Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:
O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.
Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.
O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.
A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos.
Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos do ensino da dança no currículo escolar é motivar os alunos a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.
Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações e ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral.
A relação CORRETA é1C; 2D; 3A; 4F; 5B; 6E; 7G.
1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.
1F; 2C; 3G; 4A; 5B; 6E; 7D.
1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.
1C; 2A; 3E; 4D; 5B; 6F; 7G.
"A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. Sobre o palco, atores fazem exatamente aquilo que fazemos na vida cotidiana, a toda hora e em todo lugar. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como todos nós em nossas vidas no corriqueiro dia-a dia. A única diferença entre nós e eles consiste em que os atores são conscientes de estar usando essa linguagem, tornando-se, com isso, mais aptos a utilizá-la. Os não- atores, ao contrário, ignoram estar fazendo teatro, falando teatro, isto é, usando a linguagem teatral". (BOAL, AUGUSTO: 2000)
Assinale a alternativa que não corresponde à acepção do autor em relação ao teatro do oprimido.
Nem todos os seres humanos são atores, mas todos são espectadores, porque observam. O teatro do oprimido é uma forma de prepará-los para serem espectadores
A proposta de Boal é um sistema de exercícios (monólogos corporais), jogos (diálogos corporais), técnicas de teatro imagem e técnicas de ensaio que podem ser utilizadas por atores (os que fazem da arte da interpretação seu ofício), como os não atores (isto é, todos).
Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores!
Teatro é algo que existe dentro do ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã para milhares de espectadores. Em qualquer lugar...até mesmo dentro dos teatros
O objetivo dos jogos teatrais é desenvolver em todos a capacidade de se expressarem através do teatro.
No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.
A introdução do teatro e das outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe a discussão a respeito do papel do ensino das artes para a formação das novas gerações.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens com relação à leitura da obra de arte.
Tanto na música como no teatro, a realização da obra está indivisivelmente ligada à decifração de uma escrita simbólica, como no caso da partitura, ou na apresentação de uma obra ao público.
"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."
(Israel Pedrosa, 1980)
De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.
"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."
(Israel Pedrosa, 1980).
Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).
Assinale a alternativa CORRETA.
1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F
1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.
1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.
1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.
1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.
PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.
A criação, a leitura da obra e a contextualização.
O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico
O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra
Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.
O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.
São estruturas elementares da composição:
a forma, a linha e o suporte.
o ritmo, equilíbrio e simetria
as tintas, a ordem estética e a unidade na composição.
a simetria, a forma e o equilíbrio
a hierarquia estética, a simetria e os valores cromáticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...