação teatral é:
exclusiva para o teatro profissional;
princípio metodológico comum às diferentes abordagens do teatro / educação;
referência indispensável para os figurinistas;
metodologia que já caiu em desuso;
metodologia recente para a formação do ator.
O estudo sobre a emergência da função simbólica na criança, e que contribuiu para o reconhecimento da importância do jogo dramático e da linguagem teatral, foi desenvolvido por:
Ingrid Koudela;
Viola Spolin;
Herbert Read;
Peter Slade;
Jean Piaget.
"Não existe motivo algum que justifique o uso de música medíocre na educação. Um material musical de proveniência duvidosa pode fazer fracassar um correto trabalho pedagógico, realizado com métodos intocáveis. Tratemos, pois, de oferecer às crianças, música da melhor qualidade" (Gainza, 1963). Essa afirmação se justifica:
porque somente a "boa música" é digna de ser divulgada em sala de aula;
porque a música de má qualidade não trabalha o ritmo e nem a afinação dos alunos;
pela idéia da música como forma de comunicação e, portanto, capaz de intervir na emoção dos alunos;
porque a "boa música" melhora o dom musical dos alunos;
pela idéia da música como "ordem matemática" e, portanto, imprescindível ao desenvolvimento do raciocínio do aluno.
No estudo da forma musical, as cadências são consideradas:
uma progressão de quatro acordes;
"pontos de descanso", um tipo de pontuação musical que sinaliza os finais de frases;
a "levada" de uma música, seu ritmo acentuado;
o mesmo que melodia;
um "conjunto" de quatro compassos.
O timbre, considerado a "cor" do som, é constituído pelos seguintes elementos:
combinação de seus harmônicos, forma da nota ouvida e sua ressonância;
apenas pela combinação de seus harmônicos;
forma da nota ouvida e sua ressonância;
o grave e agudo do som;
madeira, sopro, cordas e percussão.
Todas as palavras guardam um ritmo na sua pronúncia. Quando compomos, aproveitamos este ritmo. Observe estas palavras: mãe, príncipe, pneuma, fala. Escolha o ritmo que melhor reproduz seu som falado, em notação musical:
semínima com dois pontos, semicolcheia e colcheia / semínima pontuada e duas semicolcheias / semicolcheia, semínima, colcheia pontuada (e acentuada) e fusa / mínima e semínima;
duas mínimas (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia / semínima pontuada (e acentuada) e duas semicolcheias / fusa, colcheia com dois pontos, semínima e semicolcheia / duas semínimas (sendo a primeira acentuada);
mínima e semínima (acentuada) / colcheia com dois pontos, semínima e duas fusas (sendo a primeira acentuada) / semicolcheia, colcheia pontuada (e acentuada) ; duas mínimas (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia.
semínima pontuada, fusa e colcheia / colcheia, semicolcheia (acentuada), semínima e fusa / quatro semicolcheias (sendo a primeira acentuada) / mínima e semínima;
semínima com dois pontos e semicolcheia / duas semicolcheias (sendo a primeira acentuada) e uma colcheia / semicolcheia, colcheia pontuada (e acentuada) e semicolcheia / duas semínimas (sendo a primeira acentuada).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...