Questões de Artes do ano 2008

Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à visita a museus, atividade que permite aproximar a arte dos alunos, e ao papel educativo dos museus de arte, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um museu, a apreciação das obras de arte pelos alunos é um dom nato, e essa experiência faz parte da formação cultural de cada um deles.

  • B.

    A visita a exposições de arte é uma das formas de educação estética, de educação visual e formação dos alunos.

  • C.

    O espaço físico dos museus no Brasil, em geral, é imponente e intimidador e cada vez mais um ambiente de educação formal e sem emoção.

  • D.

    Nas visitas dos alunos aos museus de arte, o educador deve deixar que os objetos expostos falem por si, dispensando explicações, pois cabe ao aluno desvendar o mistério do objeto observado.

Assinale a opção correta com relação a fatores ou elementos básicos do movimento formulados por Laban, tendo como referência o texto apresentado.

  • A.

    Os movimentos forte e pesado tendem a atuar em um mesmo sentido: para cima. Sua compensação é dada pelo uso de suas qualidades opostas: fraco e leve, para baixo.

  • B.

    A fluência é o único fator do movimento que não é matematicamente representável nem mensurável.

  • C.

    O espaço pessoal, ou kinesfera, é o espaço que nos cerca e que pode ser alcançado por meio da extensão dos membros, com o deslocamento horizontal e vertical

  • D.

    A vivência humana no espaço é classificada nos níveis rasteiro, cotidiano e elevado.

Lev Vygotsky (1896-1934) considera que existem duas modalidades de impulsos na conduta humana: o impulso reprodutor e o impulso criador ou combinador; o primeiro está relacionado à memória e o segundo, à criatividade. Assinale a opção correta acerca da atividade criadora no ensino das artes cênicas.

  • A.

    O faz-de-conta infantil tem grande relevância para o desenvolvimento cultural do sujeito na educação infantil e não há necessidade alguma de se trabalhar a linguagem teatral nesse nível.

  • B.

    Segundo Vygotsky, no faz-de-conta infantil e nas representações cênicas, o sujeito age de forma controlada e sentida e domina a sua maneira de sentir um sentimento de modo correlato.

  • C.

    O sentimento estético e o sentimento lúdico são mantidos sobretudo pela memória e menos pela imaginação.

  • D.

    A criação artística aprofunda e flexibiliza a vida afetiva do sujeito, despertando nele, além de autonomia, o individualismo.

Assinale a opção correta acerca de aspectos relevantes da Antiginástica.

  • A.

    O corpo humano é a única realidade perceptível e opõe-se à inteligência, ao sentimento e à alma.

  • B.

    Na vida adulta, o homem deve se conformar com seu corpo, mesmo que algo lhe pareça estranho, pois, na vida adulta, não há mais tempo para realizar mudanças corporais.

  • C.

    O corpo é considerado a primeira casa do ser humano e com autonomia deve-se habitá-la e encontrar vitalidade e saúde que lhe são próprios.

  • D.

    A Antiginástica propõe exercícios que não embrutecem, mas desenvolvem a inteligência muscular, estimulando a perspicácia de quem os pratica com a finalidade de os distanciar de seus corpos.

  • A.

    promover o estudo e a percepção de cores e formas geométricas.

  • B.

    aprimorar a habilidade de recorte e colagem de papel.

  • C.

    comparar as diferenças entre as culturas do Japão e do Brasil.

  • D.

    identificar os alunos que têm mais facilidade para trabalhar com o papel.

As atividades de expressão desenvolvidas em sala de aula são interdisciplinares, relacionando elementos dramáticos, musicais e plásticos. No que se refere à realização de uma atividade de expressão, assinale a opção correta.

  • A.

    Considerando-se que, por meio da expressão coletiva, o aluno adquire uma dimensão social, todas as atividades de expressão devem ser realizadas em grupo.

  • B.

    Em uma atividade dramática proposta pelo professor, todos os alunos devem atuar.

  • C.

    As atividades de expressão devem visar à formação de artistas profissionais.

  • D.

    As atividades de expressão devem inscrever-se em um contexto de fantasia, distanciando-se da realidade social do aluno.

Na época da colonização, os jesuítas foram os grandes propagadores dos estilos arquitetônicos europeus. Agindo como professores, ensinaram técnicas e estilos. Alguns estilos sofreram adaptações regionais, tanto no Norte quanto na região leste do Brasil, como, por exemplo, o estilo barroco

  • A. lusitano e o barroco alemão.
  • B. tardio e o barroco do Convento dos Mercedários.
  • C. mineiro e o barroco tardio.
  • D. manuelino e o barroco de Antonio Landi.

A respeito das danças e festas regionais e locais, assinale a opção correta.

  • A.

    A Roda de São Gonçalo é uma dança religiosa conhecida em todo o estado do Piauí e faz parte do novenário em homenagem ao santo violeiro.

  • B.

    Na dança denominada Cavalo Piancó, várias pessoas participam, em uma roda, com uma coreografia que varia do apressado ao moderado.

  • C.

    Na Dança Portuguesa, as moças e os rapazes executam um bailado vestidos com trajes típicos da região Nordeste.

  • D.

    No Terno de Reis, que é apresentado no ciclo natalino, a música é executada por três grandes tambores feitos de tronco de árvore oca.

Em relação aos elementos visuais — o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento — que constituem a substância básica daquilo que vemos, assinale a opção correta.

  • A.

    A linha define figuras e formas, é estática e incapaz de sugerir movimento e ritmo ou comunicar sentimentos.

  • B.

    Cada tipo de textura pode provocar um tipo de sensação, mas o uso de diferentes texturas em uma obra resulta em monotonia.

  • C.

    As formas básicas são figuras planas e simples que, por terem dois lados idênticos, são chamadas de assimétricas.

  • D.

    O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.

Com relação aos elementos básicos da linguagem visual - o ponto, a linha e o plano -, assinale a opção correta.

  • A.

    As linhas definem as figuras e as formas, mas não, a textura.

  • B.

    Quando os pontos são multiplicados, seu poder de expressão e de comunicação é reduzido, pois a quantidade influencia na comunicação de sensações.

  • C.

    O plano pode ser uma forma geométrica ou qualquer porção bidimensional determinada por uma cor, uma textura ou um contorno.

  • D.

    A linha é uma das maneiras mais complexas de expressão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...