Questões de Artes do ano 2008

Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O fazer artístico, a análise de obras artísticas e a história da arte são os três componentes da proposta triangular, que se inter-relacionam. Sobre esses componentes, pode-se afirmar que o (a)

  • A. fazer artístico é o aspecto mais valorizado.
  • B. análise da obra diz respeito à leitura estética da obra.
  • C. fazer contextualizado é a produção na forma de uma linguagem artística.
  • D. história da arte tem como objetivo identificar o artista, sua época e seu estilo.

A partir do texto apresentado e com relação à arte e à criatividade em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma proposta de trabalho clara apresentada pelo professor favorece o processo criativo dos alunos.

  • B.

    As propostas a serem apresentadas aos alunos devem ser suficientemente desafiadoras e, para serem mais motivadoras, devem contemplar conteúdo previsto para alunos de faixa etária mais elevada.

  • C.

    Durante o processo criativo do aluno, o professor deve interferir com o objetivo de guiar, de acordo com o seu gosto pessoal, o trabalho do aluno.

  • D.

    Na sala de aula, apenas o professor deve manifestar suas experiências, cabendo aos alunos aceitá-las de forma passiva, sem interferências, de forma a ser seguida uma estrutura hierárquica neutra.

Ainda a partir do texto e no que se refere a arte, criatividade e imaginação, assinale a opção correta.

  • A.

    No ato criador do aluno, os elementos colocados em cena devem ser desconhecidos por ele, objetivando-se a reconstrução da forma.

  • B.

    O aluno, quando imagina, utiliza sua capacidade de construir imagens mentais e, quando produz a imagem, utiliza uma linguagem como suporte.

  • C.

    Na construção de uma forma tridimensional, é dispensável que o aluno tenha conhecimento acerca de como manipular o material que será utilizado.

  • D.

    Ao se desenvolver uma atividade criativa com o aluno, devese solicitar-lhe, preferencialmente, que explore temas fora de sua realidade social e cultural.

A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação e estimula a criatividade por meio da análise e do estudo da cultura e das obras de valor. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A escola deve, na educação artística, limitar-se a desenvolver, tecnicamente, a mente dos jovens para a vida profissional, oferecendo-lhes uma visão unilateral da vida.

  • B.

    A primeira fase do ensino da técnica musical deve contemplar a sensibilização por meio de jogos e da audição da música popular, excluindo-se a música erudita.

  • C.

    Uma pintura mural da Pré-história deve ser apreciada, dentro de seu contexto ambiental, com o mesmo respeito com que se aprecia um afresco da Capela Sistina, elaborado na Renascença.

  • D.

    O professor deve iniciar as atividades de dança expondo as técnicas para, depois, de forma gradual, tornar o processo espontâneo.

A partir do texto acima, assinale a opção correta, com relação à presença da imagem em sala de aula.

  • A.

    A utilização de imagens como modelo para produção de arte era aceita, sem preconceito, até meados do século XIX.

  • B.

    A forma como as crianças eram educadas na escola ao final do século XIX preparava-nas para a vida futura respeitando a livre expressão.

  • C.

    O professor de arte que protege a criança do contato com as imagens preserva a ingenuidade expressiva da criança.

  • D.

    A intervenção do professor e o incentivo à imitação de modelos foram considerados, durante os anos do Modernismo, como respeito à natureza da criança.

Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.

  • B.

    A leitura de uma obra de arte em sala de aula só se processa no diálogo entre o professor e o aluno, em que predominará a leitura dessa obra pelo professor.

  • C.

    Na leitura e apreciação de uma obra de arte, o aluno passa a compreendê-la e, conseqüentemente, a interpretá-la.

  • D.

    Compreender uma obra de arte implica olhar essa obra de forma simplista para encontrar uma maneira de desvendar a complexidade da arte.

Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.

  • A.

    Na relação imagem-leitor, o aluno gradativamente aceita que na leitura da imagem terá apenas uma interpretação válida.

  • B.

    O leitor (aluno) é a pessoa que intencionalmente busca a compreensão da imagem, valorizando o papel do artista.

  • C.

    A relação imagem-mundo é estabelecida quando o leitor (aluno) considera o mundo (tema) como algo sempre fora da realidade.

  • D.

    O artista (ou produtor) é o responsável em dar significado à obra ao lê-la de acordo com a sua subjetividade.

De acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta.

  • A.

    O desenvolvimento intuitivo da criança ocorre à maneira de um jogo em que o real e o imaginário funcionam separadamente.

  • B.

    Ao imaginar ou ao criar suas primeiras ficções, a criança prepara-se para dialogar, constrói um pensamento lógicoverbal preciso constituído em sua cultura.

  • C.

    O mito tecnológico, representado pelos heróis e personagens comerciais, exerce pouca influência na formação das imagens cada vez mais complexas e singulares, pela criança.

  • D.

    Para a criança as imagens e as palavras não são simples símbolos no sentido comum, provocam, sem limitação conceitual, todo o imaginário, como uma pedra que, ao ser lançada à água, desenha círculos.

Quanto aos fatores que interagem no processo de ensino das artes visuais, assinale a opção correta.

  • A.

    O contexto em que o aluno vive influencia seus interesses e limita suas escolhas, sendo a sala de aula o lugar onde certas carências culturais podem ser sanadas.

  • B.

    A tarefa do professor é estimular seu aluno a ser autônomo em seus projetos de arte, agindo apenas racionalmente em detrimento da criatividade.

  • C.

    O ensino das artes acontece dentro do contexto histórico, sendo, portanto, alguns conteúdos verdades eternas no mundo do conhecimento.

  • D.

    O ensino das artes acontece dentro do contexto histórico, sendo, portanto, alguns conteúdos verdades eternas no mundo do conhecimento.

Em alguns casos, no ensino das artes visuais, os resultados positivos e negativos são muitas vezes conseqüências da utilização pelo aluno de mecanismos de defesa contra o que o professor lhe pretende impor. Com relação a esse assunto e ao ensino das artes visuais, assinale a opção correta.

  • A.

    Um clima permissivo e compreensivo em sala de aula restringe o sentimento de liberdade e a criatividade do aluno.

  • B.

    A espontaneidade existe de forma latente em uma pessoa, surge pela ação simples da vontade cognitiva.

  • C.

    O conceito de liberdade no ensino das artes refere-se fundamentalmente à criação de um clima de aceitação, de tolerância e de abertura às iniciativas do aluno.

  • D.

    No ensino das artes visuais, o professor deve direcionar a atividade artística passando instruções técnicas vagas, deixando o aluno livre para ultrapassar seus limites de autosuficiência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...