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O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:
atividade
livre-expressão
área do conhecimento
articulação de conceitos
A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:
histórico-crítica
libertadora
tradicional
nova
Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:
saber produzir imagens visuais com singularidade e criatividade
saber produzir imagens visuais e refletir, estética e artisticamente, sobre elas
reconhecer as características dos diferentes estilos de época nas imagens visuais
dominar técnica e artisticamente os materiais utilizados na produção de imagens visuais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:
os elementos básicos das formas artísticas; os modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte
os elementos formais e técnicos dos códigos, os conceitos e categorias ligados aos padrões estéticos eruditos
a sensibilização, a experimentação e a livre expressão artística para o desenvolvimento do potencial criador
Além dos conteúdos formais, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem conteúdos relativos a valores, normas e atitudes. Nessa perspectiva, é fundamental que o aluno:
utilize, como referência para sua criação pessoal, obras de arte consagradas pela história
reconheça a concentração e a solidão como atitudes inerentes ao processo de criação artística
desenvolva atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais
valorize o comportamento contemplativo como atitude necessária à apreciação significativa da obra de arte
Miriam Celeste Martins, quando diz que "...cor não existe para ser fria ou quente, primária ou secundária, mas para expressar estados da alma, para construir sutis mutações ou explodir com a sua materialidade...Linha não existe para ser sinuosa, reta ou quebrada, mas para expressar tensão, fluência, devaneio, rigor." , torna claro que, no ensino das artes visuais, a técnica além de ser experimentada, existe também para:
avaliar a compreensão dos conteúdos básicos da linguagem visual
demonstrar a habilidade do aluno no manejo da linguagem visual
sustentar e dar corpo às idéias que se desvelam pela linguagem visual
exercitar o contato com os elementos que compõem a linguagem visual
Miriam Celeste diz: "A velocidade e superficialidade à qual o nosso olhar é exposto no cotidiano pede, de certa forma, o aprendizado de um olhar em outro ritmo e profundidade."
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento desse "outro olhar", mais atento e crítico. É necessário, portanto, que o professor possibilite aos alunos a prática:
de diferentes técnicas de composição visual, através de exercícios de fixação
do pensamento visual tornado visível, materializado, através da forma e da matéria
do comportamento disciplinado, como pressuposto indispensável ao aprendizado do olhar
de atividades que permitam o reconhecimento dos conteúdos específicos da linguagem visual
Uma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha.
O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize:
o saber artístico sistematizado do aluno
os conceitos trabalhados na série anterior
as experiências dos alunos com a natureza e culturas
a seqüência dos conteúdos a serem trabalhados naquela série
Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari afirmam: "Brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamento a respeito do mundo, das coisas e das pessoas". Assim, a atividade lúdica é uma opção metodológica fundamental nas aulas de arte. Segundo Vygotsky, na infância, a ação de brincar é fundamental, porque:
possibilita atividades prazerosas e criativas
cria uma zona de desenvolvimento proximal
controla a agitação que caracteriza essa fase de desenvolvimento
desenvolve a coordenação motora indispensável à construção da escrita
"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..."
Marilena Chauí
Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como:
problema que deve ser cuidadosamente trabalhado pelo professor
recurso metodológico para trabalhar a arte popular e o folclore
recurso e força para a educação, em vez de um problema
aspecto da formação do povo brasileiro
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