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Brincadeira, experimentação e vivência são as relações da criança com o desenho que muitas vezes, são indecifráveis. Esses desenhos correspondem a:
desenvolvimento de habilidades manuais
gestos com a finalidade de expor seus pensamentos
dinamismo e flexibilidade desconectados do universo interno
atividade intensa do imaginário, numa conjunção de olho, mão e cérebro
Ao se observarem quadros modernos, tem-se a certeza de que os artistas possuem conhecimentos suficientes para desenhar "corretamente", embora possam ser encontradas falhas na exatidão da figura. O artista teria suas razões de fazer mudanças naquilo que viu. Para condenar o seu trabalho, é preciso ter o entendimento de suas reais intenções.
Observe esses dois trabalhos de Pablo Picasso.
Ao pintar o Galo Novo, Picasso pensou em:
buscar uma nova forma de representação
fazer a figura além de uma mera reprodução da aparência física
criar com rapidez, sem levar dias, meses ou até anos para ficar igual ao real
organizar o plano com traços rápidos e compor o fundo com manchas de forma irreal
Além de ter criado a ilusão de profundidade numa superfície lisa, Giotto di Bondone tem grande importância pelo método utilizado, que se caracteriza por:
exposição de inexpressivas figuras, sem posicionamentos estratégicos
colocação de sombreados fortes, criando uma massa de volume dramática
apresentação das figuras que representavam uma cena como num palco
substituição da escrita pela imagem
A Igreja Católica descobriu, no final do século XVII e no século XVIII, que a arte poderia servir para persuadir e converter. Convocaram-se artistas para grandiosas construções. Nesse período, os arquitetos usavam:
pilares e ornamentações baseados em relações matemáticas pré-estabelecidas
abóbadas trabalhadas com traçados de nervuras, com delgados pilares
colunas e frontões gregos e internamente um salão retangular
curvas e espirais, com excesso de ornamentação e movimento
Podemos identificar na Ilha de Marajó, cinco fases arqueológicas. A quarta fase é a "marajoara" cuja produção de cerâmica apresenta vasos com interessantes criações, que servem para:
uso doméstico, sendo feitos de forma simples, e funerário, com decoração mais elaborada
ornamentação, apresentando desenhos de figuras humanas na parte superior
preparo de alimentos, com trabalhos de incisão formando desenhos
rituais funerários, com simples decoração em alto relevo
Os trabalhos abaixo são obras de alguns "artistas primitivos".
O movimento modernista tornou possível o reconhecimento desses artistas, que possuem como características:
utilização de material sofisticado e execução de forma simples
valorização de aspectos da localidade e aprofundamento de estudos
criação de recursos e técnicas próprias e, na maioria dos casos, autodidatismo
perpetuação do trabalho através de gerações e aplicação de técnicas elaboradas
Observe o quadro abaixo:
Trata-se da "A carroça de feno" pintada em 1821, por John Constable, pintor naturalista.
A preferência por paisagens, comum entre naturalistas, deveu-se, principalmente, a:
revolução industrial que destruiu a tradição dos objetos feitos a mão
construção de prédios civis porque a igreja católica estava bem difundida
transformação do estudo nas academias porque difundiram o gosto pela paisagem
imposição do mercado, devido ao movimento da Reforma, que lutou contra as imagens
Lúcio Costa, chefe da equipe do projeto de construção da sede do Ministério de Educação e Saúde, convidou Le Corbusier a dar um parecer sobre o projeto. Essa contribuição acabou influenciando a arquitetura do edifício, também conhecido por Palácio Capanema.
A importância do trabalho de Le Corbusier está relacionada à:
concepção do espaço contínuo que interliga a arquitetura com que a circunda
eliminação de qualquer "retórica" da construção, quer seja tradicional ou moderna
revolução contra uma cultura envelhecida, imunizando qualquer corrupção e impureza
negativa da existência de uma relação entre a arte e a história, sem carregar o peso dos longos anos de arte
Lúcio Fontana modela grandes esferas e as fragmenta. Ao pintar, espalha tinta na tela e dá cortes na superfície. Esses gestos significam:
fortalecimento de uma forma artística
relação do espaço da ciência com o senso comum
destruição da simulação espacial própria à escultura e pintura
retomada dos aspectos já realizados no início do modernismo
"Combine-paintings" é o nome dado por um artista para as suas pinturas, em que são reutilizados materiais, numa combinação de objetos reais, como cadeiras, pneus de carro, animais empalhados, fotografias, reproduções de obras de arte e muitas outras coisas. É, sem dúvida, uma provocação para uma sociedade que só conhece o presente e despreza o passado. O artista que desenvolve esse tipo de trabalho é:
Victor Vasarely
Kenneth Noland
Georges Mathieu
Robert Rauchenberg
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