Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à visita a museus, atividade que permite aproximar a arte dos alunos, e ao papel educativo dos museus de arte, assinale a opção correta.
Em um museu, a apreciação das obras de arte pelos alunos é um dom nato, e essa experiência faz parte da formação cultural de cada um deles.
A visita a exposições de arte é uma das formas de educação estética, de educação visual e formação dos alunos.
O espaço físico dos museus no Brasil, em geral, é imponente e intimidador e cada vez mais um ambiente de educação formal e sem emoção.
Nas visitas dos alunos aos museus de arte, o educador deve deixar que os objetos expostos falem por si, dispensando explicações, pois cabe ao aluno desvendar o mistério do objeto observado.
Assinale a opção correta com relação a fatores ou elementos básicos do movimento formulados por Laban, tendo como referência o texto apresentado.
Os movimentos forte e pesado tendem a atuar em um mesmo sentido: para cima. Sua compensação é dada pelo uso de suas qualidades opostas: fraco e leve, para baixo.
A fluência é o único fator do movimento que não é matematicamente representável nem mensurável.
O espaço pessoal, ou kinesfera, é o espaço que nos cerca e que pode ser alcançado por meio da extensão dos membros, com o deslocamento horizontal e vertical
A vivência humana no espaço é classificada nos níveis rasteiro, cotidiano e elevado.
Lev Vygotsky (1896-1934) considera que existem duas modalidades de impulsos na conduta humana: o impulso reprodutor e o impulso criador ou combinador; o primeiro está relacionado à memória e o segundo, à criatividade. Assinale a opção correta acerca da atividade criadora no ensino das artes cênicas.
O faz-de-conta infantil tem grande relevância para o desenvolvimento cultural do sujeito na educação infantil e não há necessidade alguma de se trabalhar a linguagem teatral nesse nível.
Segundo Vygotsky, no faz-de-conta infantil e nas representações cênicas, o sujeito age de forma controlada e sentida e domina a sua maneira de sentir um sentimento de modo correlato.
O sentimento estético e o sentimento lúdico são mantidos sobretudo pela memória e menos pela imaginação.
A criação artística aprofunda e flexibiliza a vida afetiva do sujeito, despertando nele, além de autonomia, o individualismo.
Assinale a opção correta acerca de aspectos relevantes da Antiginástica.
O corpo humano é a única realidade perceptível e opõe-se à inteligência, ao sentimento e à alma.
Na vida adulta, o homem deve se conformar com seu corpo, mesmo que algo lhe pareça estranho, pois, na vida adulta, não há mais tempo para realizar mudanças corporais.
O corpo é considerado a primeira casa do ser humano e com autonomia deve-se habitá-la e encontrar vitalidade e saúde que lhe são próprios.
A Antiginástica propõe exercícios que não embrutecem, mas desenvolvem a inteligência muscular, estimulando a perspicácia de quem os pratica com a finalidade de os distanciar de seus corpos.
promover o estudo e a percepção de cores e formas geométricas.
aprimorar a habilidade de recorte e colagem de papel.
comparar as diferenças entre as culturas do Japão e do Brasil.
identificar os alunos que têm mais facilidade para trabalhar com o papel.
As atividades de expressão desenvolvidas em sala de aula são interdisciplinares, relacionando elementos dramáticos, musicais e plásticos. No que se refere à realização de uma atividade de expressão, assinale a opção correta.
Considerando-se que, por meio da expressão coletiva, o aluno adquire uma dimensão social, todas as atividades de expressão devem ser realizadas em grupo.
Em uma atividade dramática proposta pelo professor, todos os alunos devem atuar.
As atividades de expressão devem visar à formação de artistas profissionais.
As atividades de expressão devem inscrever-se em um contexto de fantasia, distanciando-se da realidade social do aluno.
Na época da colonização, os jesuítas foram os grandes propagadores dos estilos arquitetônicos europeus. Agindo como professores, ensinaram técnicas e estilos. Alguns estilos sofreram adaptações regionais, tanto no Norte quanto na região leste do Brasil, como, por exemplo, o estilo barroco
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das danças e festas regionais e locais, assinale a opção correta.
A Roda de São Gonçalo é uma dança religiosa conhecida em todo o estado do Piauí e faz parte do novenário em homenagem ao santo violeiro.
Na dança denominada Cavalo Piancó, várias pessoas participam, em uma roda, com uma coreografia que varia do apressado ao moderado.
Na Dança Portuguesa, as moças e os rapazes executam um bailado vestidos com trajes típicos da região Nordeste.
No Terno de Reis, que é apresentado no ciclo natalino, a música é executada por três grandes tambores feitos de tronco de árvore oca.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação aos elementos visuais — o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento — que constituem a substância básica daquilo que vemos, assinale a opção correta.
A linha define figuras e formas, é estática e incapaz de sugerir movimento e ritmo ou comunicar sentimentos.
Cada tipo de textura pode provocar um tipo de sensação, mas o uso de diferentes texturas em uma obra resulta em monotonia.
As formas básicas são figuras planas e simples que, por terem dois lados idênticos, são chamadas de assimétricas.
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.
Artes - Elementos da linguagem visual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos elementos básicos da linguagem visual - o ponto, a linha e o plano -, assinale a opção correta.
As linhas definem as figuras e as formas, mas não, a textura.
Quando os pontos são multiplicados, seu poder de expressão e de comunicação é reduzido, pois a quantidade influencia na comunicação de sensações.
O plano pode ser uma forma geométrica ou qualquer porção bidimensional determinada por uma cor, uma textura ou um contorno.
A linha é uma das maneiras mais complexas de expressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...